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A partir de agora e apara os modelos Fiat Chrysler Automobiles, carregar um veículo eléctrico ou híbrido “plug-in” deixa de ser problema. Com a Easy Wallbox  da ENGIE Eps, é possível carregar de imediato o novo veículo acabado de sair do concessionário, sem modificações no sistema eléctrico de casa. O novo dispositivo de carregamento ENGIE Eps é “plug-and-play” – tal como um equipamento familiar – e fica imediatamente funcional, requisito essencial para a difusão da electrificação doméstica. A Easy Wallbox pode funcionar em modo “plug-and-play” sem modificações, por meio de uma simples tomada Schuko (até 2,2 kW). Com uma linha de alimentação específica, opera até 7,4 kW: para carregar o veículo mais rapidamente sem ter de comprar outro dispositivo.
A Easy Wallbox é instalada com duas tomadas de parede, liga-se facilmente à rede eléctrica e significa que pode carregar as baterias do veículo sem ultrapassar a potência contratada ou os limites obrigatórios. Além disso, só será necessária uma ligeira intervenção de um electricista, pois o dispositivo utiliza apenas a potência de casa disponível em tempo real, evitando qualquer risco de sobrecarga.
Patenteada pela ENGIE Eps exclusivamente para a FCA, o produto tem projecto e produção inteiramente italianos. É a única “wallbox” a operar até 2,2 kW que não precisa de ser instalada por um técnico ou por um electricista. É o resultado do trabalho de cerca de 100 engenheiros e investigadores da ENGIE Eps que, com os institutos politécnicos de Turim e de Milão, contribuem, há mais de 15 anos, para a excelência da tecnologia italiana, conceituada em todo o mundo.

 

A cooperação entre as empresas italianas inclui a energia solar

Está prevista para breve a chegada de vários modelos eléctricos e híbridos: desde os Fiat Panda e 500 Hybrid, já em comercialização, até ao Jeep Renegade e ao Compass PHEV no primeiro semestre do ano, passando pelo novo 500 e pelo Ducato completamente eléctrico, que chegarão mais tarde. Representam o primeiro e fundamental passo em direção a uma estratégia abrangente e articulada, um novo modo de conceber a mobilidade centrada no ambiente, mas sem perder de vista as exigências dos clientes.

A parceria com a ENGIE Eps – emblemática deste novo modo de operar – inclui a construção, na fábrica de Mirafiori, em Torino, tanto do maior projeto experimental a nível mundial de tecnologia “De Veículo para a Rede” (V2G) como de painéis de produção de energia solar, em colaboração com a ENGIE Itália. “Com base no projeto-piloto V2G – concluiu Di Stefano – estamos a desenvolver uma instalação para 700 veículos elétricos capaz de produzir 25 MW e de fornecer serviços de estabilização à rede eléctrica quando os veículos não estão a ser utilizados. Entretanto, os painéis fotovoltaicos deste último projecto – instalados sobre 120.000 m2 de telhados e cobrindo 1.750 espaços de estacionamento (30.000 m2) – estarão aptos a produzir 15 MW de energia. Tudo isto vai contribuir para reduzir as emissões de CO2 em mais de 5.000 toneladas e fornecerá energia sustentável para efectuar o carregamento dos veículos electrificados produzidos em Mirafiori.

FCA mostra Easy wallbox