Download PDF

Os japoneses asseguram que o novo Yaris Cross, é um modelo pensado, construído e produzido em território europeu, para um segmento em crescimento. Desta vez e tirando partido da experiência de serem os detentores do SUV médio mais vendido no mundo (RAV 4) a marca japonesa aproveitou um conjunto de elementos já existente na marca. A plataforma “TNGA – Toyota New Global Architecture” já é conhecida de outros modelos, e o mesmo acontece com a quarta geração das motorizações híbridas, para as quais os nipónicos garantem emissões de CO2, inferiores a 90 ou 100 g/km consoante as motorizações. Se a estas se juntar 116 cv com recurso a um motor eléctrico, jantes 18″ e um pouco mais de altura, temos  o novo Yaris Cross.

 

Para os mais interessados nos ‘clássicos’ fiquem a saber que há 25 anos, apareceu um modelo que revolucionou o mercado. Sob a designação de RAV 4 o curto SUV de três portas, tinha características únicas como a tracção integral, a porta traseira a abrir lateralmente, e um 2.0 a gasolina pleno de genica. Como os tempos são outros, a Toyota propõe um bloco de três cilindros Atkinson, agregado a um motor eléctrico de 59 kW para chegar aos 85 kW ou seja 116 cv. A plataforma GA-B acomoda as baterias de lítio, posicionadas sob a bagageira, cuja abertura da porta pode conceder abertura automática.

Novo Yaris Cross da Toyota