Download PDF

Um L2 que dá para três

Clicar para começar e parar a reprodução das imagensUm ano depois de a marca francesa se relançar no mercado dos ligeiros de passageiros e mercadorias, a quota de mercado dos furgões rondava os 12%. Este ano e com o segundo lugar neste sub-segmento, a quota cifra-se nos 32% e registe-se, que no segundo semestre a concorrência será mais e com modelos novos, para fazerem frente ao “comercial” mais vendido da Peugeot. Um destes será o Citan da MB, enquanto a Ford prepara a nova Transit Custom e a Dacia, irá comercializar os novos Dokker. Se por um lado é verdade que são novos os modelos a chegar ao mercado, não sendo por isso conhecidos, por outro lado a imagem da Mercedes-Benz é forte, os produtos Transit são referência de mercado e os Dacia são já reconhecidos através dos preços competitivos.


As propostas francesas

Com uma nova imagem na frente e alterações estéticas que permitem reconhecer mais robustez, o Partner continua a ser proposto com dois comprimentos. São 250 mm a mais no comprimento e 120 mm de largura no compartimento de carga, enquanto na volumetria, em vez dos 3,7 m3 do L1, o L2 concede 4,1 m3. Os valores de carga útil variam entre 549 kg e 671 kg, podendo chegar aos 850 kg no L2.
Em termos de motorizações, estas são apresentadas com transmissões manuais de cinco relações e dois níveis de potência mediante renovado 1.6 HDi: 75 ou 90 cv nas duas versões L1 e a mais potente na carroçaria L2. O nível de equipamento Confort e três lugares são outros argumentos no L2, ainda que o central fique condicionado pela existência do módulo no painel, no qual se encontra o selector da transmissão.

O furgão português

Com montagem em Mangualde na unidade PSA Peugeot Citroën, o Partner é o furgão mais vendido entre nós. No pódio nacional das versões, a L2 Confort está na terceira posição, sendo apresentada ao mercado com um preço de 18.885 € ao qual acrescem as despesas administrativas.
No tocante ao equipamento de série, este Partner vem equipado com ABS dotado de repartidor electrónico de travagem e assistência à travagem de emergência, “airbag” para quem vai ao volante, coluna de direcção retráctil e no capítulo da segurança activa, por 615 € pode-se obter controlo electrónico de estabilidade ESP e “airbag” passageiro. O ar condicionado com filtragem de pólen é outro dos opcionais (985 €) enquanto o ordenador de dados, acelerador e limitador automático de velocidade, comando eléctrico para os vidros e a carga útil elevada a 850 kg, entre outros, fazem parte do equipamento de série.

Gostámos Mais

  • Comportamento dinâmico
  • Acessos ao compartimento carga
  • Espaços para arrumos no interior
  • Conforto de rolamento
  • Evolução estética e acabamentos

Gostámos Menos

  • Precisão do selector
Modelo/Versão Peugeot Partner 1.6 Hdi L2 90 cv
Potência 66,2 kW (90 cv) 4.000 rpm
Binário 215 Nm (21,0 kgm)/1.500 rpm
Consumos Urb:5,6; Ext-urb:4,5; Combi:4,9 l/100 km
CO2 129 g/km
Médias 5,1 L/100 a 46 km/h
Preço Base 14 740,07 €
ISV 580,54 €
IVA 3 525,73 €
Ecotaxa 8,65 €
Documentação 1 045,50 €
€ chave na mão 19 900,49 €
IUC 160,78 €