Download PDF

Os concessionários Jeep em Portugal já estão a aceitar encomendas para os novos Jeep Renegade 4xe e Compass 4xe – os primeiros SUV recordistas de vendas da marca no mercado europeu equipados com tecnologia híbrida “plug-in”. A electrificação é um passo fundamental do desenvolvimento da Jeep e representa o empenho em tornar-se líder em sofisticadas tecnologias amigas do ambiente, mantendo sempre os valores basilares de aventura, autenticidade, liberdade e paixão. Graças à tecnologia híbrida “plug-in”, os novos modelos 4xe oferecem performances e dinâmica de condução melhores que nunca para um SUV Jeep. São literalmente capazes de ‘ir a qualquer lugar e fazer qualquer coisa’, para citar a conhecida comunicação da marca (“Go Anywhere, Do Anything”). Simultaneamente, revelam-se ideais na condução do dia-a-dia em cidade, graças à tecnologia híbrida “plug-in”, que permite aos condutores viajarem com emissões zero e contarem com uma autonomia de 50 km em modo exclusivamente eléctrico.

 

Os modelos Jeep Renegade 4xe e Compass 4xe representam uma solução híbrida sem compromissos que integra a inigualável configuração técnica de todos os SUV Jeep para levar a destreza a novos níveis. Isto é alcançado através de algumas das mais avançadas tecnologias, que combinam desempenho melhorado (até 240 cv), segurança optimizada (com capacidade “off-road”) e reduzido impacto ambiental (menos de 50 g/km de CO2 em modo híbrido). Ambos os modelos são equipados com um motor a gasolina turbo de 1,3 litros acoplado a um motor eléctrico colocado entre as rodas traseiras alimentado por uma bateria de 11,4 kWh que pode ser carregada em andamento ou utilizando uma fonte de energia externa. Em casa, com a tomada doméstica, recorrendo à eficiente e exclusiva “easyWallbox” ou à avançada “Connected Wallbox”, ou num ponto de carregamento público. Por si só, o eficiente motor turbo 1.3 oferece potência de 130 cv ou 180 cv, a que se juntam os 60 cv produzidos pelo motor eléctrico, para um total de 190 cv (versão Limited) ou 240 cv (Trailhawk e S). Em termos de binário, o motor eléctrico produz 250 Nm, enquanto o de combustão oferece 270 Nm. A combinação do motor de combustão interna com a unidade eléctrica garante performances e extraordinário prazer de condução, aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 7,5 segundos, velocidade máxima de 130 km/h em modo exclusivamente eléctrico, chegando a 200 km/h em modo híbrido.

 

Ambos os modelos 4xe da Jeep dispõem ainda de três modos de condução resultantes da sinergia entre o motor eléctrico e o motor convencional – ‘Electric’, ‘Hybrid’ e ‘E-Save’.

O modo ‘Electric’ é ideal para o centro da cidade, o ‘Hybrid’ oferece óptima eficiência do sistema e o ‘E-Save’ poupa ou carrega a bateria. De referir, entre outros conteúdos adicionais, funções específicas como o “Sport Mode”’, que actua sobre a potência do motor, regulação da direcção e pedal do acelerador, ajustando o comportamento dinâmico do veículo a uma performance mais desportiva; o “E-Coaching”, que monitoriza o estilo de condução para uma gestão de energia mais eficiente; e o “Smart Charging”, que permite fazer a gestão do carregamento tanto a partir do rádio Uconnect do veículo como do “smartphone” de quem vai ao volante.

 

Em termos de equipamento, os conteúdos incluem um novo ecrã a cores TFT de 7” para disponibilizar ao condutor informações específicas sobre a condução eléctrica (nível de carga da bateria, autonomia com o motor eléctrico, com o motor de combustão ou com ambos combinados, percentagem de potência e níveis de carregamento) e o visor a cores do sistema Uconnect de 8,4”, actualizado com novos separadores para mostrar o fluxo de energia e o histórico de condução, definir tempos de carregamento e gerir o modo “eSave”, além das diversas definições de carregamento.

Novos Jeep Renegade e Compass 4xe