Download PDF

Ford Mondeo Hybrid

FordMondeo-Hybrid_05Em alternativa aos 180 cv do TDCi 2.0, a Ford propõe 187 cv no híbrido, que continua a ter seis relações, mas com recurso ao automatismo, em vez da escolha manual do Diesel. No híbrido, os cavalos galopam de forma bem diferente, e daí resulta um equilíbrio dinâmico muito agradável, e muito mais suave face à escolha a gasóleo. Outra das vantagens do híbrido face ao Diesel de 180 cv tem a ver com o preço final a rondar os 37.000 € em vez dos 41 da versão 180 cv. Em parte, esta diferença reflecte a vantagem fiscal do automóvel com menos emissões… e consumos. Num breve contacto ao volante, conseguimos 4,4 l/100 km à média de 54,3 km/h. Estes valores e o preço final do Mondeo Hybrid, tornam este automóvel num dos mais competitivos em termos de mercado, em especial se pensarmos num automóvel familiar com quatro portas, que concede este espaço e conforto de rolamento.

O 2.0 litros a gasolina funciona pelo ciclo Atkinson

Volvidos 21 anos desde o início da comercialização do Mondeo, a 5ª geração é também a primeira. Por outras palavras, a Ford aproveitou este Mondeo, para colocar uma panóplia de tecnologias no primeiro híbrido europeu. E não estamos apenas a falar de motorização. Em termos de segurança, esta geração vem equipada com o sistema de detecção de peões, e o sistema destinado a evitar as colisões ou a minimizar os efeitos destas. Outro dos sistemas é o que permite o estacionamento autónomo, tanto em espinha como o longitudinal. O novo Mondeo também conta com outra inovação nas suspensões traseiras, agora independentes e com uma geometria a cargo de braços múltiplos.

FordMondeo-Hybrid_09Em termos de motorização, ao 2.0 litros a gasolina estão agregado dois motores eléctricos, capazes de gerar 1,4 kWh. Todavia, em nossa opinião, o mais interessante neste híbrido, é a forma como efectua a gestão da energia das baterias de iões-lítio e o funcionamento dos motores eléctricos. A regeneração da energia, pode acontecer na aceleração ou desaceleração e travagem. O que se constata ao volante, é que esta gestão, concede uma significativa economia de combustível, e prestações dignas de realce, sem todavia se aproximarem dos padrões de desportividade, concedidas por outras versões.

 

FordMondeo-Hybrid_19.jpg   FordMondeo-Hybrid_15.jpg

Gostámos – Gostámos +
– Complexidade de alguns comandos/funções – Conforto de rolamento

– Equipamento de série/segurança activa

– Economia de combustível

– Espaço e habitabilidade

– Gestão da condução e viagem