Download PDF

A Honda tem o prazer de anunciar, que o Programa de Formação Avançada para Motociclistas do Instituto de Segurança Honda em Barcelona, foi agraciado com o Certificado Europeu de Formação de Qualidade. Esta distinção, que reconhece os melhores programas de formação e reciclagem para motociclistas já encartados no continente europeu, foi concedida no seguimento de uma visita às instalações pelos peritos em segurança rodoviária do German Road Safety Council (DVR), a mais importante organização não-governamental alemã com actividade no domínio da segurança na estrada.

 

O Certificado Europeu de Formação de Qualidade, é um processo de certificação iniciado em 2015 pela ACEM, a associação europeia de fabricantes de motos (European Association of Motorcycle Manufacturers, no original) e pela DVR. Este programa visa ajudar os motociclistas a identificarem facilmente os melhores programas de formação para condutores já encartados na Europa. Esta certificação, está aberta à participação de uma vasta gama de organizações com base na Europa, incluindo escolas de condução, fabricantes de motos e entidades públicas. Até à data e no total, já foram certificados 27 programas de formação pós-carta para motociclistas em Espanha, França, Holanda, Áustria e Alemanha.

 

O Honda Safety Institute (HSI) é a entidade mais recente a receber esta certificação. O centro de segurança Honda foi criado em 2009 com o objectivo de disponibilizar cursos de formação na condução de motos e fica situado em Santa Perpètua de Mogoda, junto à área metropolitana de Barcelona. O HSI dispõe de 20.000 m² de pistas e instalações diversas e foi concebido exclusivamente para a formação de motociclistas, sendo o maior empreendimento do género em toda a Europa. Desde a abertura do centro em 2009, já foram aqui formados mais de 20.000 motociclistas. Só em 2017, a Honda deu formação a cerca de 3.000 pessoas nestas instalações.