Como remover arranhões do pára-brisa
Arranhar o pára-brisa do carro é tão irritante quanto perigoso. Também é bastante comum. Um arranhão no pára-brisa do carro pode dificultar a visão do motorista e comprometer a segurança dos passageiros.
Portanto, é imperativo que você resolva o problema rapidamente, especialmente quando os arranhões são pequenos. Depois de identificar a causa e a profundidade do risco, você pode encontrar a melhor maneira de corrigi-lo.
Do que é feito um pára-brisa?
Os pára-brisas são de vidro laminado, o que oferece o mais alto grau de segurança contra ferimentos e acidentes. O vidro laminado consiste em três camadas: uma camada de vinil entre duas folhas de vidro, todas coladas sob pressão e calor extremos em um forno especial conhecido como autoclave.
Devido a esta construção, apenas a camada externa do pára-brisa é danificada (geralmente pequenos arranhões) em caso de impacto moderado. Esses arranhões podem ser reparados sem a necessidade de substituir todo o pára-brisa do carro.
O que pode causar arranhões no para-brisa?
Há uma infinidade de coisas comuns do dia a dia que podem causar danos ao para-brisa de um carro.
Escovas defeituosas
A superfície das escovas do limpador de para-brisa, à medida que envelhecem e ficam negligenciadas, pode endurecer e causar arranhões, principalmente quando o vidro está seco. O mesmo pode acontecer se um pequeno objeto, como uma pedra, ficar preso nas escovas.
Raspadores de gelo danificados
Se você mora em uma área fria e com neve, pode ser necessário remover o gelo do para-brisa e das janelas de vez em quando. Ferramentas como raspadores de gelo são feitas para proteger o para-brisa, mas se ficarem velhas e danificadas, podem causar arranhões.
Limpeza imprópria
Se você usar um pano áspero para limpar o para-brisa, podem aparecer arranhões de vez em quando. Usar uma microfibra macia ou pano de algodão é a melhor opção para uma limpeza segura e adequada.
Escombros de estrada
Os riscos também podem ser causados por pedras e seixos que voam da estrada em direção ao pára-brisa, especialmente ao dirigir atrás de caminhões, pois eles coletam e expelem pedras da estrada com facilidade.
Preparação para consertar arranhões
O primeiro passo para consertar um arranhão é determinar se é um arranhão superficial ou profundo. Um arranhão superficial será suave ao toque quando você passar o dedo sobre ele. Um arranhão profundo, no entanto, vai crescer com o tempo e pode até precisar de uma substituição completa do pára-brisa do carro. Você pode interromper a velocidade com que o risco cresce em você, mas é melhor procurar ajuda profissional.
Antes de começar a tratar o arranhão, limpe o para-brisa com sabão e água morna, a menos que haja risco de o arranhão se espalhar. Marque a área a ser reparada com um marcador de apagar a seco no lado não danificado.
7 maneiras de consertar arranhões em seu pára-brisa
Depois de descobrir a gravidade do risco, você precisará comprar alguns produtos de reparo de rachaduras no pára-brisa.
Kit de conserto de vidro
Um kit de reparo de vidro pode ser adquirido, por exemplo, aqui online.
É uma boa escolha para consertar arranhões que são relativamente profundos mas não o suficiente para que o pára-brisa se partisse.
- Passo 1: Aplique o composto no risco. Composto para contém óxido de cério que reage quimicamente com o vidro para selar o risco e evitar que se aprofunde. Ele age formando um composto de cério-oxigênio-vidro que é mais macio que o vidro e pode colar o arranhão.
- Passo 2: Deixe o composto secar por 30 minutos.
- Etapa 3: Limpe a área com um pano macio.
Esmalte de unha transparente
O esmalte de acrílico transparente só pode ser usado para arranhões superficiais. Uma vez que endurece quando seco, funciona bem para pequenos reparos.
- Passo 1: Aplique uma camada de esmalte no arranhão e limpe o excesso.
- Passo 2: Deixe o esmalte secar.
