Download PDF

Iveco_Eurocargo_1 (1)Por um grupo de 25 jornalistas europeus dedicados ao sector dos pesados de mercadorias, o Iveco Eurocargo foi eleito o Camião do Ano 2016 – International Truck of the Year 2016. O prestigiado prémio foi entregue a Pierre Lahutte, na qualidade de presidente da marca Iveco, durante o jantar de gala da Solutrans, que ocorreu na Câmara de Comércio de Lyon em França.
Numa disputada competição na qual conseguiu grangear 101 pontos, o camião de gama média da Iveco, enfrentou a gama C&K da Renault Trucks, que obteve o segundo lugar, ficando a terceira posição para a gama de construção da Ford Trucks.

Eurocargo_3De acordo com as regras do Camião do Ano Internacional e mediante diversos critérios, o prémio anual é entregue ao camião que, nos últimos 12 meses, deu o melhor contributo para a eficiência no transporte rodoviário de mercadorias. A inovação tecnológica, o conforto, a segurança, a condução, a economia de combustível, o impacte ambiental e os custos de exploração, são alguns dos critérios avaliados.
O “design” da cabina do novo Eurocargo, dá continuidade às tendências de compatibilidade urbana, iniciadas com o Iveco Daily. A silhueta e as linhas horizontais, enfatizam o foco na distribuição ou tarefas logísticas, e contribuem para a benéfica redução do Cx, tanto na circulação nas auto-estradas como no trânsito urbano.

New_Eurocargo_interiors (10)O interior da cabina do Iveco de gama média, é um verdadeiro escritório multifunções, com uma consola central desenhada para integrar smartphones e tablets, navegação e soluções telemáticas.
E quanto a estas últimas, desenvolvidas pela Drivelinc, disponibiliza-se um visor central e sensível ao toque para as funções de mensagens, gestão de frota e medidas a adoptar para melhorar a condução.
Os jornalistas do júri do Camião do Ano – International Truck of the Year – tiveram a oportunidade de conduzir o Eurocargo há uns meses atrás, e apreciaram a avançada cadeia cinemática, na qual o catalizador nos motores de 4 ou 6 cilindros, é suficiente para conceder uma agradável condução, significativas economias de combustível e reduzidas emissões de CO2.

PierreLahutte_EurocargoITOY2016

As conquistas do Furgão do Ano 2015 com o Daily, do Autocarro do Ano 2016 e do Camião do Ano em 2016 com o Eurocargo, atestam o bom momento que a Iveco atravessa. Na foto, o presidente da Iveco Pierre Lahutte (à esq) recebe o troféu de Gianenrico Griffini do ITOY

A economia e funcionalidade do novo Eurocargo, foi igualmente apreciada na transmissão automatizada Astronic com função Eco-roll, uma das que contribuiu para a economia de combustível e redução nos custos operacionais. Para a poupança nos consumos do Diesel, também contribuem a utilização de lubrificantes de baixa viscosidade, e a montagem de uma ventoinha visco-estática Nos combustíveis alternativos, o Iveco Eurocargo disponibiliza uma versão CNG a gás natural, uma das respostas para as futuras exigências ambientais no tocante às emissões de gases poluentes, em particular nas restrições à circulação em cidades europeias. Mediante a redução de ruído e emissões, o Eurocargo a gás natural encontra-se adequado para as missões de distribuição urbana, mesmo nas áreas mais sensíveis às questões ambientais.
Em resumo e de acordo com o presidente do International Truck of the Year, Gianenrico Griffini: “A Iveco produziu um novo camião de gama média que, mais uma vez, eleva a fasquia num segmento bastante competitivo, no qual o Eurocargo se tornou referência há 25 anos atrás.

facebook.com/itoyjury twitter.com/itoyjury
www.truck-of-the-year.com