Download PDF

A primeira edição em 2013, registou a presença de 1.500 pessoas e 1.000 alunos

O Campeão Nacional de todo-o-Terreno Nuno Matos, está a organizar, em parceria com a Câmara Municipal de Portalegre, a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre e a Fundação Robinson, a Fábrica de Pilotos, um evento dedicado aos mais novos, que terá lugar já este Domingo, dia 15 de Outubro e que antecede a 31ª edição da Baja Portalegre 500, mítica e derradeira competição pontuável para a Taça do Mundo de Todo-o-Terreno e para o Campeonato Nacional da modalidade, na qual o piloto portalegrense tem já presença confirmada.

A Fábrica de Pilotos é uma iniciativa dirigida especificamente a todos os alunos do primeiro ciclo do ensino básico de Portalegre, mas aberto ao público em geral. Os alunos entre os seis e os dez anos de idade foram desafiados a apresentar trabalhos, tais como desenhos, ilustrações, montagens, colagens, etc, nos quais se associasse o Opel Mokka Proto de competição da equipa à Fábrica Robinson. Todos os trabalhos serão avaliados por um jurí e os 25 melhores terão a oportunidade única de, já no próximo Domingo, experimentar as emoções de andar ao lado de Nuno Matos na sua máquina de competição. Esta não é a única surpresa do dia. Dia 15 de Outubro será um dia repleto de muitas outras iniciativas que envolvem não só actividades lúdicas, mas também pedagógicas, a decorrer em simultâneo e que prometem animar miúdos e graúdos.

O Espaço Robinson abre portas pelas 10:00. É lá que estarão expostos os trabalhos dos alunos. Ao longo de todo o dia estarão também a decorrer jogos tradicionais no local que também terá insufláveis a fazer as delícias dos mais novos. Será ainda possível visitar o Núcleo da Fábrica Robinson, a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre e participar em Workshops de cocktail’s não alcoólicos. As crianças serão ainda desafiadas a participar na iniciativa -Vem trocar um pneu – e na escolinha de prevenção rodoviária de carrinhos a pedais, promovida pelo programa Escola Segura da GNR. Nesta iniciativa que conta ainda com o apoio de várias instituições, o público poderá ainda assistir a demonstrações de operações de desencarceramento por parte dos Bombeiros, às 11:00 e às 15:00, demonstrações de expressão corporal pelos utentes da APPACDM, às 11:30 e às 15:30, espectáculos de dança com os utentes da CERCI às 12:00 e às 16:00. Para além de todas estas iniciativas a Fábrica de Pilotos, irá oferecer “t-shirts” para todas as crianças que frequentam o primeiro ciclo, e outros brindes. As portas do Espaço Robinson, no Largo Jardim Operário, nº5 abrem às 10:00 e o final das actividades está previsto para as 17:30. A entrada é gratuita.