Download PDF

Durante um ano, oito clientes portugueses, irão testar o primeiro chassis-cabina totalmente eléctrico. Os oito Canter E-Cell são versões Comfort de cabina simples, 3.400 mm de distância entre-eixos e caixas de carga abertas (4,3 m) ou fechadas com 4,4 m.
Como acontece com a generalidade dos veículos eléctricos, estes Canter estão limitados na autonomia a 100 km. Com tracção traseira, o motor de 110 kW (150 cv) é alimentado por quatro baterias de iões de lítio.
As capacidades destes comerciais ligeiros de propulsão eléctrica serão testadas numa grande variedade de situações. A cidade de Lisboa utilizará o Canter E-Cell para trabalhos de jardinagem e de eliminação de resíduos, a cidade do Porto como meio de transporte entre os vários edifícios municipais e a cidade de Abrantes também na área da jardinagem. A empresa Transporta irá utilizar o Canter E-Cell para entregas porta-a-porta integradas no seu serviço de distribuição em curto raio de acção, o fornecedor de energia REN para transportes na área portuária da cidade de Sines, a sul de Lisboa, e por fim, o Canter E-Cell irá ajudar a empresa portuguesa de correios CTT, com o transporte entre os seus vários centros de distribuição em Lisboa.