Download PDF

Face ao cinco portas e entre-vias o Grand Coupé conta com mais 40 mm daí resultam melhores cotas de habitabilidade

Num segmento de mercado em que as carrinhas e os ‘5 portas’ pontuam pela versatilidade, a marca francesa resolveu comercializar a silhueta “sedan” que vem ocupar o espaço deixado pelo Fluence, entretanto desaparecido das fileiras. No entanto e face ao anterior quatro portas, este Mégane é apresentado com mais 20 litros de volumetria na bagageira, que chega aos 550 litros com um acesso satisfatório. No capítulo dos acessos, demos conta que neste automóvel cujo comprimento ultrapassa os quatro metros e meio (4.632 mm), o acesso aos lugares traseiros é bem melhor do que aos dianteiros, nos quais os angulosos pilares ‘A’ beneficiam a estética e até a segurança activa, mas penalizam os ângulos de acesso. No tocante à habitabilidade, e comparando com os cinco portas, esta versão “Grand Coupé” é apresentada com melhores cotas no espaço para ombros e cotovelos, com destaque para o espaço ao nível dos joelhos, onde encontramos 216 mm de espaço (+37 mm face aos 5 portas).

 

Em relação às motorizações disponíveis, encontrámos três a gasolina e outras tantas a gasóleo, com igual número na escolha de transmissões. Nos gasolina, as manuais de cinco relações, a CVT de variação contínua ou a EDC automatizada, enquanto nos Diesel a escolha recai nas manuais de seis relações ou na EDC automatizada, com esta última a estar disponível no 110 cv provenientes do 1,5 Dci. Na versão conduzida o 1.6 Dci de 130 cv está apenas disponível com a transmissão manual.

preço-base

isv

iva

despesas

pvp

iuc

22.864,52

3.501,33

6.064,15

32.430,00

145,05

 

Os sistemas de apoio à condução e segurança activa, destacam-se neste Mégane Grand Coupé

No habitáculo, a qualidade dos materiais empregues e finalização, evidenciam um bom nível. Todavia, o nosso destaque recai sobre o equipamento de série, em particular para a segurança activa e sistemas de apoio à condução. O acelerador automático adaptativo que funciona entre os 50 a 150 km/h e a travagem autónoma de emergência, activa entre os 30 e 150 km/h são alguns dos sistemas em destaque, além do aviso de saída da faixa de rodagem, existência de veículo no ângulo morto dos retrovisores laterais ou visualização dos sinais de trânsito no painel de instrumentos.

 

No tocante às configurações possíveis e com base no RLink2, tanto no veículo como em viagem, um visor central de 7” permite uma ampla utilização do automóvel. Num breve contacto ao volante, e num percurso 848 km, em 152 não existiu consumo de combustível, e também foi possível avaliar a condução, de acordo com pontuações atribuídas à aceleração, travagem, antecipação, entre outros.

 

Aos comandos do 1.6 Dci de 130 cv, cedo demos conta da agradável disponibilidade concedida pelo binário deste motor, e o mesmo acontece em relação à elasticidade das acelerações. Bem escalonada e com um curso de selector um pouco longo, a transmissão de seis relações não concede a agradabilidade do sistema EDC de transmissão automatizada, mas permite tirar partido das boas acelerações e reprises, conseguidas através do desempenho do motor, cuja vivacidade se detecta logo acima das 1.500 rpm. No tocante a consumos e num percurso misto (AE+EN+Urbano) à média de 52,9 km/h obtivémos 5,0 litros/100 km. Com bons ângulos de visibilidade para a frente e laterais, as formas do pilar ‘C’ do Mégane e o ângulo do óculo traseiro, condicionam a visibilidade. No entanto, a existência de sensores de estacionamento e visualização das manobras de marcha-atrás, projectadas no visor central de 7” facilitam as manobras.

Gostámos –Gostámos +
– Visibilidade posterior

– Comando do acelerador automático/limitador

– Conforto de rolamento

– Equipamento de série e segurança activa

– Comportamento dinâmico

– Habitabilidade traseira

– Economia de combustível/autonomia

 

Características técnicas

Renault Megane Energy dci 130 Exclusive
motor4 cil, 1598 cc, conduta comum, turbo, FP
potência kW(cv)/rpm96,0 (130,0)/4.000
binário Nm (kgm)/rpm320 (31,4)/1.750
transmissãoDianteira, manual de seis relações
jantes – pneus17” – 205/50 R 17