Download PDF

Através da nova metodologia Euro NCAP o 2008 conquistou quatro estrelas

Quando olhado de frente as linhas fazem lembrar o tigre dentes de sabre. Visto de lado, é fácil de identificar como silhueta no segmento dos SUV. Na traseira, o arrojo das formas e grupos ópticos -compostos por três elementos oblíquos à imagem da frente – permitem identificar os traços estéticos do modelo, que esconde a nova plataforma, agora preparada para receber motorizações a gasolina, gasóleo ou eléctricas. No que diz respeito às cotas, o 2008 aumentou 140 mm no comprimento (4.300 mm) e 30 mm na largura (1.770 mm). A bagageira concede 434 litros, moduláveis até aos 1.467 litros mediante rebatimento dos assentos traseiros. Entre os vários equipamentos de segurança activa, destaque para a travagem automática de emergência, de série nos 2008, sendo um dos contributos para a conquista das quatro estrelas Euro NCAP (Dezembro 2019) já conquistadas com a nova parametrização.

Valores em €

preço-base

isv

iva

despesas

pvp

iuc

—*

*iva incluído

Financiamento

Entrada

Prazo

Km

Revisões

Docs

Pneus

Seguro

Renda €

0%

48 meses

120.000

sim

sim

sim

sim

—*

* iva incluído

O GT Line é apresentado com materiais de boa qualidade e com bastante detalhe no que diz respeito à finalização

À imagem exterior estilizada corresponde um habitáculo elaborado, tanto na escolha dos materiais como nos detalhes da finalização. Desde o visor táctil de 10” colocado no centro do painel, ao ‘piano’ posicionado no meio da consola central, o 2008 concede uma boa leitura e fácil manuseamento de comandos, como os do áudio, navegação, entre outros como os suportados pela conectividade, à qual se chega através de quatro portas “usb”.

Para quem se sentar ao volante este 2008 disponibiliza o “i-cockpit”. Apesar dos ajustes concedidos através do volante e coluna de direcção, a posição de condução fica sempre muito abaixo da linha dos ombros, enquanto o volante de reduzido diâmetro, ajuda a vincar esta posição tipo “kart”. Face a algumas estaturas e gostos no tocante à posição de condução, o volante, em muitos dos ajustes, acaba entre o campo visual e instrumentação 3 D, condicionando a leitura deste nas diversas configurações.

A transmissão automatizada contribui para o bom desempenho dinâmico e versatilidade de utilização desta versão 2008-155 cv a gasolina.

Aos comandos e quando começamos a rolar com este GT Line, cedo identificamos as justificações do logotipo. As acelerações do 155 cv permitem que este 2008 entre no clube dos automóveis que perfazem dos 0-100 km/h em menos de 10 segundos (8,2). Nas reprises e se analisado isoladamente, o três cilindros de 1,2 litros não concede grandes valores de binário. No entanto, a transmissão automatizada de oito relações, consegue milagres e tal como alguém já conseguiu transformar pão em rosas, também neste caso o ‘ronronar’ do três cilindros se transforma em andamentos agradáveis de usufruir e com a possibilidade de interferir no automatizado, através das patilhas colocadas atrás do volante, ou passar ao comando ‘M’ e gerir transmissão de forma sequencial.

Em termos dinâmicos o 2008 parece estar na medida ideal. Não sendo um automóvel pequeno, concede fácil condução em percursos urbanos e suburbanos. Sem ser grande e quando em estrada ou auto-estrada, concede um agradável equilíbrio dinâmico, para o qual contribuem as suspensões e sistema de travagem. Num breve contacto ao volante e num percurso misto, obtivémos 6,7 litros/100 km à média de 31,0 km/h.

Gostámos –Gostámos +
– Visibilidade lateral e lateral-traseira

– Detalhes na posição de condução

– Comportamento dinâmico

– Equipamento de série/segurança activa

– Conforto de rolamento

– Versatilidade de utilização da EAT8 A ou M)

– Manobrabilidade a apoio à condução

Características técnicas

Peugeot 2008 1.2 Pure Tech EAT8 GT Line 155 cv
motor

1.199 cc, 3 cil-12V, inj dir, turbo, Euro 6 D temp

potência kW(cv)/rpm

114,0 (155,0)/5.500

binário Nm (kgm)/rpm

240,0 (23,5)/1.750

transmissão

dianteira automatizada (Eco-Comfort-Sport)

jantes – pneus

18” – 215/55 R 18

Peugeot 2008 1.2 pure tech EAT 8 GT Line 155 cv