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NewDailyVan_Iveco (20)Depois de duas horas e meia de voo e outras tantas de automóvel, apareceu à nossa frente, uma paisagem digna de postal ilustrado. O branco da neve, contrastava com os pardacentos tons de cinza e castanho do monte. Tínhamos chegado ao cenário escolhido pelos italianos, para apresentação da renovada Daily, agora com algumas actualizações, para além do Euro 6.
Uma frente redesenhada, novos equipamentos no interior, e os blocos 2.3 e 3.0 adaptados às exigências que chegarão em 2020, são alguns dos elementos que enfatizamos nesta evolução. No entanto, o destaque vai para a nova transmissão de oito relações Hi-Matic, disponível em três programas: Urban, Regional, International. Ao configurar o veículo, o cliente final pode escolher um destes programas de gestão do motor, sendo que num futuro, poderá adicionar algumas das características dos outros programas. Num breve contacto ao volante, tivémos a oportunidade de conduzir o que nos pareceu mais equilibrado (Regional) porquanto concede a possibilidade de se utilizar em modo económico ou potência. Em termos de equipamentos, existe o Base, o Business e o Business Premium. A comercialização está prevista para o próximo Verão e quanto preços, os italianos apontam para diferenças de 1.000 a 2.000 € consoante modelos/versões.

Motor

2.3 F1 A

3.0 F1 C

cv

116

136

156

150

180

205

HD 150

HD 180

136 CNG

cx

Hi-Matic

Manual

Hi-Matic

Manual

Hi-Matic

Manual

Manual

Hi-Matic

Manual

Hi-Matic

Manual

Hi-Matic

Manual

Manual

Euro 6 antecipado

NewDailyCab_Iveco (10)Num futuro próximo (2020) a CE, prepara mais reduções nas emissões dos gases poluentes, e uma nova metodologia para as medir, exigindo aos construtores a aferição dos valores em condições de utilização, além das conseguidas em banco de ensaio. Neste caso, a Iveco recorreu à recirculação dos gases de escape (EGR) e à redução catalítica (SCR) com esta última a incidir no pós-tratamento dos gases de escape. Noutros custos e de acordo com os responsáveis da marca de Torino, mediante o Euro 6, podemos estar face a reduções nos consumos de combustível (< 8%) e o mesmo acontece nos custos de manutenção programada (< 12%).

No tocante à conectividade, a nova proposta designa-se Daily Business Up com recurso ao áudio DAB Radio/Bluetooth. Neste sistema, passam a estar centralizados num tablet ou Smartphone, as assistências à condução, aos trajectos, agenda e informações do veículo/viagem, navegação e gestão de frota.

New Daily Tablet Craddle DSEA grelha cromada e a ausência de pedal do lado esquerdo, são algumas das características mais visíveis na transmissão Hi-Matic de oito relações, que permitem passagens de caixa em 200 milisegundos. Disponível em três versões distintas (Urban, Regional, International) esta transmissão pode ser orientada para as exigências do tráfego citadino/urbano mediante 20 programas; concede uma utilização mais versátil entre o modo de economia ou potência; está também disponível um modo que dá prioridade à eficência na economia de combustível. A cada um destes programas, correspondem diferentes níveis de equipamentos, sendo comuns o acelerador automático, o sensor de marcha-atrás no pára-choques, os comandos no volante e luzes de nevoeiro. Na versão Regional, destacamos o rádio DAB, o banco do condutor com suspensão e AC automático. Na escolha Internacional, destacam-se o rádio DAB+Daily Business Up, o “airbag” para quem se sentar ao volante, aquecimento no pára-brisas e espelhos retrovisores.

Aos comandos

NewDailyVan_Iveco (25)Para um breve contacto ao volante, escolhemos um furgão de características intermédias, tanto em potência (140 cv) como nas dimensões da carroçaria com tecto sobre-elevado. A transmissão escolhida foi a Hi-Matic Regional e o nível mais elaborado nos equipamentos, já que o Business Premium, nos garantiu a experiência de todas as assistências à condução e utilização. Logo que entramos no Daily, deparamos com uma evolução nos materiais empregues e finalização. E quando colocámos o 2.3 em funcionamento, é fácil de perceber o trabalho que foi feito para melhorar a filtragem das vibrações e ruído. A transmissão, deixou-nos a impressão de ser eficaz no escalonamento e suave na utilização. E no tocante ao desempenho do motor, logo no modo económico, este deixou a impressão de ser versátil na utilização da potência, num furgão carregado a 50% da carga útil. No modo potência, percebe-se que há um pouco mais de genica, sendo esta mais evidente nas acelerações do que nas reprises.

NewDailyMinibus_Iveco (2)Ainda na cabina, demos conta de que a gestão de espaços e arrumos também foi alvo de melhorias, sem esquecer as funcionalidades, como a existência de várias fichas USB e tomadas de energia.

Nas versões de passageiros, 16 ou 22 lugares consoante o peso bruto do Daily, no qual o pára-brisas foi aumentado em 40 mm para assegurar melhor visibilidade. Outra das novidades tem a ver com a utilização do novo óleo 0W-30 do novo parceiro dos italianos: a Petronas.