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Ford Focus Active em versão Crossover

Para os que não pretendem aceder aos Kuga ou Ecosport, a Ford propõe o genuíno “crossover”. Para isso pegaram num Focus que tornaram mais alto (+30 mm na frente e 34 mm atrás) mudaram as suspensões, em especial a traseira da carrinha que conduzimos, e dotaram a via dianteira de dois modos específicos no que diz respeito à motricidade: um para pisos escorregadios e outro para trilhos. Mais comprida face ao cinco portas e a ultrapassar ligeiramente os quatro metros e meio (4.693 mm) a Active, concede uma boa modularidade entre bagageira e habitáculo, com a primeira a chegar aos 1.653 litros quando se utiliza o “kit” de reparação de pneus, sem esquecer as limitações que a substituição da roda de reserva traz. Ainda no interior e além das boas cotas de habitabilidade, item em que a Focus Active nos transmitiu melhores sensações do que nos acessos, o comprimento útil com os assentos traseiros rebatidos, chega aos 1.835 mm.

 

Outro dos pontos de destaque no habitáculo, tem a ver com os sistemas de conectividade. O “Sync 3” permite aos utilizadores controlar as funções de áudio, navegação e climatização, ou smartphones” conectados, utilizando apenas comandos vocais, sendo complementado por um visor táctil de 8”. O sistema é compatível com Apple CarPlay e Android Auto, e está disponível em conjunto com um sistema de som B&O que proporciona aos ocupantes uma experiência áudio digna de referência. A nova tecnologia “FordPass Connect” de “modem” integrado, desenvolvida para o novo Focus, transforma o Active num “hotspot WiFi” móvel com capacidade para conectar até 10 dispositivos.

preço-base

isv

iva

despesas

pvp

iuc

19.978,53

774,76

26.527,00

137,26

* campanhas até 30 Junho 2019: 3.200€+800€ da lista opcionais e 1.000 € apoio à retoma

 

Bem equipado de série o Focus Active é apresentado com atractivos preços nos opcionais

Dentre as motorizações disponíveis e comercializadas entre nós, conduzimos o multipremiado três cilindros com desactivação de cilindro, tecnologia que atesta bem a modernidade e actualização deste 1.000 a gasolina, no qual encontrámos a transmissão automatizada de oito relações. Para quem conduz, estão disponíveis os mais actuais sistemas de assistência ao condutor, estreados no novo Focus, e que incluem acelerador automático adaptativo, sistema frontal de Iluminação adaptativa e assistência activa ao estacionamento. Outro ponto merecedor de destaque tem a ver com o preço dos opcionais. Na Focus Active que conduzimos, encontrámos o carregador sem fios (152 €) a pintura metalizada metropolis white (350 €) e os sistema de navegação com B&O (305 €).

 

A assistência à condução e a segurança activa evidenciam-se no Focus Active SW

Aos comandos as primeiras impressões apontam para suspensões bem elaboradas e um bom nível de conforto, em qualquer uma das cinco utilizações possíveis (Normal, Eco, Desportiva, Escassa motricidade, Trilhos). Em nossa opinião, são pouco perceptíveis as diferenças entre cada um destes cinco modos de utilizar o motor, que nos deixou a impressão de conceder um ligeiro hiato nas passagens de transmissão, nas primeira e segunda relações. No entanto, quando o motor chega às 1.500 rpm tudo muda de figura, e isso tem a ver com o escalonamento da transmissão automatizada, com a possibilidade de intervir manualmente. Sem conceder evidentes brilhantismos nas acelerações e reprises, o Focus Active evidencia-se mais pela suavidade de funcionamento, comportamento dinâmico e eficaz desempenho do sistema de travagem, com este último equipado de todos os sistemas destinados a optimizar a travagem e segurança activa. O acelerador automático adaptativo, é fácil de utilizar, e mais um dos elementos que contribuem para a segurança activa deste automóvel. No tocante a consumos de combustível e em percurso misto (AE+EN+Urbano) obtivémos valores que variaram entre os 5,7 a 9,3 litros/100 km.

Com todos estes números e características, é fácil de constatar que estamos em presença de um automóvel com uma boa relação custo/benefício. E quanto ao enquadramento ou segmentação de mercado, é quase tão modular como uma carrinha, aproxima-se da versatilidade de um tracção integral, enquanto a silhueta está próxima de um SUV.

Gostámos – Gostámos +
– Espaço de arrumos

– Modularidade dos assentos traseiros

– Comportamento dinâmico e versatilidade

– Equipamento de série e segurança activa

– Conforto de rolamento

– Sync 3 e conectividade

– Economia de combustível

Características técnicas

Ford Focus Active 1.0 Ecoboost 125 Active SW
motor

3 cil-16V-DOHC, 999 cc, Ti-VCT, inj dir, SCR+FP, Euro 6DTemp

potência kW(cv)/rpm

92,0 (125,0)/6.000

binário Nm (kgm)/rpm

170~200 overboost (16,7~19,6)/1.400~4.500

transmissão

dianteira, automatizada oito relações

jantes – pneus

17” – 215/55 R 17

Ford Focus Active em versão crossover SW