aiways-u5-opiniao

Aiways U5

O Aiways U5 é um SUV eléctrico, um dos novos carros eléctricos chineses a chegar à Europa.

Aiways é uma das marcas que aposta mais fortemente na sua implementação na Europa, através da Noruega e Itália, onde tem um centro de homologação e distribuição. Neste momento no mercado, este Aiways é possivelmente o veículo mais ocidentalizado, com a permissão, evidentemente, do MG ZS, que é um carro de menor custo.

aiways u5 precio

É um produto perfeitamente comparável ao que se vende na Europa e pode ter um preço muito competitivo com auxílio à compra.

Ele vem para competir com carros do tipo SUV elétricos, como o Volkswagen ID.4, Skoda Enyaq, Tesla Model Y, Ford Mustang Mach-e ou Peugeot e2008.

Aiways U5 Exterior

Dimensões externas

O Aiways U5, pela sua aparência, é um carro que chama muita atenção. É um carro com 4,68 metros de comprimento, graças à sua generosa distância entre eixos.

Possui detalhes de design como as alças retráteis idênticas às do Kia EV6 ou Hyundai Ioniq 5.

Bateria e tomada de carga

Sua bateria é refrigerada a líquido e tem capacidade de 63 kWh úteis, da marca do cartel CATL, ou seja, de altíssima qualidade e tem garantia de 8 anos.

A tomada de carregamento está localizada, como na maioria dos veículos elétricos chineses, na frente. Neste caso, ele também é virado, de modo que a manobra de carregamento é um pouco incômoda na maioria dos carregadores de carga contínua que se encontram em nossas estradas.

Seu rápido sistema de carregamento de até 90 kW , permite recarregar de 20% a 80% em 35 minutos em corrente contínua através do combo CSS. O carregamento lento em uma caixa de embutir de 6,6 kW com Mennekes tipo 2 levaria cerca de 10 horas.

Interior do Aiways U5

É um carro muito espaçoso por dentro, muito generoso em termos de espaço. Esta habitabilidade do seu interior é um dos seus pontos fortes, embora o seu porta-malas não seja particularmente grande, 423 litros tem um fundo duplo com um orifício para poder deixar os cabos e também um espaço na frente onde se pode deixar alguns objectos.

Os bancos e os acabamentos transmitem uma sensação de qualidade que nada tem a invejar de um veículo europeu.

A alavanca de câmbio é, neste caso, uma roda que parece ter sido tirada daquela que a Hyundai ou Kia Niro possui.

Sistema de infoentretenimento

A tela central é de qualidade e quando fazemos uma manobra, a tela se divide e temos uma visão de 360 ​​graus do carro.

Possui um assistente de estacionamento automático no qual é selecionado o modo de estacionamento horizontal ou vertical, que é uma das muitas sofisticações técnicas que este veículo possui.

Equipamento de segurança

Possui os mais recentes sistemas em equipamentos de segurança como sistema de assistência automática de controle de cruzeiro, alerta de mudança de faixa, aviso de pré-colisão, detector de sinal, câmera capaz de monitorar o carro em 360 graus ou detector de ponto cego.

Tem um assistente de assistência à condução LKA (condução autónoma nível 2), que entre 60 e 120 km / h, pode assumir o controlo do volante, funciona muito bem e é muito notável

Existe uma câmera para monitorar o motorista e evitar que ele adormeça ou faça algo estranho. O carro avisará rapidamente.

Segurança EuroNCAP

O Aiways U5 ganhou 3 estrelas nos testes EuroNCAP. Foi fortemente penalizado pelos seus sistemas de assistência à condução ativos e especificamente foi penalizado no reconhecimento de ciclistas (o reconhecimento de peões foi melhor) e outra penalização foi no assistente de saída de faixa. O carro obteve 3 estrelas em 2019, o que em uma era anterior poderia perfeitamente ter sido 5 estrelas e não é um veículo particularmente inseguro.

Testes EURONCAP Aiways U5

Aiways U5 ao volante

O Aiways U5 tem uma bateria de 63 kWh de capacidade (uma nova com uma capacidade superior a 80 kW está para breve) com a qual reivindica um alcance de 410 km de acordo com o ciclo de homologação europeu, que na realidade em utilização normal pode situar-se entre 280 e 350 km, dependendo da forma de condução, algo que acontece na maioria dos SUV eléctricos no mercado.

Ao volante encontramos dois ecrãs e a boa qualidade do sistema de infoentretenimento é impressionante. A tela frontal é na verdade três telas: a da esquerda pode ser configurada com os dados de consumo e a da direita com o sistema multimídia. Podemos mudar as telas e as diferentes formas de instrumentação com o volante.

A posição de condução é totalmente SUV. A primeira coisa que chama a atenção na margem das telas, por um lado, é o formato do volante, que é achatado na parte superior e inferior e, por outro lado, é o gerador de ruído que o carro possui, que pode ser configurado e modulado.

A qualidade do passeio é notável e tende a ser dura e com um toque levemente esportivo. A potência pode ser alterada no modo de direção, que possui três níveis: normal, eco e esporte.

Quanto ao comportamento dinâmico, trata-se de um carro que apresenta bom desempenho e não é orientado para uma direção esportiva. Não existem suspensões variáveis ​​ou sistemas de ajuste de amortecimento, portanto, um compromisso foi procurado e orientado mais para o conforto. Ao passar por buracos pode ser mais acidentado do que o normal, mas é lógico dado que esses carros têm muito peso. A sensação de direção é boa, é comunicativa e suave.

O pior do carro é, por um lado, o consumo, que é alto na estrada. porque é um carro alto e se passarmos mais de 120 km / h na estrada podemos facilmente chegar a mais de 25 kWh de consumo.

Não ficamos muito convencidos com o toque do pedal do freio, que é um pouco desconfortável, pois falta um pouco de mordida no início, quando você começa a pisar e depois vem muita mordida de uma vez. Isso requer um certo período de adaptação para poder dosar perfeitamente a frenagem

Opinião

+ O melhor– O pior

– Capacidade da bateria
– Espaço interno
– Autonomia
 Localização da tomada de carga
– Alto consumo na estrada
– Toque do pedal do freio

Preço Aiways U5

Relativamente ao preço em Espanha do Aiways U5, este pode ser adquirido a um preço de cerca de € 37.000, que com a ajuda do plano MOVES pode rondar os € 30.000.

Configurador Aiways U5

Preço do seguro Aiways U5

Para encontrar o melhor seguro, o Aiways U5 pode comparar e alugar um seguro em asegurar.org

Características tecnicas

Aiways U5
Medidas4,68 metros
Poder140 kW (191 cv)
Através315 Nm
Capacidade de carga63 kWh
Autonomia WLTP410 Km
Aceleração 0-100 Km / h7,5 segundos
PreçoA partir de 37.000 euros (Espanha)