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diesel-hybrid-movimentoA 15 de Novembro de 1896 em Stuttgart-Alemanha, abriu uma oficina dedicada à mecânica de precisão e engenharia electrotécnica. Aos 25 anos, o alemão nascido em Albeck-Ulm, deu os primeiros passos para criar a marca, cuja facturação chegou aos 70,6 biliões de euros em 2015. Nos primeiros anos de actividade de Robert Bosch, o sector automóvel adoptou a instalação do primeiro magneto de baixa tensão (1897) sendo necessário esperar uns anos, para ver o magneto de alta tensão e as primeiras velas Bosch (1902). Em 1913 aparece o sistema de luzes, e cinco anos depois, a empresa cria o primeiro logotipo. As bombas de injecção e injectores para motores Diesel, aparecem no mercado em 1927, enquanto para os motores a gasolina, a injecção chegou em 1951. A gestão electrónica (Jtronic)chegou em 1967 e nove anos depois, a Bosch estava associada aos catalisadores e sonda Lambda.

Mercedes-Benz TELDIX Anti-Blockier-System. Mit Anti-Blockier-System bleibt der Wagen auch bei einer Vollbremsung stabil und lenkfähig. Der Fahrer kann einem  Hindernis ausweichen. Die Bremsspur des rechten Fahrzeugs zeigt, dass die Räder blockieren, es ist nicht mit Anti-Blockier-System ausgestattet. ; Mercedes-Benz TELDIX anti-lock braking system. Equipped with anti-lock braking system, the car remains on course and steerable even under emergency braking. The driver is able to avoid an obstacle. The skid marks of the car without anti-lock braking system on the right-hand side show that the wheels lock under braking.;

Em parceria com a MB a Bosch desenvolveu o ABS em 1978 e assim garantia a eficácia da direcção nas travagens de emergência

Em 1978 e em conjunto com a Mercedes-Benz criaram o sistema anti-bloqueio de rodas na travagem (ABS) e no ano seguinte, a gestão electrónica estendia-se ao motor. Em 1986 desenvolveram os sistemas de controlo de tracção, e três anos depois davam os primeiros passos para o o sistema de navegação europeu. Em 1991 e com o alargamento da gestão electrónica a todo o veículo, estava criado o Motronic e, quatro anos depois, a miniaturização trouxe os MEMS – Micro Electro Mechanic Sensors, e os sistemas de controlo de estabilidade ESP. Em 1997 e face à impossibilidade dos italianos, industrializam o “common rail”. Nos gasolina, a injecção directa chega em 2000 e para ‘ver’ a assistência à condução nocturna, foi preciso esperar cinco anos, e outros cinco (2010) para ver a motorização híbrida nas linhas de produção, no mesmo ano em que se desenvolveram os sistemas de travagem preventiva. Em 2012 e para entrar no mercado das “scooter” eléctricas, estabeleceram uma parceria com os chineses, e no ano seguinte desenvolveram um sistema de controlo de estabilidade para motos. O ano transacto inauguraram um centro de investigação em Renningen-Alemanha, e este ano criaram uma “cloud” própria para serviços “online”.