Download PDF

Ford antecipa soluções futuras

Novos veículos electrificados, serviços conectados e parcerias estratégicas irão ajudar a Ford a proporcionar maior produtividade aos clientes de veículos ‘comerciais’ em toda a Europa, desvendou hoje a marca da oval azul, em mais uma  acção designada por “Go Further”, que já se tornou numa referência da marca para as soluções do futuro, mesmo que este esteja muito próximo. Delineando as soluções de veículos comerciais que, em certos casos, vão começar a apoiar empresas europeias no final do corrente ano, a Ford desvendou hoje as seguintes novidades: um novo furgão Ford Transit 100% eléctrico, com comercialização prevista para 2021; um novo Tourneo Custom “Plug-In Hybrid”, para oito passageiros, disponível em finais de 2019; uma nova iniciativa que visa alcançar 100% de produtividade para os operadores de veículos comerciais, através de um sistema de manutenção com base na utilização, suportado por dados recolhidos em tempo real; apresentação da nova “app ForsPass Pro”, concebida especificamente para apoiar as pequenas empresas e condutores que trabalhem por conta própria, na maximização da sua produtividade, solução que estará disponível no final do ano; anúncio de um programa alargado para Empresas Certificadas de Transformação de Veículos (Qualified Vehicle Modifier – QVM), destinado a transformadores de veículos comerciais. São, actualmente 100 os parceiros certificados em toda a Europa, havendo planos para duplicar este número até 2020. Recorde-se que, em 2018, a Ford foi, pelo quarto ano consecutivo, a marca nº 1 de veículos ‘comerciais’ na Europa, com base num ano completo de vendas nos 20 mercados europeus. No ano passado, a Ford registou o seu melhor volume de vendas dos últimos 25 anos, com 380.900 veículos comerciais vendidos, representando um aumento de 8% face a 2017.

 

Electrificar os veículos comerciais

Uma inovadora gama de veículos comerciais Ford electrificados irá permitir oferecer uma ampla oferta de soluções de propulsão, que se adaptam a todo o tipo de utilizações dos clientes. Antecipada por um protótipo funcional no evento “Go Further”, a nova Transit totalmente eléctrica irá entrar em produção em 2021, contribuindo para cidades mais limpas e silenciosas, proporcionando aos utilizadores uma importante redução dos custos de utilização. Concebida para atender às necessidades dos operadores urbanos em termos de um veículo de carga prático e versátil e com capacidade de condução com emissões zero, a Transit eléctrica estará disponível em múltiplos formatos de carroçaria, com uma carga útil competitiva e conectividade integrada. O grupo propulsor eléctrico está a ser desenvolvido para proporcionar uma autonomia de condução diária prática para as empresas com sedes nos centros urbanos, disponível em todas as condições meteorológicas e ao longo de toda a vida útil do veículo.

 

Já hoje, através do seu projecto conjunto com a StreetScooter, a Ford propõe uma solução 100%, direccionada ao sector de entregas “último quilómetro”. Desenvolvido com base na Transit e montado na fábrica Ford de Colónia-Alemanha), o StreetScooter Work XL dispõe de um propulsor eléctrico e está, actualmente, ao serviço da Deutsche Post DHL, na Alemanha. Ainda este ano, veículos Work XL adicionais serão utilizados em projectos-piloto junto de outras empresas na Alemanha, Holanda e Bélgica. Para os operadores que necessitam de entrar e sair de zonas urbanas com restrições de emissões, o furgão Transit Custom Plug-In Hybrid da Ford oferece capacidade de condução com emissões zero e sem a ansiedade com a autonomia. A Ford é o primeiro construtor de grande volume a oferecer tecnologia plug-in hybrid no segmento dos furgões de uma tonelada, num novo modelo que estará à venda em finais de 2019. As rodas dianteiras da Transit Custom Plug-In Hybrid são propulsionadas exclusivamente por um motor eléctrico/gerador, alimentado por uma bateria de iões de lítio de 13,6 kW/h, com o multi-premiado motor a gasolina Ford 1.0 EcoBoost a actuar exclusivamente como extensor de autonomia. O sofisticado propulsor híbrido tem como meta alcançar 50 km de autonomia de condução zero emissões, ou 500 km de autonomia global, recorrendo ao extensor de autonomia. Para entender melhor os benefícios para o ambiente e para os clientes, o veículo está actualmente a ser testado em Londres, estando previstos para breve o arranque de testes adicionais em Valência-Espanha e Colónia-Alemanha.

