Download PDF

Mais curto e baixo face ao GT o RS Line beneficia da nova plataforma CMF-B

A 5ª do Clio RS Line

Para a 5ª geração do Clio a marca francesa resolveu mudar as cotas, os grupos ópticos e níveis de equipamento. As motorizações, foram adequadas às restritivas normas ambientais, garantindo as vertentes que têm identificado o modelo. Entre conforto, requinte e desportividade, o RS Line vem substituir o GT Line e, sem acentuar a imagem desportiva, este Clio revela a importância das siglas.

 

No comprimento total (4.050 mm) e face ao anterior modelo, o Clio está mais próximo dos quatro metros, mediante a redução de 12 mm. Na largura tem menos de dois metros, contando com os espelhos retrovisores (1798/1.998 mm) enquanto na altura e depois de a terem reduzido em 8 mm, tem menos de metro e meio 1.440 mm. A bagageira é apresentada com 366 litros, moduláveis através do rebatimento dos assentos traseiros, para aceder a uma volumetria de 1.069 litros.

preço-base

isv

iva

despesas

pvp

iuc

18.489,30

1.965,99

4.704,72

25.160,00*

146,79

Entrada

Prazo

Km

Revisões

Docs

Pneus

Seguro

Renda €

0%

48 meses

120.000

sim

sim

sim

sim

 

Ao volante do RS Line percebemos que além da evolução na dinâmica, os comandos estão mais ergonómicos e a informação mais intuitiva.

Quando na indústria automóvel se trocam as siglas GT por RS, é expectável que a isso corresponda uma evolução positiva. Nesta 5ª geração fomos encontrar uma nova plataforma modular, que aproveita 85% da anterior (CMF-B common module family) e contribui para alguns resultados dignos de destaque, como acontece com a melhoria do diâmetro de viragem, reduzido de 10,8 para 10,5 metros, e substituição dos tambores traseiros ventilados por discos. Em termos de segurança e de acordo com os dados da Euro NCAP, este Clio obteve cinco estrelas, tornando-se no 22º veículo da marca a conseguir tal resultado. No interior e seguindo as tendências actuais, encontramos um painel totalmente digital, apesar da aparência analógica, enquanto a conectividade, tem por base um visor de 9,3” com orientação vertical. Este e outros equipamentos que encontramos no habitáculo, já conhecemos de outras gamas Renault. Se por um lado, esta constatação revela disponibilidade/partilha, sendo possível ter no Clio equipamentos e soluções de gamas mais elaboradas, por outro lado conduz a mais atenção ao configurar alguns opcionais. A título de exemplo, se a prioridade é a funcionalidade, por 500 € pode-se conjugar o “easy link” com visualização de manobras de marcha-atrás e 360º. Se a estes itens quiser adicionar o áudio Bose e o 360º parking, já serão necessários 1.080 €. Para as jantes de 17” são 500 € e 650 € caso escolha as novas cores em pintura metalizada.

 

A partilha de equipamentos de gamas superiores enriquece as escolhas para o Clio

O RS Line e face aos lugares traseiros, concede melhor acessibilidade aos lugares dianteiros, e o mesmo acontece com a habitabilidade que, nas primeiras impressões, revela bom apoio. Na traseira, os lugares são confortáveis, mas a mobilidade é apenas satisfatória, devido aos ângulos e espaço para as pernas. Ao volante, as primeiras impressões apontam para a melhor manobrabilidade, enquanto os primeiros quilómetros revelam a razão de ser da sigla RS. Aliás, na completa instrumentação, é possível ver o desenvolvimento do motor, tanto em termos de potência como binário, que explicam o agradável desempenho das acelerações e reprises. O comportamento da travagem e suspensões, evidenciam eficácia e alguma harmonia de todo o conjunto, quando se trata de explorar os 115 cv do Diesel. Num breve contacto ao volante, obtivémos uma consumo de 4,8 litros/100 km à média de 47,0 km/h.

Gostámos – Gostámos +
– Acessos e mobilidade lugares traseiros

– Acesso e profundidade da bagageira

– Comportamento dinâmico

– Conforto de rolamento

– Equipamento de série e segurança activa

– Easy link e comandos intuitivos

– Economia de combustível/autonomia

Características técnicas

Renault Clio Blue Dci 115 RS Line
motor

4 cil-8V, 1.461 cc, common rail, DPF+SCR, Euro 6 D Temp

potência kW(cv)/rpm

85,0 (115,0)/3.750

binário Nm (kgm)/rpm

260,0 (25,5)/2.000

transmissão

Dianteira, manual de seis relações

jantes – pneus

17” – 205/45 R 17

A 5ª do Clio RS Line