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Volvidos quatro anos de jejum, no tocante à presença no segmento dos ligeiros de mercadorias e passageiros, a Toyota regressa com uma multiplicidade de modelos e versões. Nos furgões de mercadorias, as propostas assentam em duas distâncias entre-eixos e três volumetrias, entre os 4,6 a 6,6 m³. Como novidade, o furgão é apresentado com uma escotilha sob o banco do passageiro, concedendo um aumento (1.160 mm) no comprimento do compartimento de carga, ainda que esta janela esteja limitada nas dimensões, muito próximas do assento do pendura. No tocante às performances mecânicas, os furgões estão disponíveis com motores 1.6 de 95 ou 115 cv e peso rebocável (c/travões) de 1.800 kg, e um 2.0 de 120 cv e peso rebocável (c/travões) de 2.500 kg. Em termos de equipamentos de segurança (activa e passiva) encontramos os ABS, BA, VSC e “airbags” para condutor e passageiro na Van de três lugares, e frontais e laterais na Service de seis lugares.

 

No caso do Proace Verso destinado ao transporte de passageiros, as escolhas são mais amplas, mesmo considerando que a mais elaborada versão “Prime” ainda se encontre na fase de definição. Nos outros três Versos, as escolhas vão da Combi de nove lugares, às “Shuttle” de oito e nove lugares. Nas silhuetas, encontramos apenas dois comprimentos de carroçarias, com base na mesma distância entre-eixos e bagageiras de 550 e 980 litros na L1 e 1,200 a 1.600 na L2 mais longa. Nas versões “shuttle” as segunda e treceira filas de assentos deslizam sobre calhas, ganhando-se funcionalidade no acesso e espaço na habitabilidade. No tocante às performances mecânicas, estão disponíveis os motores 1.6 de 115 cv e 2.0 de 150 cv com pesos rebocáveis (c/travões) de 1.800 e 2.300 kg respectivamente. Na “Prime” o peso rebocável baixa para 2.200 kg e uma das razões tem a ver com o maior valor de tara. A melhor filtragem das vibrações e ruídos, e a adopção de vidros mais grossos (+ 0,7 mm) entre outros, contribuem para o maior peso quando pronto a rolar. Por fim mas não menos importante, a classificação de cinco estrelas nos testes de embate EuroNCAP.

Proace Van e Service

Carroçaria

Motor

Transmissão

Lugares

L0 – 4,6 a 5,1 m³

1.6 – 95 cv e 1.000 kg de carga útil

5 relações

3

L1 – 5,3 a 5,8 m³

1.6 – 115 cv e 1.000 kg

2.0 – 120 cv e 1.400 kg

6 relações

3 e 6

L2 – 6,1 a 6,6 m³

2.0 – 120 cv e 1.400 kg de carga útil

3 e 6

 

Quanto pode custar a Proace da Toyota – €

Nos dias que correm, as dificuldades de caixa são muitas e, por isso mesmo, fomos à procura de soluções, sem entrada inicial e considerando o Van de três lugares ou a Combi de nove lugares. O importador, através do produto Toyota renting plus, deu-nos duas soluções para cada um dos veículos. Uma para os 80 e outra para os 100.000 km, com manutenção + IPO, IUC, assistência em viagem, seguro de manutenção (500 € de franquia). Uma vez que a quilometragem é estimada, existem valores para quem ultrapasse essa quilometragem, e o mesmo acontece para quem não a atinja.

 

Toyota Proace

Van 3 lugares 1.6 115 cv L1

Combi 9 lugares 1.6 115 L1

80.000 km

100.000 km

80.000 km

100.000 km

Preço contrato

18.714,12

24.113,09

renda

314,07

323,53

390,43

400,87

iva

71,99

74,14

89,55

91,95

Renda + iva

386,06

397,69

479,98

492,82

Km excesso

0,0755

0,0672

0,0755

0,672

Km defeito

0,0302

0,0269

0,0302

0,0269