Download PDF

Se todos fizermos um pouco, podemos juntos fazer a diferença. Este foi o lema que juntou hoje colaboradores da Volvo Cars por todo o mundo, numa iniciativa global de limpeza de praias, rios e enseadas, ajudando a combater a poluição de plástico nos nossos oceanos. Mais de 850 funcionários e concessionários da Volvo Cars em 16 países, saíram hoje dos escritórios, largaram os computadores e dedicaram-se à recolha de lixo em prol do Dia Mundial do Ambiente das Nações Unidas e da campanha “Clean Environment”. A Volvo Car Portugal respondeu à chamada e juntou-se à causa, tendo realizado hoje a limpeza na Praia dos Moinhos, no Samouco-Alcochete. Em colaboração com a Brigada do Mar (projeto de intervenção ambiental nacional com 10 anos de existência), funcionários, parceiros, concessionários e jornalistas, num total de 70 pessoas estiveram, esta manhã, empenhados nesta acção que no final, ajudou a recolher mais de 1 tonelada de lixo.

 

A Volvo Cars anunciou o fim do plástico em todas as instalações e eventos até o final de 2019.

Desde o seu início em 1974, o Dia Mundial do Ambiente é dedicado a cuidar do planeta. O tema é, este ano, ‘Acabar com a poluição de plástico’. De acordo com o programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, mais de oito milhões de toneladas de plástico são despejadas nos oceanos a cada ano. O problema tornou-se global, são 9,4 milhões de toneladas no fundo mar, um tapete oceânico de lixo. Se nada for feito, em 2050 haverá mais plástico do que peixes no oceano.

A Volvo Cars orgulha-se de mobilizar os seus colaboradores apoiando a campanha Clean Seas e ajudando a ‘mudar a maré’ no que toca ao uso de plástico. Essa iniciativa é uma extensão da campanha “Volvo Cars Beach Clean Up”, que arrancou na Volvo Ocean Race, em Outubro do ano passado. Até o momento, mais de 600 funcionários já realizaram limpezas em todos os continentes. No mês passado, a Volvo Cars anunciou o fim do plástico em todas as suas instalações e eventos até o final de 2019. Em 2017, a empresa já tinha anunciado um compromisso líder na indústria, para electrificar todos os seus novos modelos lançados após 2019.

No mês passado, a marca sueca reforçou essa estratégia, afirmando que pretende que os automóveis 100% elétricos representem 50% de suas vendas globais em 2025. Nesse ano, a empresa pretende fabricar automóveis sem que para tal exista qualquer impacto ambiental. Em janeiro, a fábrica de motores em Skövde, na Suécia, tornou-se sua primeira instalação sem impacto ambiental da história da marca.