Novo CX-30 da Mazda
No muito disputado mercado dos SUV, a Mazda coloca o novo CX-30 que, apesar de estar em posição intermédia face aos 3 e 5, está mais próximo do CX-3. A proximidade revela-se através das medidas exteriores, motorizações, e enquadramento em classe 1. Com um comprimento total abaixo dos quatro metros e meio (4.395 mm) o CX-30 concede boas cotas de acessibilidade e habitabilidade, com particular destaque para o espaço para as pernas.
No tocante às motorizações, as conhecidas Diesel de 116 cv e 122 cv a gasolina, transmissões manuais/automáticas de seis relações, e tracção dianteira ou integral. Todavia, uma das mais-valias deste modelo está na panóplia de configurações Evolve e Excellence. Na bagageira, 340 litros moduláveis até aos 1.406 litros.
preço-base | isv | iva | despesas | pvp* | iuc |
21.607,28 | 4.530,85 | 6.203,64 | 830,00 | 47.300,00 | 258,78 € |
Conforme foi referido as cotas de acessibilidade são boas, mas melhores para os assentos traseiros do que para os dianteiros. A acentuada inclinação do pilar ‘A’ e a extensão deste, acabam por condicionar as acessibilidades aos lugares dianteiros. Uma vez no interior, deparamos com boas cotas de habitabilidade, tanto no espaço para as pernas, como nos ombros. A extensão da consola central que beneficia os espaços para arrumos, interfere na mobilidade entre os assentos dianteiros. A qualidade dos materiais empregues e o elevado nível de finalização, são um dos pontos em destaque neste CX-30, no qual as funções de comando projectadas no visor central de 8,8” são operadas a partir de um “joystick” circular colocado na consola central. Esta configuração traz algumas desvantagens como a configuração de um destino na navegação, mas também apresenta algumas vantagens como a conjugação de acertos ou configurações no áudio, entre outros menus e sub-menus relativos à utilização do automóvel e viagem.
Modelo | Dimensões (mm) | Bagageira/com Bancos rebatidos (litros) | ||
comprimento | largura | altura | ||
CX-3 | 4.275 | 1.795 | 1.535 | 350/1.360 |
CX-30 | 4.395 | 1.795 | 1.540 | 430/1.406 |
CX-5 | 4.550 | 1.840 | 1.780 | 494/1.365 |
Aos comandos
A primeira impressão com que ficámos tem a ver com a suavidade de funcionamento e algum equilíbrio dinâmico entre o automóvel e motorização. Ao volante, esta característica é evidente no comportamento em curva, do qual resulta um bom nível de conforto de rolamento. Sem a vivacidade ou brilhantismo de outras motorizações, o Diesel de 116 cv concede andamentos agradáveis, em parte conseguidos através do bom escalonamento e manuseamento da transmissão manual de seis relações. Outro dos agregados mecânicos com que ficámos agradados, tem a ver com os sistemas de travagem e suspensões, ambos eficazes e a funcionar com suavidade. Num breve contacto ao volante, obtivémos um consumo médio de 5,2 litros, apurados num percurso misto (AE+EN+Urbano).
Gostámos – | Gostámos + |
– Operacionalidade da navegação | – Comportamento dinâmico – Equipamentos de série e segurança activa – Conforto de rolamento – Finalização e materiais empregues – Habitabilidade e modularidade |
Características técnicas
Mazda CX-30 1.8 Skyactiv-D | |
motor | 4 cil-16V, 1.759 cc, DOHC, Euro 6-Dtemp, DPF, SCR |
potência kW(cv)/rpm | 85,0 (116,0)/4.000 |
binário Nm (kgm)/rpm | 270,0 (26,5)/1.600~2.600 |
transmissão | dianteira, manual de seis relações |
jantes – pneus | 18” – 215/55 R 18 |