Download PDF

A conhecida empresa de veículos eléctricos Plug In Adventures criou um Nissan LEAF especialmente modificado para participar no Rali da Mongólia, que este Verão irá percorrer 16.000 km desde o Reino Unido até à Mongólia. Designado Leaf AT-EV (All Terrain Electric Vehicle – Veículo Elétrico Todo-o-Terreno), é construído sobre um Nissan LEAF Acenta 30 kWh que, de série, proporciona até 250 km com um só carregamento. As principais modificações foram realizadas com o objectivo de dotar o Nissan Leaf das qualidades necessárias para enfrentar as dificuldades nas zonas mais remotas da viagem. O Nissan Leaf AT-EV recebeu, assim, jantes Speedline SL2 Marmora e pneus estreitos Maxsport RB3 para um melhor desempenho em estradas não pavimentadas. Placas de protecção foram soldadas à parte inferior dos triângulos de suspensão, o circuito de travagem foi duplicado, foram montadas palas de guarda-lamas e o Nissan Leaf AT-EV recebeu ainda uma protecção do cárter de 6mm em alumínio, para uma maior protecção contra terrenos difíceis.

Barras de tejadilho modificadas fornecem uma base extra de transporte exterior e estão equipadas com uma barra de luz Lazer Triple-R 16 LED que produz 16.400 lumens de iluminação de baixa tensão adicional, importante nas partes mais remotas do percurso. Uma vez que o Rali da Mongólia não é uma prova cronometrada, os veículos participantes estão vocacionados para um elevado conforto neste percurso de longa distância. As modificações no interior do LEAF AT-EV concentraram-se na redução do peso e no fornecimento de mais espaço de armazenamento. A área do condutor e do passageiro da frente permanece inalterada excepto os tapetes em borracha. A fila traseira de assentos e os cintos de segurança da traseira foram totalmente removidos, contribuindo para uma redução de peso de 32 kg. Foram também integrados um extintor e um kit médico no espaço da bagageira.