Melhor booster de arranque

Melhor booster de arranque

Pode acontecer que entre no carro para ir trabalhar, ou que esteja numa viagem ou excursão longe da cidade e a bateria do carro esteja descarregada. Não é necessário que a bateria esteja velha ou em mau estado, pode acontecer depois de uma noite fria ou se tivermos deixado, por exemplo, as luzes acesas ou se tivermos deixado ligado qualquer acessório que descarregue a bateria.

Antigamente, era necessário pedir assistência na estrada, encontrar outro condutor e ter cabos de arranque ou empurrar o carro para o ligar (impossível num carro automático).

Os booster de arranque, ou arrancadores para bateria são a forma mais fácil de arrancar um carro com uma bateria descarregada, pois podem arrancar o carro sem depender de ninguém ou de nada e são mais práticos, portáteis, mais leves e mais baratos do que eram há alguns anos atrás, graças às baterias de lítio.

Os boosters arranque de automóveis já existem há muito tempo, mas eram grandes e ineficientes e dependiam de baterias de chumbo. Embora estes tipos de boosters de arranque para automóveis ainda existam, os novos boosters são mais parecidos com os powerbanks para dispositivos móveis, mas com mais vitaminas.

Porque é que a bateria do carro descarrega?

Existem múltiplas causas, mas as causas mais comuns para ter de utilizar o arrancador de bateria são:

  • O carro tem estado parado há algum tempo
  • Degradação da bateria. Exaustão da vida útil
  • Falha do alternador
  • Ambiente frio, o pior inimigo das pilhas
  • Luzes, rádios, acessórios ligados por engano ou utilização demasiado longa com o motor desligado.

Para que serve um jump starter?

Quando a bateria do seu carro é descarregada, o booster fornece energia suficiente para ligar o carro. Pode então começar a conduzir e o alternador do carro começará a carregar a bateria enquanto se conduz.

Tipos de carros de arranque

Existem dois tipos de arranque de carros com base no tipo de bateria interna:

  • Arrancadores de carros com baterias de lítio
  • Arrancadores de automóveis com baterias de chumbo-ácido


Qual é melhor, um booster de lítio ou um booster de chumbo-ácido?

Qual é melhor, um booster de lítio ou um booster de chumbo-ácido


Algumas pessoas pensam que os arrancadores de carro de chumbo-ácido são mais robustos e fiáveis, devido ao facto de já existirem há muito tempo e serem marcas boas e bem conhecidas, mas a tecnologia do lítio percorreu realmente um longo caminho.

As baterias de lítio podem ter uma capacidade muito superior em menos de metade do espaço de uma bateria de chumbo-ácido. Os modelos de chumbo-ácido são normalmente bastante volumosos e pesam entre 15 e 20 kg. Um arranque de lítio pesa cerca de 1 kg, embora modelos maiores possam atingir quase 5 kg. Mesmo assim, são geralmente suficientemente pequenas para serem transportadas no porta-luvas, em vez de estarem no porta-bagagens.

Tal como os powerbanks, os arrancadores de lítio são recarregáveis através de portas USB e podem ser adquiridas a partir de 50 euros, embora os modelos mais potentes sejam naturalmente mais caros.

O lítio também mantém a carga por muito mais tempo . Atualmente, as baterias de lítio mantêm sua carga três vezes mais que as baterias de chumbo-ácido.

A maior vantagem das baterias de chumbo-ácido foi, no entanto, considerada como o seu desempenho em climas frios, que também foi ultrapassado pelo lítio, especialmente com a incorporação de tecnologias para proteger as baterias do frio exterior ou para as pré-aquecer antes da sua utilização.

Boosters de arranque profissionais

Finalmente, os boosters de bateria de lítio de alta potência estão agora também disponíveis, pelo que a ideia de usos profissionais ou exigentes já não se adequa ao seu tamanho.

As amperagens altas são hoje em dia fáceis de conseguir nos arrancadores de lítio, pelo que também se enquadram no conceito de jumper starters profissionais, mesmo que o seu tamanho não o mostre.

