Download PDF

Volvo_850_GLTO 850 foi um dos automóveis icónicos para a Volvo tendo representado uma enorme mudança na sua linha de modelos. Resultado directo do Projeto Galaxy, foi o primeiro Volvo com tracção dianteira e motor transversal de 5 cilindros. O 850 teve também grande sucesso na competição e foi o primeiro modelo da marca a disponibilizar tracção às 4 rodas. A estreia mundial do novo Volvo 850 GLT ocorreu a 11 de Junho de 1991 na Stockholm Globe Arena. Nesse dia, foi revelado um modelo que era o resultado directo de um dos maiores investimentos industriais suecos, que se diferenciava significativamente de outros projectos da Volvo. O novo automóvel foi lançado sobre o lema – um automóvel dinâmico com 4 estreias mundiais. Estas novas características incluíam, motor transversal de 5 cilindros, um sistema integrado de proteção lateral, SIPS, e cinto de segurança dianteiro auto-ajustável. Apesar de ter herdado algum “design” da série 700, o 850 foi um modelo completamente novo, cujos trabalhos de desenvolvimento se iniciaram-se 1978, ano no qual foi decidido que era altura de – pensar de forma livre e apontar para as estrelas. Essa foi a razão pela qual o projeto foi batizado Galaxy.  O Projeto Galaxy resultou em duas divisões – a série sueca e a série holandesa que partilhavam a mesma tecnologia de base. A empresa holandesa Volvo Car B.V iniciou o desenvolvimento que depois daria origem à Série 400 enquanto a Volvo Cars, na Suécia, desenvolveria a Série 850.

Volvo_850_T_5R

Em 1994, foi apresentada em Genéve a T-5R numa edição limitada a 2.500 unidades de cor amarela, motor turbo de 240 cv e 330 Nm.

O primeiro modelo a ser apresentado foi o 850 GLT, com um motor de combustão normal, 20 válvulas e 170 cv. Durante a fase de desenvolvimento, a Volvo trabalhou arduamente na produção de um modelo que oferecesse enorme prazer de condução e que fosse, ao mesmo tempo, capaz de obter a correcta admissão de combustível e insonorização de gases de escape. Em Fevereiro de 1993 foi apresentada a carrinha. Este modelo apresentava algumas características típicas da Volvo como uma traseira com ângulo recto para maximizar a capacidade de bagagens, mas também um novo design nos seus faróis traseiros, completamente verticais e a cobrir completamente o pilar D. Em 1994, foi apresentado no Salão de Genebra, o T-5R numa edição limitada a 2.500 unidades de cor amarela e com um motor turbo de 240 cv e 330 Nm.  O ano de 1994 viu a Volvo regressar às pistas com duas carrinhas 850 na grelha de partida do Circuito de Thruxton-Reino Unido. Aclamado desde o início pela imprensa que não hesitou em denomina-lo como o carro mais seguro do mundo, a Volvo lançaria em 1995, uma nova estreia mundial em matéria de segurança, tendo sido o primeiro carro de produção a incluir “airbags” laterais. O 850 AWD – o primeiro modelo Volvo com tracção às 4 rodas foi lançado em 1996 e era capaz de fornecer, simultaneamente e a qualquer momento, tração às 4 rodas motrizes. Se uma das rodas traseiras começasse a girar, o sistema eletrónico TRACS, distribuiria automaticamente a energia à roda dianteira que apresentasse a melhor aderência. Este novo modelo, vinha equipado com um novo motor, com turbo boost, capaz de debitar 193 cv, e seria o predecessor dos modelos XC da Volvo com tracção às 4 rodas. O ano de 1996 assinalaria o final da produção do 850 tendo o seu ciclo de vida atingido um total de 1.360.522 automóveis produzidos. Em 1997, os modelos seriam submetidos a enormes alterações dando origem ao S70 (versão saloon) e V70 (versão carrinha).