Download PDF

O roadster dos recordes

mazda_mx-5_facelift_2012_action_01__jpg300Quase um milhão de unidades produzidas, uma versão que marca os 25 anos, presença no Guiness Book of Records, e a promessa de que uma quarta geração está a caminho, são alguns dos elementos que figuram no cartão de visita do MX-5. Com base no 1.8 a marca japonesa criou uma série especial designada por Zen Edition. Por um lado achamos que a designação foi bem escolhida. No entanto, fica sempre a dúvida se estamos em presença de um automóvel yin ou yang.


A escolha Zen

mazda_mx-5_facelift_2012_action_10__jpg300

O “Zen Edition” vem equipado com controlo de tracção e estabilidade

Por agora vamos deixar a dualidade do Taoismo e analisar de que forma o Mazda MX-5 1.8 Zen Edition Roadster Coupé, pode conceder duas formas distintas de utilização. Uma condução mais descontraída e a céu aberto, ou uma mais rápida e de molde a usufruir de todas as potencialidades dos 126 cv agregados à transmissão manual de cinco relações. Nesta última, destacamos a possibilidade de sermos um pouco mais arrojados do que é habitual, já que o “Zen” vem equipado com controlo de tracção e de estabilidade, dois elementos sempre agradáveis de ver na lista de equipamento, a não ser pelos puristas, que até o ABS abominam.

mazda_mx-5_facelift_2012_action_08__jpg300

A cor titanium flash é um dos elementos que facilitam a identificação deste MX-5 bem equipado

Disponível numa única cor – Titanium Flash – conta com jantes de liga leve de 17″ faróis de nevoeiro e capota rígida retráctil na cor de carroçaria. A operação desta última demora apenas 12 segundos, mantendo intacta a capacidade da bagageira. No interior destacam-se os acabamentos em pele beije e as inserções metalizadas, bancos desportivos, pedais de alumínio, ar condicionado automático e vidros eléctricos de abertura a um toque, sistema áudio e de navegação Sanyo TomTom, além dos acelerador automático ‘cruise control’ e Bluetooth.
No capítulo da segurança, “airbags” frontais e laterais, além do sistema de capot activo para melhor protecção dos peões. O pvp desta versão é de 34.259 euros.

Gostámos Mais

  • Comportamento dinâmico
  • Condução rápida
  • Equipamento de série
  • Espaços para arrumos

Gostámos Menos

  • Protecção aerodinâmica