 

Soluções de conectividade

Com base na última geração de produtos conectados com a tecnologia de modem incorporado FordPass Connect – disponível do Fiesta Van à Transit – a Ford está a desenvolver uma gama de soluções integradas para veículos comerciais, de forma a permitir que os clientes consigam fazer uma gestão mais fácil e prática dos seus veículos, optimizando, assim, a sua produtividade. No evento “Go Further”, a Ford anunciou que está a desenvolver uma solução de manutenção inovadora e preditiva, com que visa alcançar 100% de produtividade dos veículos. As primeiras fases desde serviço serão lançadas em finais de 2019. Prometendo revolucionar a forma como os clientes de veículos comerciais encaram a assistência e manutenção, esta nova solução permitirá que manutenção seja adaptada à medida de cada veículo, em vez de ser determinada por intervalos fixos de manutenção. Sensores colocados nos principais sistemas dos veículos em questão fornecem dados em tempo real, para que os cuidados de manutenção sejam efectuados apenas quando necessário e que sejam tomadas medidas antes de os problemas se agravarem, ao ponto de causar uma avaria.

Recorrendo a uma app específica, os empresários podem verificar o estado individual de cada veículo, enquanto os condutores podem aceder, em tempo real, a uma previsão de dados relativos ao estado do veículo. Os trabalhos de assistência e manutenção que, normalmente, seriam realizados em idas independentes à oficina, passam a poder ser agrupados de forma inteligente, reduzindo drasticamente os tempos de imobilização dos veículos. Para operadores de maior dimensão, o produto Ford Telematics, que está a ser introduzido este ano, oferece aos gestores de frotas dados de decisão chave para optimizar o desempenho empresarial. Fornecendo informações oficiais do fabricante em tempo real, directamente a partir dos veículos Ford conectados da frota, que são seguidos através da Transportation Mobility Cloud (Nuvem de Mobilidade dos Transportes) da Ford, o Ford Telematics permite aos gestores de frotas avaliar os dados de estado, eficiência, produtividade e segurança de cada veículo individual, usando um aplicativo de desktop, podendo rapidamente decidir onde é necessário implementar acções.

Também anunciado pela primeira vez no ano passado, o sistema Ford Data Services (Serviço de Dados Ford) fornece às grandes frotas a oportunidade de receber um pacote sob medida dos dados dos seus veículos, através da “cloud” e integrá-la, em modo virtual, nos seus próprios sistemas. A Ford está a concentrar-se, tanto quanto possível, nas necessidades das pequenas empresas e dos condutores/proprietários. A app FordPass já está a ser considerada pelos proprietários de veículos, fornecendo um leque de características práticas que permitem aumentar a comodidade, segurança e eficiência. Nela incluem-se novos recursos, adaptados aos diferentes tipos de negócios, nomeadamente ao nível do estacionamento, permitindo filtrar os parques de estacionamento tendo como base a altura das carrinhas. Para o final do presente ano, a Ford irá lançar a nova app FordPass Pro, especialmente direccionada para proprietários de pequenas empresas com frotas de 1 a 5 veículos. Esta app para smartphone irá fornecer-lhes as informações e as ferramentas que precisam para garantir que os seus veículos estão aptos para o trabalho.

Ford antecipa soluções futuras