Download PDF

O LC 500 associa a perícia artesanal com as mais recentes tecnologias

Num passado recente, os construtores e o automóvel têm sido alvo de profundas alterações. Os vectores ambientais, as orientações do negócio e as formas de interpretar os conceitos, também mudaram. Na actualidade, quando se fala em motorizações híbridas, podemos estar a falar de motores a gasóleo ou gasolina e, em qualquer um destes, além da economia de utilização e impacte ambiental, podemos pensar em dinâmicas arrebatadoras, tanto nas vertentes do gosto pela condução como pelo requinte da utilização. Os 500 da Lexus reflectem tudo isto, mediante associação das recentes tecnologias à criatividade das formas e requinte das funções. Por outras palavras , a Lexus associou aos detalhes de perícia artesanal, um automóvel que perfaz dos 0-100 km/h em cinco segundos, consumindo menos de 8,0/100 km.

Noutros números igualmente importantes, a garantia geral é de cinco anos ou 160.000 km consoante o que primeiro ocorrer. Para o sistema híbrido (bateria incluída) 10 anos de garantia, revalidada nas revisões anuais.

preço-base

isv

iva

despesas

pvp

iuc

>120.000

558,62

 

Com um comprimento total próximo dos cinco metros (4.770 mm) e um peso a rondar as duas toneladas, o LC 500 é um daqueles automóveis que não deixa ninguém indiferente, quer se goste ou não. Houve quem colocasse o polegar em direcção ao céu, alguns tiraram fotos, e também houve quem olhasse, num registo de curiosidade e espanto. De facto, as formas da carroçaria e grupos ópticos, concedem a exclusividade que o modelo também reflecte no interior. Um painel de instrumentos com diversas escolhas, consoante a gestão escolhida para a motorização e um comando táctil para diversas funções e comandos, destacam-se no habitáculo deste Lexus.

 

Em termos de habitabilidade e apesar das dimensões exteriores, este LC 500 é um 2+2 com ângulos de acesso condicionados pelas formas do pilar ‘A’ e almofadas dos assentos dianteiros, além da altura que é inferior a metro e meio (1.345 mm). Na traseira, uma bagageira com 172 litros, que contrasta com os 82 de capacidade do depósito de combustível. Aliás, esta é uma das vantagens deste Lexus. Com consumos de combustível moderados, o LC 500 ganha em autonomia. Num breve contacto ao volante, conseguimos chegar aos 7,4 litros/100 km à média de 59,0 km/h utilizando o habitual percurso misto (AE+EN+Urbano).

Uma vez instalados aos comandos, a melhor posição de condução é muito fácil de encontrar, ainda que alguns ângulos de visibilidade, sejam prejudicados pelas formas alongadas do capot ou da traseira. No entanto, a existência de sensores e visualização das manobras, a par de um sistema de travagem que evita os encontros imediatos de primeiro grau, transmitem garantias a quem se sentar ao volante. Para um condutor de 1,80 metros, a habitabilidade traseira é significativamente reduzida e, em nossa opinião, teria sido melhor assumir este Sport + como um dois lugares e melhorar a volumetria na bagageira. Todavia, é ntural que com condutores de menores estaturas, se disponibilizem os tais +2.

 

Quando começamos a rolar com este Lexus, damos conta de um bom isolamento no interior, tanto em termos de ruídos como de vibrações. Esta característica e um bom apoio nos assentos dianteiros, concede um nível de conforto de rolamento, muito próximo do conseguido num quatro portas familiar. No painel de instrumentos, à medida que vamos escolhendo as opções de condução, o painel de instrumentos também muda a configuração e cores da informação. Isto significa que em modo económico, podemos conseguir consumos baixos e andamentos suaves, enquanto na escolha Sport +, a costas podem ficar ´coladas´ao assento e podemos usufruir de um verdadeiro desportivo que nos deslumbra no comportamento dinâmico, especialmente a curvar.

Gostámos –

Gostámos +

– Habitabilidade nos lugares traseiros

– Acessibilidade aos lugares dianteiros

– Comportamento dinâmico

– Economia de combustível e autonomia

– Sistema híbrido+ Multi Stage + 10 V

– Equipamento e sistemas de segurança activa

– Conforto de rolamento

Características técnicas

Lexus LC 500 h Sport +

motor

V6 cil 3.456 cc – 24V, VVT-i Euro 6

potência kW(cv)/rpm

219,9 (299)/6.600 + 132 kW motor eléctrico na frente = 359 cv

binário Nm (kgm)/rpm

348 (34,1)/4.900 + 300 Nm

transmissão

traseira e dianteira – Híbrida multi-stage

jantes – pneus

21” – 245/40 RF 21 na frente e 275/35 RF 21 atrás