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Os preços dos combustíveis em Portugal não reflectem as tendências mundiais dos preços do crude

Preços de combustíveis em Portugal superiores aos da U.E., lucros excessivos das petrolíferas, elevados dividendos distribuídos aos accionistas privados. Eis os custos da privatização da GALP e tudo isto poago pelos portugueses, cujas remunerações são metade da média europeia e menos de metade da zona Euro. Quando se critica os preços e os lucros excessivos das petrolíferas e das distribuidoras de combustíveis em Portugal, ouve-se muitas vezes dizer (é uma autêntica cassete), que a culpa não é delas mas sim dos elevados impostos cobrados pelo Estado. Para saber se isso é verdadeiro, vamos utilizar na nossa análise os preços dos combustíveis em Portugal, sem impostos, comparando-os com os praticados nos países da União Europeia, também sem incluir impostos divulgados pela Direção Geral de Energia do Ministério da Economia, portanto dados oficiais. Desta forma ficará claro, por um lado, se esse argumento utilizado pelas petrolíferas e seus defensores, procurando criar a ideia na opinião pública de que não têm qualquer responsabilidade nos preços excessivos que os portugueses pagam, é verdadeiro e, por outro lado, conhecer os custos e consequências da privatização da GALP. No gasóleo os lucros excessivos das petrolíferas em Portugal, (por cobrarem preços superiores aos da U.E.) variam entre 113,4 milhões e 195,5 milhões de €/ano. Eis uma consequência da privatização da GALP, pois o Governo diz que nada pode fazer por ser privada. O quadro 1, com dados da Direção Geral de Energia, mostra a desproporção existente entre os
preços pagos pelos portugueses pelo gasóleo rodoviário quando se compara com os praticados nos diferentes países da União Europeia. E recorde-se que são preços que não incluem impostos, por isso não se poder afirmar que a culpa é dos elevados impostos pagos em Portugal. Como revelam os dados da Direção Geral de Energia, os preços do gasóleo, sem incluir impostos, são em Portugal superiores aos praticados na esmagadora maioria dos países da União Europeia. Entre os 28 países da União Europeia, em Janeiro de 2019, Portugal estava no grupo dos seis mais caros e, em Janeiro de 2020, estava no grupo dos oito mais caros. O preço médio do gasóleo sem impostos, em Portugal era, em Janeiro de 2019, superior à média da União Europeia em 0,019 €/litro e, em Janeiro de 2020, esse excesso tinha subido para 0,032 €/litro.

Quadro 1 – Preços médios do gasóleo sem incluir impostos cobrados pelas empresas em Portugal e valores médios nos países da União Europeia preço litro €

Janeiro 2019

Janeiro 2020

Portugal – 0,594

Portugal – 0,660

Média União Europeia – 0,575

Média União Europeia – 0,628

Multiplicando estes valores pelo consumo anual de gasóleo em Portugal obtém-se, no 1º caso, um lucro extra de 113,4 milhões € e, no 2º caso, de 195,5 milhões €. E ainda têm a desfaçatez de enganar a opinião publica afirmando que a culpa do preço elevado do gasóleo no nosso país deve-se apenas ao facto dos impostos serem elevados. A verdade é que as petrolíferas aproveitam a falta de controlo existente, e também o facto de dominarem o mercado para inflacionarem os preços e  imporem preços superiores aos praticados nos outros países.

 

Na gasolina os lucros excessivos das petrolíferas em Portugal (por cobrarem preços superiores aos da U.E.) variam entre os 25 e 50 milhões/ano. Eis também um resultado da privatização da GALP porquanto o Governo diz que nada pode fazer por ser privada. O quadro 2, com os preços da gasolina 95 sem impostos praticados nos diferentes países da União Europeia, divulgados também pela Direção Geral de Energia, revela que os preços que os portugueses estão a pagar às empresas são superiores aos dos outros países da União Europeia. Também os preços da gasolina 95 sem incluir impostos, são em Portugal superiores aos praticados na esmagadora maioria dos países da União Europeia. Entre os 28 países da União Europeia, em Janeiro de 2019, Portugal estava no grupo dos cinco com preços mais elevados e, em Janeiro de 2020, mantinha-se no grupo dos cinco em que o preço da gasolina (sem impostos) era mais elevado. Em Janeiro de 2019, o preço pago pelos portugueses era superior à média da União Europeia em 0,019 €/litro e, em Janeiro de 2020, esse excesso tinha subido para 0,037  €/litro. Multiplicando estes valores pelo consumo anual de gasolina 95, que é muito inferior ao de gasóleo (4,5 vezes menos) obtém-se, no 1º caso, um lucro extra de 25,2 milhões € e, no 2º caso, de 50,1 milhões €. E tal como acontece em relação ao gasóleo também em relação à gasolina os defensores das petrolíferas dizem que a culpa do preço elevado da gasolina no nosso país deve-se apenas ao facto dos impostos serem elevados. A verdade é que as petrolíferas aproveitam também aqui da falta de controlo existente, da passividade do Governo e da Autoridade da Concorrência e o facto de dominarem o mercado para inflacionarem os preços e imporem preços superiores aos praticados nos outros países. Eis um custo da privatização da GALP pois o governo dá como desculpa esfarrapada que a empresa é privada e que nada pode fazer embora isso não seja verdadeiro.

Quadro 2 – Preços médios da gasolina sem incluir impostos cobrados pelas empresas em Portugal e valores médios nos países da União Europeia preço litro €

Janeiro 2019

Janeiro 2020

Portugal – 0,505

Portugal – 0,602

Média União Europeia – 0,486

Média União Europeia – 0,564

Fontes: Direção Geral de Energia e Geologia – Ministério Economia
Se quiser receber gratuitamente estes estudos envie um e-mail para edr2@netcabo.pt
Eugenio Rosa – economista – mais estudos disponíveis em www.eugeniorosa.pt 3

LINK:/Sites/eugeniorosa.com/Documentos/2020/10-2020-lucros-excessivos-petroliferas.pdf?ver=2020-03-09-081926-350

 

A verdade dos combustíveis