Download PDF

O mais recente dos Micra é uma evolução muito próxima das referências. No comprimento total, está próximo dos quatro metros (3.999 mm), enquanto a largura está próxima dos dois metros (1.935 mm) contando com os espelhos retrovisores. Na altura a cota está próxima do metro e meio (1.455 mm). Nas acelerações está próximo de entrar no clube dos 10 segundos dos 0-100 km/h com os três cilindros a chegarem quase ao litro (999 cc) e 10,9 segundos. Na bagageira e tirando partido da modularidade, mediante rebatimento dos assentos traseiros, os 300 litros transformam-se em 1004 litros.

Provenientes da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi as três motorizações que enriquecem o Micra, são o Diesel 1.5 de 90 cv, e os 1.0 a gasolina aspirado e turbo. O N-Sport que conduzimos disponha do turbo com 100 cv e transmissão manual de cinco relações, com ambas a deixarem água na boca para a configuração de 117 cv e transmissão x-tronic, estas sim mais em consonância com o aspecto exterior deste Micra.

Valores em €

preço-base

isv

iva

despesas

pvp

iuc

15.832,35

297,73

3.709,92

868,54

19.840,00*

103,12

* campanhas em vigor+incentivo retoma

Financiamento em €

Entrada

Prazo

Km

Revisões

Docs

Pneus

Seguro

Renda €

0%

48 meses

100.000

sim

sim

não

sim

354,61*

* iva incluído (313,74 € sem seguro)

As evoluções do MIcra podem ser encontradas na arquitectura do motor, gestão dos agregados mecânicos, e num habitáculo mais intuitivo nos comandos e funcional na utilização.

Em nossa opinião estamos na presença de mais um modelo, no qual a habitabilidade supera os acessos, mesmo se aceitarmos que o exterior deste N-Sport, tende mais para a desportividade do que para um enquadramento mais familiar ou citadino. No entanto e neste segmento de preço, evidenciamos a qualidade dos materiais empregues, a finalização e alguns detalhes como a iluminação dos comandos no habitáculo (portas e painel) além de alguns sistemas de segurança activa.

Em termos de motor a evolução vai para além de um aumento de potência face à anterior geração. A nível da arquitectura e termodinâmica, encontramos várias soluções que a marca japonesa partilha com outros modelos da gama: o fluxo do líquido de refrigeração optimizado através de duas passagens na cabeça do motor, para maximizar a dissipação de energia; actuadores eléctricos do turbo proporcionam uma resposta rápida e precisa na sobrealimentação; integração da cabeça do motor com o colector de admissão, entre outras.

 

Na dinâmica o destaque recai no equilíbrio dos diversos agregados mecânicos e sistemas orientados para a segurança activa.

Ao volante as primeiras impressões permitem avaliar as boas acelerações e reprises, ainda que na primeira e segunda relações, o pedal do acelerdor exija alguma habituação. Com uma boa disponibilidade acima das 2.000 rpm, o motor torna-se mais audível acima das 3.500 rpm, e concede uma ampla faixa de utilização, até às 5.500~6.000 rpm. Bem escalonada a transmissão de cinco relações merecia um selector mais preciso, em especial para o engrenamento da marcha-atrás que, nesta versão é apoiada por sensores e visualização da manobra.

Com uma boa manobrabilidade, este N-Sport deixou a impressão de estar bem equilibrado ao nível da travagem e suspensões, com estas últimas a filtrarem com alguma dificuldade, as mais evidentes irregularidades no piso. Num breve contacto ao volante e num percurso misto (AE+EN+Urbano) obtivémos 6,4 litros/100 km à média de 53,0 km/h. Uma nota final para a melhor leitura de toda a instrumentação e visor central, cujos menus e sub-menus estão mais intuitivos para quem utiliza.

 

Gostámos – Gostámos +
– Acessibilidade traseira

– Comportamento dinâmico

– Conforto de rolamento

– Equipamento de série/segurança activa

– Comandos e conectividade mais intuitivos

– Consumos de combustível

5 estrelas Euro NCAP em 2017

Características técnicas

Nissan Micra N-Sport
motor

3 cil, 999 cc-DOHC, inj dir, Turbo, CO+FP, Euro 6 D temp

potência kW(cv)/rpm

100,0 (73,5)/5.000

binário Nm (kgm)/rpm

160,0 (15,6)/2.750

transmissão

dianteira, manual de cinco relações

jantes – pneus

17” – 205/45 R 17

Nissan Micra 1.0 N-Sport mais intuitivo