Download PDF

Em 1966 apareceu a primeira geração do Corolla (KE 10) com o motor de geração K de 1.1 litros e MacPherson na dianteira. Foi o primeiro modelo Toyota de grande sucesso a ser comercializado em Portugal.

O primeiro Toyota Corolla foi apresentado ao mercado Japonês em 1966. Disponível em duas carroçarias distintas (duas e quatro portas), o Corolla foi projectado para ser um automóvel popular. No entanto, apresentava uma construção de elevada qualidade , além de equipamento apenas disponibilizado em segmentos mais elevados. Uma das novidades era o selector da transmissão montado no piso, característica notável para a época. Bancos separados e acolchoados para o condutor e passageiro, enquanto o banco traseiro era tão espaçoso e confortável, que era comparado a um sofá da sala. Embora fosse considerado como uma viatura compacta, o seu elevado tejadilho permitia um interior espaçoso. A designação Corolla, tem origem no termo latino coroa de flores, tendo sido escolhido assente na premissa de que iria florescer no mercado automóvel. O que viria a acontecer três anos após o seu lançamento no mercado, a primeira geração do Corolla tornou-se na viatura mais vendida no Japão, sendo que as vendas rapidamente se espalharam para outros países em todo o mundo.

 

3-_toyota_corolla_-_2a_generacion_1970

A segunda geração do Corolla chegou em 1970, com maior distância entre-vias, motor 1.2 litros de 74 cv. Um ano depois chegou o 1.6 litros com 103cv. Com a inauguração da Fábrica de Ovar em 1971, Portugal passou a ser o primeiro país da Europa a produzir o Corolla.

A análise ao mercado e às necessidades dos clientes tem sido essencial para o desenvolvimento de cada geração nova do Corolla. Como resultado, e tendo como base a produção deste ícone da marca japonesa, a Toyota construiu a filosofia da viatura assente na grande qualidade, durabilidade e fiabilidade (QDF), do primeiro Corolla – com o objetivo de superar as expectativas dos clientes em todas as suas vertentes. O resultado é o novo Corolla, uma viatura com o ADN da herança de 50 anos de história, que evoluiu no tempo. O mais recente modelo, é apresentado com um design exterior actual, um forte foco na qualidade sensorial, um interior mais espaçoso e um nível de tecnologia e equipamento superiores. A história de 50 anos do Corolla pauta-se pela constante evolução, exemplo da introdução de tecnologia e superior qualidade, é emblemático do esforço contínuo da Toyota em antecipar as necessidades dos clientes para produzir viaturas cada vez melhores.

 

 

 

44 milhões em 16 fábricas 

4-_toyota_corolla_-_3a_generacion_1974a

O ano de 1974 provou ser um ano exigente para a 3ª geração Corolla mediante novas normas de emissões de gases escape, que levaram a Toyota a ser pioneira nos conversores catalíticos. A carroçaria foi elaborada com recusrso ao túnel de vento.

Em novembro de 1966 e exclusivamente dedicada à produção do Corolla, a Toyota abriu uma nova fábrica em Takaoka na perfeitura de Aichi-Japão. Dois anos mais tarde, com ênfase no fornecimento de viaturas específicas de cada região e mercado, deu-se início à produção nas fábricas da Austrália e Malásia. De 1965 a 1968, a Toyota duplicou a sua produção total de 480.000 para 1.1 milhões de veículos, por ano, uma contribuição significativa do Corolla para o crescimento da marca. Na Europa, o Corolla foi introduzido em abril de 1967. Em 1971 sai da fábrica de Ovar, a 1ª unidade produzida na Europa, que em 10 anos de produção acumularia 52.760 unidades. Em 1994 a Toyota Turquia (Toyota Motor Manufacturing Turquia (TMMT)), em Sakarya, deu início à produção da 7ª geração do modelo, e continuou a produção da 8ª e 9ª gerações. Já em 2013 deu início à produção da 11ª geração do Corolla actual.

As exportações do Corolla para a América do Norte começaram em 1968, e o sucesso de vendas neste mercado ajudou as vendas acumuladas mundiais a chegar a 1 milhão de unidades, apenas quatro anos após o seu lançamento. Em 1997, o Corolla tornou-se o modelo mais vendido em todo o mundo, com vendas acumuladas mundiais superiores a 22,65 milhões de unidades. Em 2013, o Corolla já tinha vendido 40 milhões de unidades em todo o mundo. Actualmente o modelo é produzido em 16 fábricas em todo o mundo, e já foram vendidas mais de 44 milhõesde unidades. Por outras palavras, nos 79 anos de história da marca, um em cada cinco veículos é um Corolla. Desde 2002, mais de um milhão de unidades foram vendidas anualmente em cada ano. No ano passado, um total de 3.670 unidades Corolla foram vendidas todos os dias em mais de 150 países.

 

5-_toyota_corolla_-_4a_generacion_1979

Entre 1979 e 1983 a 4ªgeração trouxe novas linhas direitas, suspensões e motor 1.8 litros

6-_toyota_corolla_-_5a_generacion_1983a

Entre 1983 e 1987 a 5ª geração Corolla foi a primeira a ser desenvolvida através de computador. Os Coupé assumem a referência desportiva da marca com os AE 86

 

7-_toyota_corolla_-_6a_generacion_1987

A 6ª geração marcou uma viragem na qualidade, mediante 2.000 alterações e exigências feitas a 100 fornecedores

8-_toyota_corolla_-_7a_generacion_1991

Sob a designação E 100 a 7ª geração foi comercializada entre 1991 a 1995

 

9-_toyota_corolla_-_8a_generacion_1995

Entre 1995 e 2000 a 8ª geração do Corolla passou a dar maior importância aos custos de utilização e impacte ambiental

 

10-_toyota_corolla_-_9a_generacion_2000

Com a 9ª geração iniciou-se a concepção europeia do Corolla (2000 a 2006)

 

11-_toyota_corolla_-_10a_generacion_2006Em 2006 e ao perfazer 40 anos a 10ª geração do Corolla ficou conhecida como a dos 5 minutos, ou o primeiro automóvel global. Com o lançamento da décima geração surgiu uma nova direção em termos de “design”. Nas palavras do engenheiro-chefe deste modelo, Soichiro Okudaira: O desempenho dinâmico foi aferido com os melhores da Europa, com a facilidade de condução e espaço do mercado norte-americano. Aos engenheiros que desenvolveram o projecto foi dada uma exigência: o cliente deveria reconhecer as difereças e qualidade do novo modelo em menos de cinco minutos

 

O ano de 2013 trouxe a 11ª geração Corolla, o carro mais vendido do mundo. Com mais de 44 milhões de Corolla vendidos durante ao longo de 50 anos , o lançamento desta mais recente geração introduziu um novo e arrojado estilo exterior, com forte foco na qualidade sensorial e elevados níveis de tecnologia, equipamento e segurança. O icónico nome Corolla promete perdurar no tempo.