Download PDF

Eleito o Furgão Internacional do Ano em 2012

Clicar para começar e parar a reprodução das imagensAs inovações tecnológicas agradaram a alguns membros do júri, enquanto os custos de utilização sensibilizaram outros. Com um total de 104 pontos, o Kangoo Zero Emissões venceu o galardão para 2012, demonstrando a unanimidade do júri em relação ao tema de eficácia no transporte, num veículo que não é muito mais dispendioso face às escolhas a Diesel propostas pela Renault. Disponível em duas versões, o Kangoo ZE pode ser carregado nos postos dedicados ou em casa/garagem, mediante a utilização de uma ficha monofásica. E no tocante a custos, os 100 km podem custar menos de 2 €.

O primeiro eléctrico premiado

O Renault Kangoo ZE é o Furgão do Ano Internacional em 2012. Pela primeira vez um veículo eléctrico conquista o galardão do International Van of the Year, desta vez com 104 pontos dos 168 possíveis numa eleição de um júri composto por 22 jornalistas, oriundos de igual número de países europeus.
Atribuído anualmente, o troféu pretende premiar o veículo que mais contribui para a eficiência no transporte rodoviário de mercadorias. De acordo com o presidente do júri: o Kangoo ZE impressionou, por ser apresentado com custos de aquisição semelhantes aos de um modelo convencional, por ter custos de utilização baixos e emissões zero, adiantou Pieter Wieman (à esquerda na foto) quando entregava o troféu a Jean-Marie Hurtiger, o vice-presidente da divisão LCV da Renault.
No tocante às prestações, estas deixaram boas impressões e relativamente à autonomia – e de acordo com valores do construtor – os 102 quilómetros são suficientes para o tipo de distribuição urbana a que este veículo habitualmente se destina. Em termos europeus e neste segmento, 80% dos veículos não chegam a percorrer esta distância diariamente.
A eleição deste ano ficou assim ordenada 1 – Renault Kangoo ZE 104 pontos; 2 – Iveco Daily 87 pontos; 3 – Fiat Ducato 27 pontos; 4 – Volkswagen Caddy 23 pontos; 5 – Ford Transit 21 pontos; 6 – Volkswagen Crafter 13 pontos.