Download PDF

entregaA nova gama de camiões Scania, foi eleita para o prémio do International Truck of the Year em 2017, galardão atribuído por um júri composto por 25 jornalistas europeus, em representação das principais edições dedicadas aos ligeiros e pesados de mercadorias. No salão de Hanover-Alemanha e no dia dedicado à imprensa, o prestigiado prémio, foi entregue a Henrik Henriksson, Presidente e CEO da Scania. Com um total de 149 votos, o camião sueco teve como adversários, os recentes Iveco XP e NP de longo curso, e o Mercedes-Benz Actros equipado com a última geração do motor OM 471. De acordo com as regras do Camião do Ano Internacional – International Truck of the Year (ITOY) o prémio é atribuído, anualmente, ao camião que nos últimos 12 meses, melhor contribuiu para a eficiência no transporte rodoviário, com base em importantes critérios como a inovação tecnológica, o conforto, a segurança, a condução, a economia de combustível e impacte ambiental, e custos operacionais.

 

dsc_0980Com base nas características e pontos fortes da marca, a Scania apresentou uma nova geração de camiões, que evidencia melhorias em áreas fundamentais, como a aerodinâmica, o conforto e a ergonomia, a condução do veículo, as performances da cinemática, a segurança e os serviços orientados para o cliente. Entre as inovações na cinemática, os jornalistas do Truck of the Year, apreciaram a eficácia no engrenamento da renovada Opticruise, equipada com o novo sistema dinâmico “layshaft” além das performances do novo motor de seis cilindros em linha de 13 litros-500 cv equipado apenas com SCR. Outra das características apreciadas, tem a ver com a redução do CO² nos motores Euro 6 da Scania, que podem utilizar o HVO (Hydro treated Vegetable Oil) com o potencial de redurir até 90% as emissões de CO² . A cabina dos novos Scania concede melhor visibilidade a quem conduz, graças a uma nova posição de condução, agora mais próxima do pára-brisas com uma grande área, um painel de instrumentos mais baixo e pilares ‘A’ menos intrusivos. Além disso, a cabina topo de gama ‘S’ conta com piso plano, e concede padrões muito próximos com os de um automóvel de passageiros, conforme os jornalistas confirmaram durante a condução na Suécia.

 

zulu0838Os membros do júri ITOY, também apreciaram os novos serviços e contratos de manutenção, incluídos na gestão de frota e desenvolvidos com base na experiência obtida nos mais de duzentos mil camiões que circulam na Europa. Em resumo e de acordo com o presidente do International Truck of the Year: Com esta nova gama, a Scania apresenta um camião que representa o “state-of-the art” no segmento dos pesados, sendo capaz de satisfazer no transporte de mercadorias, as necessidades actuais e as futuras, sublinhou Gianerico Griffini Acerca do International Truck of the Year.

O prémio International Truck of the Year (IToY) foi iniciado em 1977 por Pat Kennett, então um jornalista britânico e editor da revista TRUCK. Na actualidade, em representação de igual número de países e publicações europeias, 25 membros compõem o júri. Nestes últimos anos, o ITOY tem alargado a esfera de influência europeia, mediante ‘membros associados’ em mercados importantes como a China, Irão, Africa do Sul, Australia, Brazil e Japão. Em conjunto, este universo de leitores e o dos 25 membros do ITOY, ultrapassa as 950.000 pessoas.