Pasta de dentes
Pasta de dente só é boa para pequenos arranhões e não deve ser usado para arranhões mais profundos. A pasta de dente atua como uma pasta abrasiva que remove uma pequena parte do vidro ao redor do arranhão, nivelando toda a área danificada.
- Passo 1: Seque o vidro com um pano de microfibra.
- Passo 2: Aplique um pouco de pasta de dente em um pano macio.
- Etapa 3: Esfregue o pano sobre o risco em um movimento circular por 30-40 segundos.
- Passo 4: Limpe a pasta de dente com um pano úmido e use um pano de microfibra para secar novamente a área.
Removedor de riscos acrílico
Um removedor de riscos de acrílico é uma solução fácil para pequenos arranhões. Este produto preenche riscos e reage quimicamente com o vidro para consertá-los.
- Passo 1: Aplique uma pequena quantidade de removedor em um pano de algodão.
- Passo 2: Esfregue o pano sobre o arranhão por cerca de um minuto.
- Etapa 3: Deixe o removedor agir por 20-30 minutos.
- Passo 4: Limpe o vidro com um pano macio.
- Etapa 5: Limpe suavemente qualquer dano remanescente.
Lustrador de janela
A pasta de polimento de vidro é normalmente usada para limpar a sujeira persistente do vidro, mas também pode ser usada para consertar pequenos arranhões na superfície do vidro do pára-brisa do carro; Pode ser bastante abrasivo se esfregado no vidro por muito tempo. Funciona de forma semelhante à pasta de dentes: nivela o vidro à volta do risco e esconde o dano.
- Passo 1: Umedeça um pouco do composto em um pano de microfibra úmido.
- Passo 2: Esfregue o pano sobre o risco em um movimento giratório com pressão uniforme.
- Etapa 3: Entre cada duas rotações, borrife a área com um pouco de água destilada. Certifique-se de que a área não seca ao esfregar, ou pode causar uma série de arranhões finos.
- Passo 4: Aplicar repetidamente pequenas quantidades de composto.
- Etapa 5: Repita o processo regularmente por alguns dias até que o risco não seja mais visível.
Polidor de água
Um lustre de água também pode nivelar a área ao redor do arranhão e consertá-lo. Isso deve ser feito apenas para arranhões menores, pois nivelar a área do pára-brisa ao redor de um arranhão profundo causaria danos significativos.
Passo 1: Cubra a carroceria do carro ao redor do para-brisa com uma folha de plástico ou trapos.
Passo 2: Faça uma pequena represa com várias camadas de fita isolante no para-brisa para usar a água com eficiência. Para fazer isso, cole uma tira de fita isolante verticalmente na superfície e cole outra parte em seu lado adesivo. Repita o processo, mas agora com a fita colada horizontalmente.
Etapa 3: Bombeie a água destilada e dê polimento na área até que não haja mais danos visíveis. Seja paciente e não use muita pressão.
Passo 4: Limpe os detritos do pára-brisa e remova qualquer fita adesiva do corpo do carro.
Ajuda Profissional
Se o dano for muito profundo para ser reparado em casa ou se você não tiver certeza de que pode consertar o pára-brisa sozinho, é melhor procurar ajuda profissional. No caso de uma rachadura profunda, o pára-brisa é totalmente substituído.
Passo 1: As peças pretas que prendem o para-brisa no lugar, chamadas de guarnições, são removidas.
Passo 2: O pára-brisa é elevado com grandes ventosas.
Etapa 3: O adesivo antigo, a sujeira e o pó de solda são removidos e um novo adesivo é aplicado nas bordas.
Passo 4: O novo pára-brisa é inserido no carro com ventosas, mantidas no lugar por algum tempo e secando.
Como posso evitar arranhar meu pára-brisa no futuro?
Você pode evitar danos ao para-brisa mantendo a distância entre seu carro e os caminhões à sua frente.
Estacionar à sombra também pode manter o seu pára-brisa em bom estado, pois as altas temperaturas fazem com que o vidro dilate e enfraqueça com o tempo.
Se você acabar arranhando ou lascando o para-brisa do carro, é melhor consertá-lo o mais rápido possível para evitar que os arranhões se transformem em rachaduras maiores e irreparáveis.