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Ao conjugar a silhueta SUV com o motor eléctrico, a Hyundai acompanha as actuais tendências de mercado, quer em termos estéticos como na vertente tecnológica. Desde o início da comercialização do modelo, o e-Kauai regista evoluções, como o sistema de conectividade “bluelink”, o visor táctil de 8”, e alguns sistemas de apoio à condução que contribuem para a segurança activa, além dos seis “airbags” (frontais, laterais e de cortina). De acordo com a avaliação EuroNCAP, o Kauai chegou às cinco estrelas de acordo com os parâmetros de 2017, obtidos numa versão a gasolina. A substituição dos agregados mecânicos pelos eléctricos poderá conceder outros resultados, mas para isso teremos de esperar por testes mais actualizados. Com pouco mais de quatro metros de comprimento (4.180 mm) e ligeiras diferenças nas cotas face a outras versões (térmicas) este e-Kauai regista 322 litros de volumetria na bagageira, modulável até 1.114 litros mediante rebatimento dos assentos traseiros.

Valores em €

preço-base

isv

iva

despesas

pvp

iuc

37.398,37

00,0

8.601,63

868,54

46.872,74*

00,0

*incluí ecovalor, despesas administrativas

Financiamento

Entrada

Prazo

Km

Revisões

Docs

Pneus

Seguro

Renda €

0%

48 meses

120.000

sim

sim

sim

sim

—*

* iva incluído

A condução permite três escolhas e igual número de níveis para a regeneração de energia que funciona como travão-motor

Com bons acessos ao interior e boas cotas de habitabilidade, este modelo pode ser utilizado como qualquer outro automóvel. E como acontece com a generalidade dos modelos eléctricos, garante o silêncio de rolamento e ausência de vibrações, quando comparado com as versões térmicas (gasolina, híbrido, gasóleo). Todavia, estamos na presença de um modelo destinado a quem gosta – ou tem necessidade – de utilizar os diversos sistemas à disposição, tanto os dedicados à condução como os de apoio à utilização. Com a conectividade como suporte, é possível utilizar o áudio, a navegação, a gestão de energia, “apple car play e android auto”, entre outros. Na condução, esta exige um pouco mais de habituação porquanto existem três modos de condução e outros tantos para nivelar a regeneração da energia e assim ganhar um pouco mais de autonomia – 482 WLTP de acordo com o construtor. No tocante à regeneração de energia, existem três modos de utilização, comandados através das patilhas colocadas atrás do volante, que garantem quatro posições: uma que permite rodar em roda livre e na qual o automóvel se comporta como em ponto-morto; uma primeira posição que corresponde ao travão-motor de um motor a gasolina; a segunda posição na qual obtivémos um efeito semelhante à desaceleração de um Diesel; uma terceira posição que garante movimentos bruscos do pendura ou restantes passageiros, desde que distraídos.

 

As acelerações e reprises são um dos pontos fortes deste Kauai eléctrico de 64 kW/h

Ao volante existem três escolhas possíveis, acompanhadas de diferente informação no painel de instrumentos. A utilização mais económica (eco), uma outra mais orientada para o conforto (comfort) e outra mais desportiva (sport) na qual a instrumentação nos aparece com fundo vermelho. Nesta última ficamos a saber como é conduzir um automóvel com 204 cv que perfaz dos 0-100 km/h em 7,6 segundos. O i 30 N com um 2.0 turbo-275 cv precisa de seis segundos. No comportamento dinâmico, achámos melhor o desempenho do sistema de travagem face ao obtido através das suspensões, enquanto a direcção nos deixou a impressão de ser eficaz no manuseamento e adequada para uma boa manobrabilidade. Em percurso misto (AE+EN+Urbano) e para 229 km, utilizámos 239 km de autonomia, tendo alterado por diversas vezes os níveis de regeneração de energia, através das patilhas colocadas atrás do volante.

Gostámos –Gostámos +
– Espaços para arrumos– Comportamento dinâmico

– Equipamento de série e segurança activa

– Conforto de rolamento

– Regeneração energia/autonomia

– Versatilidade na condução/utilização

Características técnicas

Hyundai Kauai EV 4×2 Premium 64 kW/h MY 2020
motor

eléctrico 14,3 kW/h alimentado baterias iões lítio

potência kW(cv)/rpm

150,0 (204,0)/

binário Nm (kgm)/rpm

395,0 (38,7)/

transmissão

dianteira automatizada (Eco-Comfort-Sport)

jantes – pneus

17” – 215/55 R 17

Hyundai Kauai EV em edição 2020