Download PDF

Organizado pela Logistra e congregando diversas entidades francesas, holandesas e alemãs, o International Cargo Bike of the Year 2019 entregou os primeiros troféus nesta inovadora solução logística

International Cargo Bike of the Year 2019

Com organização germânica da revista Logistra da editora Huss-Verlag, alemães, franceses e holandeses, reuniram-se em Groningen-Holanda para atribuir o primeiro “International Cargo Bike of the Year”. O prémio contempla três classes, entre bicicletas de carga convencionais, eléctricas, e configurações específicas. É um facto que a topografia de algumas zonas dos países envolvidos, é um factor crucial para o sucesso destas soluções logísticas, que encontram no recente conceito “last mille” o terreno adequado. Recorde-se que de acordo com este conceito da ‘última milha’, as soluções apontam para as entregas ao cliente final, em especial em zonas com restrições ou interditas à circulação automóvel. O sector dos produtos alimentares/restauração lidera a procura de soluções, daí o sucesso na procura das bicicletas de carga ou convencionais para entregas rápidas.

 

Os vencedores

De comum, as soluções vencedoras, evidenciam a flexibilidade de utilização, como aconteceu na categoria “trailer” com a francesa Bicylift. Com base num quadro em alumínio e apoio eléctrico, a bicicleta é apresentada com uma estrutura (em ‘U) com capacidade para transportar uma palete. Na categoria das bicicletas de carga, venceu a alemã Radkutsche com o modelo Rapid, com base num quadro em aço e contentor frontal, para garantir melhor manobrabilidade, de acorco com o construtor. Na categoria mais específica, a vencedora foi a solução de quatro rodas Velove Armadillo, talhada para maiores volumes e cargas a transportar.

International Cargo Bike of the Year 2019