Download PDF

O futuro da mobilidade em geral e eléctrica em particular, nunca mais será o mesmo. O estilo da Vespa em harmonia com o meio ambiente, coloca a marca na vanguarda e confirma o pioneirismo no mercado. Ícone contemporâneo da tecnologia italiana no mundo, a Vespa Elettrica – a versão ‘verde’ da icónica “scooter” do Grupo Piaggio – é sinónimo de conectividade, acessibilidade e silêncio. Com uma condução fácil, ágil e agradável (mesmo em velocidades mais baixas e em tráfego urbano congestionado), em silêncio absoluto e com total ausência de vibrações, a Vespa Elettrica promete minimizar a poluição atmosférica e acústica, tornando as cidades menos caóticas e mais habitáveis.

Com uma potência máxima de 4 kW e um desempenho dinâmico típico de motores eléctricos, a performance da Vespa Elettrica supera a das tradicionais “scooters” de 50 cc, particularmente no que diz respeito à aceleração. A moderna bateria de lítio com sistema de recuperação de energia (que recarrega durante a desaceleração) garante uma autonomia de até 100 km (quer em estrada como em ambiente urbano).  A recarga do veículo, completa em 04 horas, é feita através do cabo (localizado no compartimento por baixo do banco), numa tomada eléctrica tradicional ou num posto de recarga público.

 

A Vespa Elletrica disponibiliza três modos de utilização: Eco, Power e Reverse

A inovadora bateria da Vespa Elettrica, garante uma eficiência de excelência de até 1.000 ciclos de carga completos, ou seja, entre 50.000 a 70.000 km (equivalente a, aproximadamente, 10 anos de utilização do veículo em ambiente urbano). Mesmo após os 1.000 ciclos de carregamento, a bateria mantém 80% da sua capacidade, continuando a ser perfeitamente utilizável. Localizada sob o banco, a bateria compacta não compromete a funcionalidade do compartimento de arrumos, que garante espaço para um capacete Jet. O sistema “Ride by Wire” permite o controlo da potência do motor. Ao pressionar o botão “Riding Mode”, no lado direito do guiador, quem conduz escolhe o modo ECO (< 30 km/h, aceleração mais gradual, economia de energia e prolongar a vida útil da bateria) ou POWER (modo de condução que explora completamente a potência do motor). Durante as manobras, o condutor pode ainda utilizar o modo Reverse.  A nova versão da Plataforma Multimédia da Vespa (que liga o smartphone ao veículo) permite a gestão de recursos na interface incorporada no painel de instrumentos digital, com ecrã TFT a cores de 4,3″. Velocidade, modo de condução, alcance residual em km, nível de carga da bateria (%), qualidade de condução ecológica e nível de energia (utilizado ou recuperado durante a viagem) são algumas das informações exibidas no visor TFT que, aquando da conexão do smartphone via Bluetooth, permite também a visualização de notificações de chamadas recebidas e mensagens. O sistema permite ainda, através dos botões do guiador, atender chamadas ou reproduzir músicas da sua própria lista de preferências. A Vespa Elettrica tem um preço de venda ao público recomendado de € 6.790.  Em Abril, a versão equivalente a um motociclo de 125 cc vai estar também disponível na rede de concessionários Vespa Elettrica, por um preço de venda ao público recomendado de   € 6.990.  Aos valores mencionados acresce despesas de documentação devidas ao Estado.