Download PDF

As volumetrias e capacidades de carga para as três versões e-Expert são semelhantes às escolhas Diesel

Mediante a constatação de que 80% dos ligeiros mercadorias/passageiros percorrem, em média, menos de 200 quilómetros por dia, e propondo semelhantes valores de carga útil e peso rebocável face ao modelo/versões dotados de motores térmicos (essencialmente Diesel) a Peugeot prepara as versões eléctricas do Expert. De acordo com os ciclos WLTP o e-Expert será disponibilizado com dois níveis de autonomia, três comprimentos de caroçaria (compact, standart e longa). O peso rebocável com travão é de 1.000 kg enquanto o valor de carga útil poderá chegar aos 1.275 kg.

Para um segmento de mercado europeu que se traduz em 750.000 viaturas/ano e no qual, recentemente, a marca francesa colocou as versões Euro 6, a chegada da versão eléctrica começará por se destinar a nichos de mercado. Alguns destes irão ao encontro das exigências ambientais, mas também no sentido de se enquadrarem nas exigências de circulação, quer por imposição autárquica ou mera restrição de espaço. O novo e-Expert permite três modos de condução: o eco (60 kW, 190 Nm), em prol da autonomia; o normal (80 kW, 210 Nm), ideal para uma utilização no quotidiano; e o “power” (100 kW, 260 Nm), destina a optimizar as “performances” nos transportes mais exigentes. Para a travagem estão disponíveis dois modos: um mais moderado, para sensações semelhantes às de um veículo térmico; um outro optimizado (acessível pela engrenagem “B”, de “Brake”, situada no comando da caixa), para uma desaceleração acentuada quando se larga o pedal do acelerador.

Todas as versões do novo PEUGEOT e-Expert estão equipadas com travão de estacionamento elétrico, uma novidade neste modelo. Para além de libertar espaço ao nível do piso, esse recurso automático garante um conforto e serenidade adicionais na condução no dia-a-dia. Em complemento, surge uma área de armazenamento lateral, colocada no suporte do travão de estacionamento eléctrico.

Baseado na plataforma modular multi-energias EMP2 (Efficient Modular Platform), o PEUGEOT e-Expert integra um motor 100% elétrico, com uma potência máxima de 100 KW e um binário máximo de 260 Nm disponível desde o arranque para uma resposta imediata, sem vibrações, ruído, passagens de caixa, odores e, claro, emissões de CO2. A cinemática de tracção eléctrica é semelhante aos novos e-208/e-2008. Todavia, o redutor foi adaptado, sendo mais curto para ir ao encontro dos constrangimentos de carga, decorrentes da utilização dos furgões mercadorias/passageiros. O novo Peugeot e-Expert é o primeiro veículo eléctrico a propor uma oferta dupla em termos de autonomia. Em função das necessidades, as capacidades disponíveis das baterias de iões de lítio são de 50 kWh e 75 kWh (dependendo da versão). A bateria tem uma garantia de 8 anos ou 160.000 km para 70% da capacidade de carga.

Peugeot prepara e-Expert