Download PDF

 

O Opel Vivaro-e estará disponível para encomendas no próximo Verão

O Opel Vivaro-e é o primeiro veículo comercial totalmente eléctrico do construtor alemão e chega ao mercado na altura ideal em que a entrega de bens e serviços ‘zero emissões’ é já indispensável em muitas áreas. Disponível em três comprimentos e diversas variantes de carroçaria, o novo Vivaro-e permite que os profissionais beneficiem de uma mobilidade porta-a-porta sem compromissos, muito para além do último quilómetro. O primeiro veículo a surgir no segmento dos furgões de dimensão média e com uma autonomia até 330 quilómetros no ciclo WLTP, o novo Opel Vivaro-e estabelece a referência em termos de facilidade de condução, fiabilidade e profissionalismo, refere Michael Lohscheller, CEO da Opel.
Sendo tão versátil e flexível como qualquer outra versão da gama Vivaro, o Vivaro-e apresenta-se com capacidades de carga úteis comparáveis às dos motores de combustão interna: com 1.275 kg, o Vivaro-e conta com uma capacidade de carga útil quase tão generosa como as versões Cargo L1 2.0 Diesel (carga máxima de 1.405 kg).

A colocação das baterias sob o piso de carga pouco interfere na volumetria e capacidade de carga do furgão.

Os clientes do Vivaro-e podem eleger entre duas opções de baterias de iões de lítio, em função das suas necessidades: com 75 kWh para um máximo de 330 quilómetros de autonomia, ou, para quem faz uma utilização diária menos intensiva, 50 kWh para uma autonomia máxima de 230 quilómetros (WLTP em ambos os casos)1. As baterias são formadas por 27 e 18 módulos, respectivamente. Dado que a versão eléctrica estava planeada desde o início  Vivaro, as baterias estão alojadas sob o espaço de carga, de forma a não comprometerem a utilização. Um sofisticado sistema de travagem regenerativa, que recupera a energia produzida em travagem ou desaceleração, aumenta ainda mais a eficiência. Com 100 kW (136 cv) e 260 Nm de binário, o Vivaro-e permite a velocidade máxima de 130 km/h. A bateria localizada sob o compartimento de carga reduz ainda mais o centro de gravidade, o que beneficia a estabilidade do Vivaro-e em curva e face aos ventos laterais, mesmo quando totalmente carregado, ao mesmo tempo que contribui para um maior prazer de condução.

No Vivaro-e a utilização da electrónica, conectividade e aplicações informáticas, é muito vasta

Utilizando um posto de carregamento público de 100 kW DC, o carregamento da bateria de 50 kWh até um patamar de 80% leva cerca de 30 minutos (45 minutos se bateria de 75 kWh). A Opel oferece carregadores a bordo que asseguram que os carregamentos se realizam no mais curto espaço de tempo e que a bateria (coberta por uma garantia de 8 anos/160.000km) tenha uma vida útil longa. No mercado português, o Vivaro-e contará com um carregador de bordo trifásico de 11 kW ou um carregador de bordo monofásico de 7,4 kW, de série.  A vasta oferta de cabos e “wall boxes” garante que os clientes do Vivaro-e podem encontrar e utilizar os postos de carregamento em praticamente todo o lado. Para tornar a utilização do Vivaro-e ainda mais fácil, o “OpelConnect”, a app “myOpel” e os “Free2Move Services” – marca de mobilidade do Groupe PSA – oferecem soluções especiais para veículos eléctricos. Os serviços estão disponíveis através de “apps”.  A função “Charge My Car” da app “Free2Move Services” permite o acesso a mais de 140.000 pontos de carregamento em toda a Europa e inclui o processo de pagamento. Para ser ainda mais fácil aos clientes escolher o ponto de carregamento correcto, a app “Free2Move Services” faz uma pré-seleção com base na distância até esse ponto, na velocidade de carregamento e no preço da carga em vigor nas opções possíveis de carregamento público. Com as funções de controlo remoto (e-remote) “OpelConnect”, os clientes podem utilizar os seus smartphones para verificar o estado de carga da bateria ou programar o sistema de ar condicionado e os tempos de carregamento. Além disso, o portfólio “OpelConnect” abrange chamadas de emergência eCall e de assistência e inúmeros outros serviços, como o estado e informações do veículo. A função LIVE Navigation2 oferece informações de tráfego online em tempo real.

Opel Vivaro-e disponível no Verão