Download PDF

Quando se é pioneiro no desenvolvimento e na produção dos motores fora de borda mais avançados do mundo e se fornece aos clientes a gama de modelos mais ampla e ideal, com uma potência fora de borda de 4 tempos económica, suave e limpa, para se adaptar a todas as aplicações possíveis, qual é o próximo passo? Um controlo ainda maior sobre o seu funcionamento, especialmente em várias instalações de embarcações de maiores dimensões. Na Yamaha, há vários anos que o desenvolvimento de sistemas digitais evolui a um ritmo incrível e o lançamento do “Helm Master” original foi reconhecido como sendo um verdadeiro marco – que introduziu um novo nível de controlo preciso e totalmente integrado para embarcações de maiores dimensões com vários motores fora de borda. Os proprietários em todo o mundo estão impressionados com o posicionamento preciso e o controlo intuitivo proporcionados pelo sistema de joystick Helm Master e as outras vantagens do conceito “drive-by-wire”. De facto, muitos afirmam que transformou as suas experiências marítimas ao trazer uma sensação fresca de relaxamento e de diversão às suas actividades aquáticas.

Mas agora chega a segunda revolução! Com o lançamento do muito recente Helm Master, a Yamaha introduz não só o seu novo e exclusivo sistema SetPoint, mas também o impressionante novo visor a cores CL7. A chave do SetPointé o conceito inspirado de ligar a tecnologia de navegação GPS ao comprovado sistema Helm Master, elevando desta forma a precisão de posicionamento e o controlo da embarcação a um nível sem precedentes e, na realidade, inigualável no sector do equipamento náutico de lazer. Para além disso, este sofisticado sistema foi também aperfeiçoado com a utilização de um GPS de antena dupla – exclusivo da Yamaha – que fornece mais dados de navegação ao sistema operativo, resultando num controlo ainda mais preciso.

Três modos SetPoint

Staypoint: Em direção ao pontão de abastecimento? Ou à espera que uma ponte abra? Essa é a tarefa certa para o StayPoint, que utiliza a capacidade do Helm Master para controlar a propulsão e a articulação de cada motor, de forma independente, para manter a direção e o posicionamento a um círculo de 75 pés do ponto seleccionado.

Fishpoint: Como o nome indica, este modo é excelente para a pesca – a habilidade e o conhecimento do capitão são necessários para manter a proa a navegar de bolina ou contra o vento e o FishPoint mantém a posição da embarcação, sendo normalmente apenas necessário acionar as RPM de ralenti para o fazer. As incríveis hélices com o sistema de amortecimento no comando (SDS) da Yamaha desempenham também um papel fundamental para manter a embarcação em posição de forma suave e silenciosa; assim, trabalhando em conjunto, reduzem as possibilidades de assustarem e afastarem os peixes. Em ventos ou correntes fortes, este modo tenta manter a posição utilizando apenas as RPM do FishPoint selecionadas (até 2500).

Driftpoint: Ideal para a pesca com rede de deriva ou pesca com papagaio, este modo mantém a proa da embarcação em direcção ao ponto cardeal seleccionado, permitindo que apenas o vento ou a corrente tenham efeito.

O mais recente controlador DEC Drive-by-Wire tem agora um simples botão no topo do joystick para engatar e operar os três novos modos SetPoint™. Todas as funções SetPoint são definidas pelo utilizador, sendo assim o controlo da embarcação facilmente personalizado para se adequar às necessidades e preferências de cada proprietário. Outra novidade é o recente ecrã CL7 da Yamaha, que é o ponto de acesso para definir e controlar todas as funções SetPoint. Outras funções MFD, tais como mapas, localizador de peixes e capacidades de diagramas estão também disponíveis, graças ao sistema GPS de 10 MHz integrado, com a exclusiva antena dupla.