Download PDF

Dentre os modelos Mazda, o CX-5 é dos que apresenta melhores relações entre o comprimento total, habitabilidade, bagageira e modularidade do habitáculo

Mazda CX-5 renovado

Com pouco mais de quatro metros e meio (4.550 mm), a segunda geração do CX-5 exige refinada análise, para descobrir as diferenças face ao modelo anterior. Na frente, além das formas mais afiladas, é natural que as atenções se centrem nos grupos ópticos, daí que seja menos perceptível o reposicionamento do pilar “A” que recuou 35 mm, permitindo ganhos evidentes na visibilidade para o exterior, em especial para quem se sentar ao volante. Com fácil acesso ao interior, o CX-5 evidencia boas gestões de espaço, tanto nos arrumos como nas cotas de habitabilidade. Nas versões com tecto de abrir, todas as cotas estão acima do metro, quer no espaço para as pernas, anca, ombros e cabeça. Nesta última, só o espaço para a cabeça é inferior à unidade métrica (991 mm), nas versões sem tecto de abrir. Na bagageira e mediante rebatimento dos assentos traseiros, a volumetria passa de 494 a 1.365 litros, desde que se aproveite o espaço sob o piso. Por fim mas não menos importante, este é o primeiro Mazda com comando eléctrico para abrir ou fechar a 5ª porta e o SUV da Mazda a captar a atenção do “Womens´s World Car of the Year”, quando venceu o prémio de modelo fmiliar. No tocante a preços, estes reflectem as diversas versões, sendo possível uma diferença de quase 32.000 €, entre os 4×2 a gasolina Evolve com transmissão manual, e o Diesel AWD Special Edition com transmissão automática, estofos em couro e navegação.

preço-base

isv

iva

despesas

pvp*

iuc

28.003,14

14.559,80

9.982,03

830,00

53,382,17

258,78

* inclui sgpu no valor de 7,20 €

 

A renovação do CX-5 beneficia os sistemas de apoio à condução, melhorando os padrões de segurança activa. Recorde-se que em 2017 as cinco estrelas do Euro NCAP, já favoreciam a protecção dos ocupantes e peões.

Com uma frente imponente e pouco mais de metro e meio de altura (1.675 mm com jante 17” e 1.680 mm com jante 19”), o CX-5 concede bons acessos ao habitáculo e bagageira. No habitáculo, destacamos as cotas de espaço ao nível da cabeça, ombros e pernas, enquanto na bagageira se evidencia a modularidade já mencionada.

Em termos de motorizações, apesar do novo gasolina 2.0 ser a novidade mais interessante, tanto pelas performances, consumos e preço final das versões, o Diesel 2.2 de 150 cv não deixa os encantos por blocos alheios, e a inclusão de vários sistemas que interferem nas aceleração, direcção e travagem, contribuem para um notável equilíbrio dinâmico que se traduz no refinamento da condução. Dentro do programa “skyactive” existem vários sistemas que contribuem para um elevado nível da segurança activa, melhorando os parâmetros de assistência à condução, algo em que as últimas avaliações do Euro NCAP eram menos favoráveis. Recorde-se que em termos de protecção dos ocupantes e crianças o CX-5 (em 2017) já atingia os 95 e 80% respectivamente.

 

Ao volante e para um automóvel com estas dimensões e peso, todos estes sistemas contribuem para um agradável refinamento na condução, diminuindo de forma drástica o adornamento da carroçaria deste SUV, enquadrado como classe 2 (classe 1 com via verde). A transmissão automática de seis relações, é outro dos agregados mecânicos que contribui para boas sensações ao volante, tanto nas acelerações e reprises, como no conforto de rolamento. Num habitáculo silencioso e bem filtrado, tanto em termos de motorização como de vibrações desta provenientes, o CX-5 deixou boa impressão no que diz respeito aos materiais empregues e respectiva finalização.

Gostámos –Gostámos +
– colocação comandos climatização– Refinamento na condução

– Conforto de rolamento

– Comportamento dinâmico

– Equipamento de série e segurança activa

– Habitabilidade e modularidade interior

 

Características técnicas

Mazda CX5 2.2 Skyactiv-D 150 cv 2WD AT

motor

4 cil, 2191 cc, conduta comum Euro 6  D Temp

potência kW(cv)/rpm

110,0 (150,0)/4.500

binário Nm (kgm)/rpm

380,0 (37,2)/1.800~2.600

transmissão

traseira, automática de seis relações

jantes – pneus

19” – 225/55 R 19

Mazda CX-5 renovado