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A crescente procura dos SUV tem concedido aos GLA um sucesso considerável, numa gama em que os preços duplicam, quando analisamos as propostas que balizam os valores. Entre o Diesel 180 de 109 cv e o gasolina 45 AMG de 381 cv, existem diversas escolhas e desta vez, conduzimos a 4Matic com o Diesel de 177 cv, disponível a partir dos 54.000 €. Todavia, a marca de Stuttgart mantém a possibilidade de individualizar cada uma das versões. Por isso, fomos encontrar jantes de 19” equipadas com pneus “run flat” em vez das originais (17”) e mais alguns opcionais, dentre os quais se destacam o tecto de abrir panorâmico, o ar condicionado automático “thermotronic”, leitor de cd, o map pilot da Garmin, a integração do “smartphone”, tampa da bagageira com comando eléctrico, entre outros. De uma forma mais simplificada, depois de escolher o GLA existem três linhas: Urban, Style e AMG. O passo seguinte destina-se a encontrar as conjugações ou itens desejados e assim se chega ao valor final, neste caso de 63.868,06 € dos quais 20.607,23 € são para os mais significativos imposto e taxa.

preço-base

isv

iva

despesas

pvp

iuc

35.703,20

8.194,44

10.102,36

54.000,00*

252,47

* versão ensaiada: 63.868,06 € c/ 7.552,83 € de extras+extensão de garantia

 

 

Em nossa opinião, existe outro ponto em que devemos destacar: a segurança. Alguns elementos deste GLA, estão de facto orientados para a segurança, tanto a passiva como a activa, enquanto outros potenciam a condução defensiva. A existência de “airbags” ao nível do joelho de quem conduz, nas janelas, frontais e laterais, em conjunto com o capot activo,contribuem para minimizar os efeitos de um acidente – a tal segurança passiva – enquanto o alerta de colisão eminente e o reconhecimento de travagens de emergência, contribuem para evitar o acidente, de igual forma como acontece com os ABS e ESP com este último destinado ao controlo da estabilidade.

Em termos de visibilidade para o exterior, o longo e afilado capot (assim configurado para melhorar a protecção aos peões) diminui os ângulos, e o mesmo acontece na traseira, devido à forma do óculo e pilar ‘C’. No entanto, a existência de sensores à frente e atrás e a visualização da marcha atrás, facilitam as manobras. Para a frente e antes dos avisos sonoros, existe um indicador visual de aproximação, colocado na parte superior do painel.

 

 

 

Entrar no GLA é tarefa fácil, em especial nos lugares dianteiros. Para quem conduz, é fácil encontrar uma boa posição, mesmo que tenha de accionar, manualmente, os diversos ajustes para quem conduz. Para os lugares traseiros e face ao espaço disponível na frente, os ângulos de acesso são menos favoráveis, tal como acontece com a habitabilidade. Com boa modularidade e mediante rebatimento dos assentos traseiros, é possível transformar os 421 em 1.235 litros de volumetria na bagageira. No que diz respeito a pesos, este GLA ronda os 1.600 kg de tara, enquanto o peso rebocável com travões é de 1.800 kg. Outros números igualmente expressivos, foram os obtidos num breve contacto ao volante, com 6,3/100 km à média de 53,0 km/h, num percurso misto entre estrada, auto-estrada e urbano.

A conjugação de automatismos entre tracção e transmissão, é das características mais equilibradas no conceito e suaves no desempenho. No que respeita à motricidade, estamos em presença de um modelo com tracção integral permanente, mas selectiva até ao ponto em que distribui 50/50 entre as vias dianteira e traseira. Na transmissão, as sete relações deixaram-nos a impressão de estarem muito bem escalonadas e em perfeita sintonia com a potência e binário deste 220 d. Para os mais exigentes, as patilhas atrás do volante permitem espevitar a potência do motor e revelam um automóvel com tendências para a condução rápida. E quando começamos a exigir mais das suspensões independentes e sistema de travagem, estes estão ao nível da cinemática. Por outras palavras, o comportamento em curva é bom, sem penalizar o conforto, enquanto o equilíbrio dinâmico de todo o conjunto, nos transmitiu agradáveis sensações.

Gostámos –

Gostámos +

– Alguns ângulos de visibilidade

– Espaços para arrumos

– Comportamento dinâmico

– Conforto de rolamento

– Suavidade e eficácia do 4Matic

– Equipamento de série e segurança activa

– Qualidade de materiais e finalização

Características técnicas

MB GLA 220 d 4Matic

motor

4 cil 2.143 cc, 16, EGR+SCR+DPF

potência kW(cv)/rpm

130 (177)/3.600~3.800

binário Nm (kgm)/rpm

350 (34,3)/1.400~3.400

transmissão

4Matic selectiva + 7Gtronic DCT

jantes – pneus

19” – 235/45 R 19