Guia de compra de boosters de arranque

arrancador bateria comunicauto


A maioria dos dispositivos que seleccionámos são tecnologia de lítio. Com a excepção de um que é chumbo-ácido. Já existem arrancadores de lítio com compressor de ar, por isso, se quiser aquela utilidade extra que anos atrás estava reservada para arrancadores com baterias de chumbo, pode agora comprar um com uma bateria de lítio.

Dicas para a compra do booster de arranque de carro

• Amps

A amperagem é a principal característica a considerar quando se compra um booster para arranque de um automóvel, o número indica quanta energia pode ser fornecida à bateria do carro para arrancar o motor.

Em geral, quanto maior for o motor, maior será a amperagem necessária para o arranque do motor.

Há três tipos diferentes de amperagem a procurar quando se escolhe um arrancador de bateria:

  • Amperagem máxima, amperes de pico: (Peak Amps) É a descarga máxima que um arrancador pode fornecer por um tempo limitado (um a três segundos),
  • Amperagem de arranque: (Cranking Amps) Esta é a descarga mais estável que pode ser mantida durante vários segundos ou mesmo mais de um minuto em alguns modelos. É a medida mais realista das duas, pois é a que marca a capacidade de começar.
  • Amperagem de arranque a frío: Esta é a quantidade de amperes que um dispositivo pode fornecer a 0°. Se o dispositivo não indicar os amperes de arranque a frio, pode mencionar as temperaturas de trabalho.

Infelizmente, nem todos os fabricantes exibem estas três medições, muitos simplesmente destacam os amperes de pico (Peak Amps) porque é um número mais chamativo.

A maioria dos carros, desde compactos a SUV de tamanho médio, precisam de 300 a 600 amperes de pico para arrancar, o que pode ser facilmente alcançado com um arrancador de alta qualidade classificado em 1000 amperes de pico.

Os camiões, por outro lado, podem precisar de dispositivos de 3000 a 5000 amperes de pico.

• Capacidade

A capacidade de um arrancador de bateria refere-se a quantas vezes, ou por quanto tempo, pode enviar energia para a bateria do carro. Indica também quantas cargas pode fornecer a outros dispositivos, tais como telefones e comprimidos

Isto é medido em miliamp horas (mAh), tal como um banco de energia normal. Se fizer longas viagens, tiver vários carros ou estiver no negócio de assistência rodoviária, esta capacidade é essencial, mas mesmo que não seja o caso, nunca faz mal ter uma grande bateria para emergências que possam surgir, ou apenas para manter a lanterna incorporada sempre a funcionar.

A maioria dos boosters de arranque de automóveis tem mais de 8.000 mAh, e um número significativo dos mais recentes tem entre 15.000 e 20.000 mAh. Uma bateria de 20.000 mAh irá carregar o seu telefone cerca de sete vezes.

Os dados que os fabricantes de jumpstarters afirmam são muito variados, com produtos que afirmam que podem fazer de 20 a 80 reforços com uma única carga. Lembre-se de que normalmente mais amperagem significa menor capacidade da bateria, portanto, os jump starters com alta capacidade e alta amperagem provavelmente serão muito maiores do que um powerbank normal.

• Qualidade e segurança da construção

A qualidade e fiabilidade da marca é muito importante porque é um produto que pode pode evitar que você seja parado ou talvez possa perder o seu emprego porque não conseguir fazer funcionar.

Além das marcas, está a qualidade dos componentes e acessórios do booster. Por exemplo, as baterias, especialmente as de lítio, podem ser facilmente danificadas se forem batidas. Portanto, um revestimento exterior robusto é importante, especialmente em situações perigosas à beira da estrada.

Também é necessário considerar o comprimento e a espessura dos cabos, que estão incluídos com praticamente todos os boosters. (Sim, ainda é necessário utilizar pinças com estes dispositivos, embora alguns modelos mais recentes possam carregar a bateria através do isqueiro do carro ou da tomada de 12V).

