Download PDF

Disponível em 15 idiomas europeus, o novo sync transforma a abordagem e utilização do automóvel.

A escolha do Mustang Mach-E eléctrico, para servir de base ao novo “sync” da Ford, revela muito da aposta da marca na conectividade, desta vez mais orientada para a personalização em vez das funcionalidades como até aqui acontecia. Os ajustes pessoais podem chegar aos 80, e as parcerias europeias para aplicações são 20 de momento. A próxima geração do “sync” integra uma função mais avançada de reconhecimento de conversação, permitindo aos condutores concentrarem-se na condução, em vez de tentarem recordar comandos pré-definidos. Em 15 idiomas europeus, o sistema entende a conversação e recebe instruções tal como fariam com um passageiro, permitindo-lhes controlar tudo, desde os recursos de entretenimento, navegação, ambiente do habitáculo e chamadas telefónicas. As pesquisas na “net” estão mais facilitadas e podem ser feitas enquanto o sistema actualiza ou o “smartphone” carrega. Mediante sistemas como os Apple CarPlay e Android Auto, pré-instalados sem qualquer custo adicional e, agora em modo de conectividade sem fios, os proprietários podem beneficiar de um acesso seguro e sem esforço aos seus aplicativos e contactos favoritos, bastando-lhes recorrer à sua voz ou visor táctil.

 

A nova geração sync estará disponível no Mustang Mach-E 100% eléctrico, um dos 17 novos veículos electrificados a comercializar na Europa até final de 2021.

O novo sistema de navegação conectada ajuda os condutores a reduzir os seus tempos de viagem, evitando potenciais paragens, redirecionando-os por fora das áreas mais congestionadas. As informações de tráfego, em tempo real e preditivas, são fornecidas pelos especialistas em localização TomTom, enquanto as rotas no veículo e na “cloud” são geridas através da Garmin. As versões mais recentes dos mapas estão sempre armazenadas no veículo, o que significa uma navegação eficiente, mesmo em locais sem ligações a redes móveis. Quando os condutores alcançam os seus destinos, os condutores podem observar, em tempo real, a indicação de vagas de estacionamento na rua e fora dela, reduzindo o tempo desperdiçado na procura de um lugar para deixar o carro. A “app” FordPass pode ainda ajudar os proprietários a localizar, de forma rápida e precisa, onde deixaram a sua viatura em cidades desconhecidas ou em grandes parques de estacionamento. Mais integrada com o sistema de navegação desta nova geração “sync” facilita o planeamento das viagens, a partir de recursos projectados especialmente para proprietários de veículos eléctricos. As viagens podem ser pré-definidas de modo a contabilizar as paragens em estações de carregamento, as comodidades mais próximas e os pontos de interesse. Quando os condutores estão prontos a partir para a estrada, basta-lhes simplesmente passar esse itinerário da app FordPass para o carro e iniciar a viagem. Esta nova geração do sistema SYNC estará disponível em veículos Ford seleccionados na Europa, começando pelo Mustang Mach-E 100% eléctrico, um dos 17 novos veículos electrificados que a marca está a introduzir na Europa até final de 2021.

Novo sync da Ford alarga funções e parcerias