Download PDF

A mais recente geração do Nissan Micra, foi testada de acordo com os novos protocolos do Euro NCAP, que avaliam duas versões do mesmo automóvel e concedem duas classificações. O Micra foi premiado com quatro estrelas pelo Euro NCAP e cinco nas versões com tecnologias adicionais de condução inteligente. O Micra foi premiado com quatro estrelas para as características de segurança de série para a gama. No entanto, nos casos em que é incluído o equipamento de série das versões superiores, o novo Nissan Micra alcançou o máximo de cinco estrelas possíveis.

A diferença nas duas classificações está ligada ao desempenho do automóvel na categoria de assistência à segurança deste teste. Todos os Micra estão equipados com o sistema anti-colisão inteligente (IEB), uma tecnologia de condução, capaz de detectar um veículo à sua frente que esteja a abrandar ou a parar e accionar automaticamente os travões. Dependendo das velocidades relativas, este sistema poderá evitar um impacto ou reduzir a severidade do mesmo. A instalação deste sistema no Micra resultou numa classificação de assistência à segurança que, quando combinada com os resultados da segurança dos adultos, crianças e a segurança dos peões, alcançou uma classificação geral de quatro estrelas.

No entanto, no novo Micra está disponível também um Pacote Safety+, de série na versão Tekna e opcional em todas as outras. Acrescenta tecnologia de reconhecimento de peões ao IEB e inclui o sistema inteligente de manutenção de faixa de rodagem (ILI), uma estreia no segmento B. Quando o ILI é activado – por exemplo, ao atravessar um traço no centro da estrada – o volante vibra suavemente e os travões do automóvel são automaticamente accionados, individualmente e dependendo da direcção de deslocação necessária, para orientar suavemente o veículo de novo para a faixa correcta. Quando avaliado pelo Euro NCAP, o Pacote Safety+ fez com que o novo Micra recebesse uma classificação superior e contribuiu para uma classificação geral de cinco estrelas. Todos os novos Micra são disponibilizados com seis “airbags”, avisos de cintos de segurança e ajuste da altura do cinto de segurança na dianteira. O sistema Isofix para encaixe de cadeiras de criança – incluindo no assento do passageiro dianteiro – é de série no novo Micra, para a melhor protecção possível para crianças. As características de segurança adicionais do  novo Micra incluem o programa de estabilidade eletrónica, travões anti-bloqueio e arranque assistido em subidas. Um limitador de velocidade, sensor de faróis automático, luzes de emergência automáticas e a monitorização da pressão dos pneus estão também instalados.