A maioria ainda usa cabos e pinças tradicionais para se ligar aos terminais das baterias. Certificar-se de que os cabos são suficientemente fortes e não se partem. A maioria dos arrancadores de bateria tem cabos curtos, com cerca de 1,5 metros de comprimento. Se os cabos forem mais longos, pode colocar o arrancador de bateria num local mais seguro do que em cima do motor.

Finalmente, ver as pinças. Os grampos mais robustos não se soltarão tão facilmente quando o motor arranca, o que poderia parar a operação de recarga. É importante olhar para o tamanho da pinça, a forma da garra e a forma dos dentes para garantir um bom ajuste aos terminais da bateria. Alguns dispositivos têm protecção contra faíscas quando esfregados acidentalmente, e protecção contra inversão de polaridade no caso de estarem ligados incorrectamente, sendo todos eles normalmente indicados.

• Características adicionais

Além da capacidade de ligar o carro, estes dispositivos vêm muitas vezes com funções para ajudar numa emergência. A maioria tem uma lanterna. Alguns têm portas USB (mesmo USB-C com carregamento rápido), ligações de 12V e tomadas que permitem ligar ventiladores, luzes de trabalho ou compressores de ar. Alguns vão mais longe e incluem compressores de ar incorporados para cobrir outras necessidades na estrada, tais como um pneu furado.

melhores arrancadores de bateria

Melhor booster de arranque 2021

MELHOR BOOSTER
MAIS VENDIDO
MELHOR BARATO
MELHOR QUALIDADE-PREÇO
NOCO Boost Pro GB150, Arrancador de Batería UltraSafe 3000A 12V, Cargador de Booster Profesional y Cables de Arranque de Coche por Gasolina de hasta 9 Litros y Motores de Diésel de hasta 7 Litros
YABER Arrancador de Coches, 20000mAh 1600A Arrancador de Baterias de Coche (para Todo vehículo de Gasolina o 7.0L de Diesel) de IP68 Impermeable, Carga Rápida
FLYLINKTECH Arrancador de Coches, 800A 12000mAh Arrancador Batería Coche (hasta 4.0L Gas o 2.0L Diesel) de IP67 Impermeable Batería Arrancador de Coche, 3 Modos Linterna LED & Puerto USB
NOCO Boost Plus GB40, Arrancador de Batería UltraSafe 1000A 12V, Cargador de Booster Profesional y Cables de Arranque de Coche por Gasolina de hasta 6 Litros y Motores de Diésel de hasta 3 Litros
NOCO Boost Pro GB150, Arrancador de Batería UltraSafe 3000A 12V, Cargador de Booster Profesional y Cables de Arranque de Coche por Gasolina de hasta 9 Litros y Motores de Diésel de hasta 7 Litros
YABER Arrancador de Coches, 20000mAh 1600A Arrancador de Baterias de Coche (para Todo vehículo de Gasolina o 7.0L de Diesel) de IP68 Impermeable, Carga Rápida
FLYLINKTECH Arrancador de Coches, 800A 12000mAh Arrancador Batería Coche (hasta 4.0L Gas o 2.0L Diesel) de IP67 Impermeable Batería Arrancador de Coche, 3 Modos Linterna LED & Puerto USB
NOCO Boost Plus GB40, Arrancador de Batería UltraSafe 1000A 12V, Cargador de Booster Profesional y Cables de Arranque de Coche por Gasolina de hasta 6 Litros y Motores de Diésel de hasta 3 Litros
3000A
1600A
800A
1000A
até 10.000 cc
até 7000 cc
até 4000 cc
até 6000 cc
MELHOR BOOSTER
NOCO Boost Pro GB150, Arrancador de Batería UltraSafe 3000A 12V, Cargador de Booster Profesional y Cables de Arranque de Coche por Gasolina de hasta 9 Litros y Motores de Diésel de hasta 7 Litros
NOCO Boost Pro GB150, Arrancador de Batería UltraSafe 3000A 12V, Cargador de Booster Profesional y Cables de Arranque de Coche por Gasolina de hasta 9 Litros y Motores de Diésel de hasta 7 Litros
3000A
até 10.000 cc
MAIS VENDIDO
YABER Arrancador de Coches, 20000mAh 1600A Arrancador de Baterias de Coche (para Todo vehículo de Gasolina o 7.0L de Diesel) de IP68 Impermeable, Carga Rápida
YABER Arrancador de Coches, 20000mAh 1600A Arrancador de Baterias de Coche (para Todo vehículo de Gasolina o 7.0L de Diesel) de IP68 Impermeable, Carga Rápida
1600A
até 7000 cc
MELHOR BARATO
FLYLINKTECH Arrancador de Coches, 800A 12000mAh Arrancador Batería Coche (hasta 4.0L Gas o 2.0L Diesel) de IP67 Impermeable Batería Arrancador de Coche, 3 Modos Linterna LED & Puerto USB
FLYLINKTECH Arrancador de Coches, 800A 12000mAh Arrancador Batería Coche (hasta 4.0L Gas o 2.0L Diesel) de IP67 Impermeable Batería Arrancador de Coche, 3 Modos Linterna LED & Puerto USB
800A
até 4000 cc
MELHOR QUALIDADE-PREÇO
NOCO Boost Plus GB40, Arrancador de Batería UltraSafe 1000A 12V, Cargador de Booster Profesional y Cables de Arranque de Coche por Gasolina de hasta 6 Litros y Motores de Diésel de hasta 3 Litros
NOCO Boost Plus GB40, Arrancador de Batería UltraSafe 1000A 12V, Cargador de Booster Profesional y Cables de Arranque de Coche por Gasolina de hasta 6 Litros y Motores de Diésel de hasta 3 Litros
1000A
até 6000 cc

