Download PDF

A gestão dos espaços atribuídos ao estacionamento e passeio, tem contribuído para o estrangulamento das vias e pior mobilidade

A TomTom divulga hoje os resultados do TomTom Traffic Index 2020, o relatório anual que analisa o congestionamento de trânsito em 416 cidades de 57 países, um número superior ao do ano passado. Já na sua nona edição, o TomTom Traffic Index baseia-se na percentagem do nível de congestionamento, que representa o tempo adicional de viagem que os condutores passam na estrada durante um ano. O estudo começa por analisar os tempos de viagem em condições sem trânsito em várias partes das cidades. Depois, são analisados os tempos de viagem no ano inteiro (24 horas por dia, 7 dias por semana) em cada cidade – e a informação é comparada com os períodos sem trânsito, de forma a estimar o tempo de viagem adicional. Ou seja, um nível de congestionamento de 36% significa que o tempo adicional de viagem é 36% superior à média do tempo de viagem sem trânsito.

 

 

Os lisboetas chegam a passar 158 horas por ano em congestionamentos de tráfego devido à má gestão camarária. Um paradoxo evidente, quando se fala de mobilidade e, ao mesmo tempo, se restringe essa mesma mobilidade, compromete a segurança e encarece os custos.

Em 2019, Lisboa foi pela quarta vez consecutiva, a cidade com mais trânsito da Península Ibérica, acima de grandes cidades espanholas como Madrid ou Barcelona.  Com uma percentagem de 33% no que diz respeito ao congestionamento, os lisboetas passam cerca de 43 minutos no trânsito diariamente, o que perfaz um total de 158 horas por ano. O índice de tráfego aumentou em relação ao ano passado, mas a capital portuguesa acabou por descer quatro lugares no “ranking”, ocupando agora a 81º posição a nível mundial.

O Porto também viu o seu índice de tráfego aumentado, tendo subido 3 pontos percentuais em relação ao ano passado, e subindo 13 lugares no ranking, ocupando a posição 108. Ainda assim, com um índice de 31%, mantém-se inferior ao de Lisboa. Na invicta, os condutores perdem 39 minutos no trânsito, somando um total de cerca 154 horas anuais. O final do dia de sexta-feira (entre as 18h e as 19h) acarreta os principais problemas de congestionamento de trânsito, tanto em Lisboa como no Porto. Analisando os níveis de tráfego nas auto-estradas, estes situam-se nos 23% em Lisboa e 21% no Porto. Já nas vias secundárias, o congestionamento aumenta para 34% em Lisboa e 36% no Porto, registando, respectivamente, uma subida de 1 e 3 pontos percentuais em relação ao ano passado.

Além das duas principais cidades portuguesas, o TomTom Traffic Index englobou as cidades do Funchal (17%, 351ª posição), Braga (18%, 334ª posição) e Coimbra (15%, 375ª posição), sendo que todas elas registaram um aumento na percentagem de tráfego. De acordo com o relatório da TomTom, no Funchal e em Braga, os condutores passam uma média de 22 e 24 minutos por dia no trânsito, respetivamente, e 18 minutos em Coimbra. Tal como acontece em Lisboa e no Porto, o período de maior congestionamento é ao final do dia, sendo que neste caso, o dia da semana mais congestionado regista uma maior variação.

Presos no trânsito