Download PDF

Se quisermos ser rigorosos, o historial da Alfa começo com o francês Darracq de 8/10 cv de 1908. Sorry! Aliás, neste caso é pardon

As grandes histórias emocionam e confortam e, acima de tudo, nas alturas mais complicadas, representam um tranquilizador momento de evasão. Uma história bem contada é como um automóvel bem construído, capaz de nos conquistar e de nos fazer apaixonar. Permite ir mais longe, pelo menos em imaginação, e apreciar o panorama que desfila pela janela. Neste contexto especialmente difícil que estamos a viver, há um desejo generalizado de histórias e a Alfa Romeo tem muitas para contar. A 24 de Junho de 2020, a Alfa Romeo vai ultrapassar uma prestigiante meta: 110 anos de uma vida marcada por inovações tecnológicas, sucessos desportivos e criações memoráveis no mundo das quatro rodas. Para celebrar tão importante aniversário, a marca preparou a série web “Storie Alfa Romeo”, dedicada a todos os apaixonados por automóveis. Aliás, é impensável falar da história do automobilismo mundial sem evocar a Alfa Romeo, a marca da Serpente está no coração dos ‘Alfistas’, mas não só. Está também no coração de todos os amantes da beleza. A história da Alfa Romeo entrecruza-se com o melhor da genialidade italiana, com o seu carácter, com o seu famoso património técnico e artístico, abrangendo âmbitos que vão muito para lá das fronteiras do mundo do automóvel.

Campari, Sivoci, Ascari, Ferrari, são alguns dos nomes ligados à Alfa Romeo e ao “cuore sportivo”

Através dos mais famosos modelos da marca, a série “Storie Alfa Romeo” vai falar sobre curiosidades, hábitos, factos ligados ao desenvolvimento da marca e à evolução histórica e social de Itália, fazendo-os sempre acompanhar por fotos de arquivo e por imagens dos modelos expostos no Museo Storico Alfa Romeo, em Arese. Como qualquer criação com a assinatura da Marca da Serpente, também a série “Storie Alfa Romeo” coloca o condutor no centro dos episódios, mas não só. De episódio em episódio, a série “Storie Alfa Romeo” levar-nos-á ao encontro de pilotos e estrelas, de técnicos e estilistas, de celebridades e simples fãs: os protagonistas da lenda Alfa Romeo. Em suma, com as “Storie Alfa Romeo” será possível ficar a conhecer as raízes da Alfa Romeo e o entrelaçamento com as ligações a Londres, Bordéus e Nápoles que deu à marca, desde as suas origens, uma dimensão internacional. Para começar, falar-se-á do primeiro modelo produzido, o 24 HP, projectado por Giuseppe Merosi na sua casa da Via Cappuccio, ainda antes de a A.L.F.A. (Anonima Lombarda Fabbrica Automobili) ser registada em Milão, a 24 de junho de 1910. E, naturalmente, não faltará ocasião para reviver as origens do mito desportivo da Alfa Romeo, desde a estreia no mundo da competição, em 1911, até à primeira vitória em 1923 no rali Targa Florio, momento do nascimento do lendário Quadrifoglio.

Estórias da história da Alfa Romeo