 ▷ Melhor booster multiuso: NOCO BOOST PRO GB150

  • Amperagem máxima: 3000A
  • Motores de até 10.000 cc.

Quando os especialistas do motor falam de boosters de arranque, NOCO é provavelmente o primeiro nome que mencionam. A empresa tem dispositivos que vão desde pequenos arrancadores de 500 amperes a estações de 6250 amperes. Têm também baterias industriais no seu catálogo.

O booster GB150 é uma óptima compra tanto para automobilistas como para profissionais. Oferece 3000 amperes de pico, suficientemente potentes para ligar quase todos os carros ou camiões convencionais, e uma das melhores taxas de descarga do mercado. Pode manter uma taxa de descarga constante durante um período de tempo prolongado, mesmo superior a um minuto, dependendo do veículo.

Embora seja um pouco caro a cerca de 300 euros, o NOCO GB150 pode iniciar mesmo grandes carrinhas, e a sua potência de pico e taxas de descarga constantes valem a pena pela segurança que transmite.

Opções mais baratas, tais como o AUTOGEN de 4000A, oferecem resultados semelhantes em potência máxima, e são uma boa opção se estiver com um orçamento mais apertado e conduzir um veículo de grandes dimensões.

Estes dispositivos, contudo, não são considerados tão bons como o NOCO em termos de consistência de descarga ou fiabilidade a longo prazo.

O NOCO tem algumas desvantagens, tais como não vem com uma caixa de protecção, apenas uma bolsa, e não tem uma porta USB-C, mas apenas uma porta Micro-USB. Ainda assim, a sua potência e impressionantes tempos de descarga fazem dele um dos melhores boosters portáteis com melhor relação custo-benefício

 ▷ Booster de arranque mais vendido Setembro 2021: YABER 1600A

A marca Yaber é conhecida pelos seus dispositivos electrónicos com uma boa relação preço-desempenho. Os boosters são também bem conhecidos e estão sempre entre os mais vendidos e os mais bem classificados na Amazon.

  • Amperagem máxima: 1600A
  • Capacidade: 20.000 mAh
  • Motores de até 7000 cc.

