Download PDF

Em 1970 o Range Rover foi pioneiro na tracção integral permanente neste tipo de veículos

O Range Rover tem vindo a evoluir e já ultrapassou os 1,7 milhões de unidades vendidas. As características mais marcantes rendem homenagem ao veículo original, como é o caso do capot em forma de concha, as linhas direitas na silhueta da carroçaria ou a prática porta traseira dividida. A história do Range Rover começa com 26 modelos que incluíam a palavra ‘Velar’ para manter em segredo a sua identidade. Estas siglas foram criadas a partir das letras “Land Rover” que identificam a marca. Quando foi colocado à venda pela primeira vez em 1970, o Range Rover foi um dos pioneiros no tocante à tracção integral permanente, herdada dos Land Rover. Em 1971, o modelo original foi apresentado como “um trabalho exemplar de design industrial” ao ser o primeiro automóvel a ser exposto no Louvre-Paris. A partir de então, esteve sempre na vanguarda do design e da engenharia.

 

 

SVAutobiography Dynamic partilha o V8 com o Range Rover Sport SVR

A versão de quatro portas foi posta à venda em 1981 e, pouco depois, em 1982, foi introduzida a transmissão automática nos Range Rover. Em 1989, o SUV de luxo foi o primeiro veículo todo-o-terreno do mundo a incluir travões anti bloqueio (ABS). Em 1992 passou a ser o primeiro SUV do mundo a incluir o sistema de controlo de tração eletrónico e suspensão pneumática eletrónica e automática. A inovação em engenharia continuou presente em 2012, quando o Range Rover passou a ser o primeiro SUV do mundo fabricado totalmente em alumínio. Mais recentemente, em 2014, o SUV de luxo foi o primeiro veículo a incorporar a avançada tecnologia All-Terrain Progress Control (ATPC) da Land Rover, um acelerador automático adaptativo que ajusta a velocidade em qualquer tipo de piso. O último modelo incluído no vídeo, o SVAutobiography Dynamic, conta com um motor V8 que já equipava o aclamado Range Rover Sport SVR e foi especialmente programado para chegar a um binário de 680 Nm e dos 0 aos 100 km/h em 5,4 segundos.

 

 

 

Cronologia do Range Rover

1969 Protótipo do Range Rover (Velar)
1970 Início da comercialização do Range Rover Classic de duas portas
1972 O Range Rover atravessa a perigosa região de Darién no âmbito de uma expedição transamericana de 29.000 km organizada pelo exército britânico. São precisos 99 dias para percorrer os 400 km de densa selva
1973 Range Rover Classic (Suffix C)
1977 O Range Rover consegue a vitória na categoria 4×4 na maratona Londres-Sidney, um percurso com 30.000 km onde os veículos pontuam pela velocidade
1979 O Range Rover vence o primeiro Paris-Dakar que voltou a vencer em 1981
1981 Chega o Range Rover de quatro portas e a primeira edição limitada Vogue
1982 É introduzida a transmissão automática no Range Rover
1985 O modelo Diesel Range Rover “Bullet” bate 27 recordes de velocidade
1987 O Range Rover começa a ser comercializado nos EUA
1989 O Range Rover é o primeiro veículo todo-o-terreno do mundo a incluir travões ABS
1992 O Range Rover é o primeiro veículo todo-o-terreno do mundo a utilizar a gestão electrónica para o controlo de tracção e suspensão pneumática
1994 Início da comercialização da segunda geração do Range Rover
2001 Início da comercialização da terceira geração do Range Rover
2002

2012

2014

2015

2017

É fabricado o veículo número 500.000 do Range Rover em Solihull

Comercialização da quarta geração do Range Rover, o primeiro SUV em alumínio

Comercialização da versão mais longa e de maior distância entre-eixos

O exclusivo Range Rover SVAutobiography é apresentado nos EUA

Range Rover SVAutobiography Dynamic