Como desembaciar o pára-brisas

Como desembaciar o pára-brisas

Como proprietário de um carro, deve ter notado que o pára-brisas e os vidros por vezes embaciam.

Porque é que o pára-brisas fica embaciado?

O embaciamento do pára-brisas ocorre quando o ar quente entra em contacto com o ar frio. As razões pelas quais isto acontece num carro são:

O ar quente do exterior do carro encontra o ar frio de um veículo com ar condicionado.
O ar frio do exterior do carro encontra o ar mais quente do interior do carro.
Embora ocorra nevoeiro em toda a carroçaria do carro, é no pára-brisas e janelas onde é mais perceptível e pode criar situações perigosas de condução. A maioria dos condutores sai e limpa a névoa, mas isto não é permanente e significa sair do carro sempre que o nevoeiro de vidro se levanta.

Como desembaçar o pára-brisas do carro de forma mais eficaz? Os melhores métodos

desembaciar os vidros

O embaciamento ocorre de forma diferente no Verão e no Inverno e, portanto, a forma de desembaciar o pára-brisas é diferente, dependendo das condições em que se encontra.

Como desembaciar os vidros dos automóveis no Verão?

O nevoeiro do Verão ocorre quando o ar a diferentes temperaturas se encontra e forma condensação no pára-brisas. Durante o Verão, não há nada como estar num carro com ar condicionado, no entanto, quando o ar quente do exterior encontra a superfície fria dos vidros e pára-brisas do carro, condensa imediatamente e cria uma camada de névoa no exterior do pára-brisas.


Como remover o embaciamento dos vidros dos automóveis no Verão?

Normalmente, o embaciamento que ocorre no Verão é muito mais fácil de remover e aqui estão algumas dicas:

Reduzir a potência do ar condicionado

Embora o ar fresco no interior do carro possa ser muito agradável no Verão, pode ser bastante perigoso para a condução. Se quiser reduzir a quantidade de condensação no seu pára-brisas, tente reduzir a potência do ar condicionado.

À medida que a temperatura no interior do carro sobe, o ar no interior do carro começa a corresponder ao ar no exterior e pára rapidamente de embaciar.

Use os seus limpadores de pára-brisas

O nevoeiro do Verão ocorre no exterior, e pode facilmente livrar-se dele activando simplesmente os limpa pára-brisas do seu carro. A condensação é basicamente água que se forma na superfície do pára-brisas, e é para isso que os limpa pára-brisas são concebidos. Se os seus limpa pára-brisas estão a piorar a sua visibilidade devido a sujidade ou insectos, active o líquido limpa-brisas (recomendação de líquido limpa-brisas de Verão) e coloque-os a uma velocidade mais baixa para limpar melhor o vidro

Abrir as janelas

Para aqueles que estão habituados ao calor do Verão e preferem colocar a segurança antes do conforto, a solução mais rápida e fácil para desembaciar o pára-brisas é abrir as janelas. Assim que vir o pára-brisas e as janelas embaciarem, role pelas janelas até à sua altura preferida e deixe o ar exterior encher o interior do carro. Isto manterá o interior do carro à mesma temperatura que o exterior e deixará de embaciar completamente.

Como se nebulizam as janelas no Inverno?

Ao contrário do que acontece no Verão, no Inverno, o nevoeiro ocorre quando o ar frio do exterior se encontra com o ar mais quente dentro do carro. Isto é quando a condensação ocorre dentro do carro e faz com que o pára-brisas se embaciem no interior.

remover embaciamento vidro carro

O embaciamento no Inverno é muito mais difícil de remover, mas existem algumas formas de manter uma boa visibilidade enquanto se conduz.

Recircular o ar

botão de recirculação de névoa

O botão de recirculação de ar, localizado no tablier, é uma das formas mais fáceis e rápidas de nebulização do pára-brisas em temperaturas frias. O botão tem um carro com uma seta a apontar para o interior do carro.