Com um pico de 1600 amperes, não chama tanta atenção como os arrancadores de bateria mais potentes, mas o Yaber oferece precisão e fiabilidade. Nos testes de comprador, os boosters Yaber mostraram números consistentes próximos da sua amperagem máxima. Embora os modelos mais pequenos de 800 ou 1000 amperes de pico possam não ser suficientes para iniciar veículos de grande porte, o YABER 1600A iniciará, e por um longo período de tempo.

 ▷ Booster melhor relação qualidade/preço: NOCO BOOST Plus GB40

  • Amperagem máxima: 1000A
  • Motores de até 3000 cc.

Se quiser um carregador com fiabilidade NOCO e o seu carro não tiver um motor muito grande, o GB40 é o melhor arrancador de bateria que pode comprar. É um jump starter com componentes e acessórios de alta qualidade, tais como os grampos e o acabamento robusto. Também inclui características dos modelos superiores, tais como lanterna LED, protecção contra faíscas e protecção contra a polaridade inversa. Com uma impressionante pontuação de quase 40.000 avaliações na Amazon, é o mais vendido dos últimos anos.

 ▷ Melhor arrancador com powerbank: NOCO Boost X GBX45

  • Amperagem máxima: 1250A
  • Motores de até 6500 cc.

Quase todos os jump starters podem ser utilizados como bateria externa e carregar outros dispositivos, mas o Boost X GBX45 oferece carga e recarga ultra-rápida via USB-C. Incorpora também a nova tecnologia da NOCO para libertar a potência máxima no arranque. Pelo preço, é uma das melhores opções para 2021.

 ▷ Melhor booster barato: FLYLINKTECH

  • Amperagem máxima: 800A
  • Capacidade: 12000 mAh
  • Motores de até 4000 cc.

Se estiver com um orçamento apertado e o seu carro não for muito grande, não terá quaisquer problemas com este booster. É uma bateria de arranque barato mas funcional, bem acabada e com a sua lanterna LED para emergências. Pode utilizá-lo como banco de poder e tem todo o tipo de protecções de segurança, incluindo a polaridade inversa. E se isso não foi suficiente, tem protecção certificada IP67 contra a água e o pó, tudo isto por cerca de 40 euros. As suas críticas são quase todas positivas.

 ▷ Melhor booster com bateria de chumbo-ácido: MAXTOOLS JS500A

  • Amperagem máxima: 2200A

Para quem prefere um arrancador com baterias clássicas de chumbo.

Lembramos que é um arranque de chumbo-ácido e não de lítio. Isto significa que a capacidade para o tamanho é bastante baixa e a taxa de auto-descarga é muito mais elevada do que uma bateria de lítio, pelo que necessita de ser recarregada cerca de três em três meses. Se se esquecerem de o fazer, encontrarse-ão com a bateria descarregada.

 ▷ Melhor booster com compressor de ar: BuTure

  • Peak Amps: 2500A
  • Capacidade: 23800 mAh
  • Motores de até 8.000 cc.

Se quisermos um kit de emergência completo, o Buture starter é uma das melhores opções. Tem todo o tipo de protecções de segurança, tais como a polaridade inversa ou faíscas. Com ele podemos enfrentar as viagens com mais tranquilidade ou simplesmente encher ou verificar os nossos pneus sem depender de uma bomba de gasolina ou também encher coisas nas nossas excursões ou quando vamos para a praia. Tem uma capacidade de arranque mais do que suficiente para qualquer veículo e um tamanho mais ou menos contido para tudo o que oferece e um preço muito barato.

 ▷ Melhor booster portátil: Yaber 3 em 1

  • Peak Amps: 1200A
  • Capacidade: 15.000 mAh
  • Motores de até 6500 cc.

