Download PDF

Nos testes Euro NCAP, o novo XC 60 foi o melhor classificado entre os modelos suecos

Nos resultados já divulgados este ano pela organização independente de segurança automóvel Euro NCAP, a Volvo volta a ser a marca mais destacada. Com três modelos (XC60, S90 e V90) entre os quatro com melhor pontuação no “ranking” de 2017, a marca sueca reforça o seu estatuto de líder em matéria de segurança automóvel. O Euro NCAP subdivide-se em quatro áreas de protecção: adultos, crianças, peões e tecnologias de assistência à condução.

Protecção de Adultos – Neste campo são realizados testes de impacto frontal e lateral, além da avaliação  e avaliação do efeito-chicote para determinar o nível de protecção oferecido ao condutor e passageiros.

Protecção de Crianças – A este nível são avaliados três aspectos principais: a protecção proporcionada pelos sistemas de retenção infantil em caso de impacto frontal e lateral; a versatilidade do veículo acomodar diferentes tipos de sistemas de retenção; e a disponibilidade de soluções para o transporte seguro de crianças.

Protecção de Peões – Este resultado é determinado em função dos testes realizados às estruturas da frente do veículo onde se incluem capot, pára-brisas e pára-choques. Nestes testes, avaliam-se os potenciais riscos de lesões nos peões. Os modelos podem obter pontuação adicional, caso possuam um sistema autónomo de travagem de emergência, capaz de reconhecer os pedestres.

Tecnologias de Assistência à Condução – Este resultado determina-se a partir de testes às tecnologias mais importantes de assistência ao condutor, capazes de suportar uma condução segura, que evite acidentes e reduza o efeito de potenciais lesões. Nestes testes, o Euro NCAP avalia a funcionalidade e desempenho dos sistemas, durante a condução normal e em cenários de acidentes.

No ano em que se encontra a comemorar os seus 90 anos de existência, estes resultados são motivo de orgulho para a marca sueca que, continua a liderar o sector, no que diz respeito ao capítulo de segurança automóvel. Para a Volvo, a segurança não serve apenas para fazer publicidade. Ao longo de nove décadas de história, a marca tem sido líder nesta área, com os posicionamento e valores inalterados desde 1927.