Uma vez activada, esta função traz ar fresco do exterior mas não baixa a temperatura no interior do carro, a temperatura evapora-se gradualmente e a névoa que se forma no pára-brisas desaparece.

botão de modo de recirculação de névoa

Terá de se certificar que o “Modo Recirculação” está desactivado, que é o botão com um carro e uma seta circular dentro dele. Esta função recircula o ar no interior do veículo, fechando as condutas de ar à frente.

Reduzir a temperatura dentro do carro

Esta pode não ser a melhor opção, especialmente para aqueles que estão a tentar manter a calma. Se as janelas estiverem embaciadas, pode simplesmente baixar a temperatura no interior do carro para corresponder à temperatura no exterior.

Pode baixar a temperatura com o ar condicionado ou aumentando a velocidade do ventilador para baixar a temperatura no interior do carro. Uma vez reduzida a temperatura, as janelas e o pára-brisas devem desembaçar facilmente.

O degelador do pára-brisas

botão de descongelamento do pára-brisas

Aqueles que conhecem realmente os seus carros, sabem que o botão com uma caixa e três setas apontadas para cima é conhecido como o botão de descongelamento. Este botão é extremamente útil para os veículos que têm de lidar com climas mais frios.

Uma vez activado, o botão de descongelação envia ar directamente para o pára-brisas. Este ar adapta-se à temperatura circundante e reduz o embaciamento. Alguns carros vêm com botões de degelo para o pára-brisas dianteiro e o vidro traseiro.

Como se evita que os vidros do seu carro embaciem?

Se quiser evitar que o seu pára-brisas e os vidros dos carros embaciem no futuro, há algumas dicas que pode pôr em prática.

Saco desumidificador de sílica

Uma das primeiras coisas que pode usar é um saco desumidificador ou um par deles e colocá-los à volta do tablier perto do pára-brisas. Estes sacos são preenchidos com contas de sílica que absorvem a humidade do ar. Se não encontrar um saco desumidificador, pode encher uma mão cheia de bolas de sílica numa meia e colocá-la à volta do seu carro.

Espuma de barbear

A espuma de barbear é outro grande produto que pode evitar o embaciamento. Para aplicar espuma de barbear, pegar numa mão cheia e espalhá-la sobre o vidro com a ajuda de um pano limpo. Deixar a espuma sentar-se no pára-brisas durante pelo menos 2 minutos antes de tomar outro pano limpo e seco e limpar o resíduo. Forma uma camada protectora no pára-brisas e impede que a humidade se acumule no pára-brisas.

Melhores produtos de desembaçamento pára-brisas de 2021


Os produtos anti-embaciamento são a melhor solução para evitar o embaciamento no pára-brisas sem ar condicionado

SONAX spray anti-embaciamento

O spray anti-embaciamento SONAX é um produto anti-embaciamento para todos os tipos de vidro, plástico, espelhos e até viseiras de capacete.

Hendlex Anti-Fog Spray

Produto anti-embaciamento de longa duração para óculos de mergulho, óculos de trabalho, pára-brisas de automóveis ou ecrãs de capacete de motociclos.

Spray Antivaho Toulifly Anti Fog

Spray compacto para transportar sempre no carro para todos os tipos de vidro.

Tratamento anti-embaciamento Rain-X

A empresa especializada Rain-X tem este produto anti-embaciamento que funciona mesmo em condições de humidade elevada e é adequado para vidros de automóveis ou janelas de casa.

Remédios caseiros para evitar o embaciamento no pára-brisas

Os truques domésticos para evitar o embaciamento dos vidros do carro, não são tão eficazes como merecem um elemento tão importante para a segurança como é a visibilidade do pára-brisas, tais como produtos especialmente formulados para este fim.

Por exemplo, sobre esfregar o pára-brisas com uma batata, nos seus testes, a UCO conclui que: “suja os cristais e os restos esbranquiçados, não é uma boa solução”.

Conclusão:


Da próxima vez que se encontrar com um pára-brisas ou janelas embaciadas, pode usar um destes truques ou produtos para se certificar de que tem sempre um pára-brisas e janelas limpos.

Conduzir com 100% de visibilidade é muito importante e estas dicas permitir-lhe-ão conduzir cada dia ou cada noite com mais segurança.