É difícil encontrar uma booster mais versátil do que este Yaber. Por aproximadamente 50 euros oferece uma bateria de arranque com energia suficiente para qualquer carro médio a grande (até 6500 cc.), uma bateria portátil de alta capacidade e um potente aspirador portátil de 5000 Pa com acessórios. A sua forma e tamanho são ideais para armazenamento no porta-luvas ou em qualquer espaço dentro do carro para utilização de emergência ou diária.

Como utilizar um booster? A forma mais seguro


Os actuais boosters de arranque para automóveis são fáceis de utilizar e têm mais salvaguardas e características de segurança do que aqueles que conseguimos comprar há alguns anos atrás. São também muito mais seguros do que utilizar um motor de arranque com outro veículo, mas é essencial seguir algumas directrizes para evitar danificar qualquer dos componentes electrónicos do automóvel ou mesmo o motor de arranque.

  • Desligar o carro.
  • Colocar o booster de arranque num local seguro e estável, se possível para evitar o ruído do motor.
  • Ligar correctamente os cabos do arrancador à bateria (a maioria dos arrancadores de carro modernos têm protecção contra alteração de polaridade em caso de polaridade incorrecta).
  • Ligar o grampo vermelho (+) ao terminal positivo da bateria.
  • Ligar o grampo preto (-) ao terminal negativo da bateria.
  • Para além de estarem numa posição estável, os grampos devem estar bem posicionados. O arranque pode ser brusco e os grampos podem soltar-se, interrompendo a operação ou fazendo com que os grampos se toquem uns aos outros (a maioria dos boosters têm sistemas de protecção).
  • Ligar o booster da bateria e esperar alguns segundos.
  • Tentativa de ligar o motor utilizando a chave de ignição ou o botão de arranque. Não insista durante mais de 4 ou 5 segundos ou faça demasiadas tentativas seguidas. Pode desperdiçar a energia do motor de arranque, ou pior, pode danificar o motor de arranque, que é uma peça mais delicada do que se pensa e mais cara de substituir.
  • Manter o motor em funcionamento durante pelo menos 15 minutos para permitir que o alternador funcione e recarregue a bateria e depois conduzir durante pelo menos 5 minutos para assegurar um nível adequado de carga da bateria.

Diferença entre o booster de arranque e o carregador


Como já vimos, o motor de arranque do carro é um sistema autónomo, com bateria própria, que nos permite reanimar a bateria descarregada do carro num momento específico, apenas o tempo suficiente para ligar o carro e permitir que o alternador do carro carregue a bateria do carro.

Um carregador de bateria, por outro lado, é um dispositivo que se liga à rede e permite que uma bateria descarregada seja recarregada ou mesmo reparada através da aplicação de uma pequena corrente.

▷ Booster LIDL

Caracteristicas booster LIDL

LIDL vende nas suas lojas um jump starter (actualmente fora de stock) sob as marcas Tronic ou Ultimate Speed com função powerbank e especificações um pouco desactualizadas.

  • Amperagem máxima: 800A
  • Capacidade: 12000 mAh
  • Lanterna led

Carregador de bateria LIDL e diferença do booster

Muito mais comum que o LIDL coloca à venda nos seus supermercados, o lendário carregador Ultimate Speed em muitas alturas do ano (em diferentes tamanhos e cores). Não confundir com um arranque de bateria, este dispositivo não é para ligar um carro, mas sim para carregar lentamente uma bateria descarregada.

carregador bateria carro lidl

▷ Booster de arranque Xiaomi

A empresa de 70Mai do ecossistema Xiaomi tem um arrancador de bateria o suficientemente grande para motores de automóveis até 3000cc com lanterna incorporada e protecções de segurança.

booster xiaomi

Recursos do Xiaomi 70Mai jump starter

  • Amperagem máxima: 600A
  • Capacidade: 11100 mAh
  • Motores de até 3000 cc.
  • Lanterna led
  • Bainha

Compre Xiaomi starter

motor de arranque para carros Xiaomi pode ser adquirido na sua loja oficial, aqui no Aliexpress com envio rápido.

▷ Arrancadores de bateria. Ofertas na Amazon, Setembro 2021