Novo Micra da Nissan
Podemos dizer que o novo Micra atingiu a emancipação. Cresceu nas dimensões, evoluiu nos equipamentos e manteve a sobriedade nos preços. No historial, foi o primeiro dos citadinos a disponibilizar suspensões independentes, e o primeiro modelo japonês a vencer o “car of the year”.
Através da 5ª geração do Micra, a marca japonesa consegue o redefinir o modelo, ao mesmo tempo que consegue alterar o posicionamento da gama no mercado. Pelo facto de apresentar um modelo mais longo, mais baixo (- 55 mm) e mais largo (+78 mm), o Micra aproxima-se dos quatro metros (3.999 mm). Face ao anterior modelo, o novo Micra tem mais 174 mm de comprimento e entre-vias, o modelo nipónico também cresceu 75 mm. Mediante as maiores cotas, o novo Micra aloja quatro adultos com 1,80 metros de altura, redefinindo o modelo japonês, cuja designação conta com notável palmarés. Esta não é a primeira vez que o Micra ‘revoluciona’ as características do modelo que foi o primeiro modelo japonês a receber o título de “car of the year” em 1993, 10 anos depois do início da comercialização. Outro dos marcos importantes, tem a ver com o facto de o Micra ter sido dos primeiros ‘citadinos’ a ser apresentado com suspensões independentes.
Preço-base | ISV | IVA | Despesas | PVP | IUC |
16.168,82 | 2.042,56 | 4.188,62 | — | 22.399,80 | 143,17 |
Sem a parte das nostalgias e face à evolução do modelo, os equipamentos disponíveis, quer em termos de segurança activa como de funcionalidade, concedem um novo posicionamento para a gama, em especial para os utilizadores que atribuam menor importância às performances e maior atenção à habitabilidade e funcionalidade a bordo, como acontece na versão Tekna. Nesta e numa edição limitada, podemos encontrar o Bose Personal, associado ao NissanConnect com rádio digital DAB+navegação através de visor de 7” e chave inteligente. Na lista de equipamentos do Micra e consoante versão, podemos encontrar o sistema de anti-colisão inteligente com identificação de peões, reconhecimento de sinais de trânsito e automatismo nos máximos. O sistema de manutenção de faixa de rodagem – tecnologia que guia subtilmente o automóvel de volta ao centro da faixa – também faz parte do equipamento de série. Conhecido dos Qashqai e Juke e pela primeira vez no Micra, a visualização circundante 360º, está também disponível.
Aceder ao interior do Micra é fácil e o mesmo acontece com a procura de uma boa posição de condução. Em termos de visibilidade, esta é boa para a frente, ainda que a largura dos pilares ‘A’ e ‘B’ condicionem alguns ângulos de visibilidade lateral e lateral-dianteira. Para trás a visibilidade é boa, na existência da visualização, que optimiza as manobras MA. Além da boa habitabilidade, a modularidade da bagageira permite passar dos 300 aos 1.004 litros mediante rebatimento dos assentos posteriores. Menos eficazes são os espaços para arrumos, enquanto o toque nos revestimentos, em especial nos assentos, nos deixaram a impressão de excessiva rugosidade.
Aos comandos, a manobrabilidade é um dos pontos fortes do novo Micra, tanto nas versões a gasolina como a gasóleo. Outro dos pontos comuns, tem a ver com as transmissões ‘longas’ que penalizam as acelerações e reprises, enquanto beneficiam os consumos de combustível. A título de exemplo, num breve contacto ao volante no Diesel, conseguimos efectuar 4,3 litros/100 km à média de 41,0 km/h. A suave taragem das suspensões contribui para o conforto de rolamento, enquanto nas questões dinâmicas, o ABS e o controlo de estabilidade, complementam a eficácia no capítulo da segurança activa. É um facto que nas versões que conduzimos, não existiam comandos eléctricos para os vidros posteriores, e na via traseira ainda encontrámos travões de tambor, que tornam mais ‘esponjosa’ a travagem, sem lhe retirar eficiência. No reverso da medalha, os preços são muito competitivos, em especial se avaliados os itens tecnológicos, que encontramos de série.
Gostámos – | Gostámos + |
– revestimentos do assentos – transmissões longas | – cotas de habitabilidade e acessos – equipamentos de segurança activa/funcionalidade – conforto de rolamento – comportamento dinâmico – consumos de combustível |
Ficha técnica
Nissan Micra 1.5 Dci S&S Tekna | |
motor | 1.5 Dci, common rail injecção directa |
potência kW(cv)/rpm | 66,0 (90,0)/ 4.000 |
binário Nm(kgm)/rpm | 140,0 (13,7)/2.000 |
transmissão | manual de seis relações |
jantes – pneus | 17” – 205/45 R 17 |