Download PDF

iveco_z_truck_back_jpgO camião dos zeros

 As formas fazem pensar num veículo futurista, mas esta proposta parece ter passado a fase de “concept” e materializa um futuro que pode estar mais próximo do que se pensa. As emissões zero de CO2 são conseguidas mediante utilização do Gás Natural Liquefeito e utilização do Bio-Metano, além da recuperação da energia térmica dos gases de escape. De acordo com os italianos, esta tecnologia poderá permitir chegar aos 2.200 km de autonomia.

iveco_z_truck_interior_and_hmi_jpgA possibilidade de reduzir os acidentes a zero, é outra das alíneas deste caderno de encargos. Mediante condução autónoma, que se sentar do lado do volante, fica liberto para efectuar as tarefas de um verdadeiro operador logístico, que também intervém na condução. Outros zeros estão também consignados para o “stress” ou qualquer forma de desperdício, a começar pelos tempos-mortos. Por outras palavras, este novo camião, é uma verdadeira solução de logística e transporte, com base no conceito da interligação entre homem e máquina, ou se preferirmos, HMI – Human Machine Interface. Nesta antevisão de futuro, entre energias alternativas, novas tecnologias, condução autónoma e outras abordagens, os italianos registaram 29 patentes.

Resultados com certificação

newstralis_xp_10_jpg

Face ao Stralis de 2013 o XP Euro 6 permite ganhos de 11,2% nos consumos de combustível, certificados através do Tüv Sud

Com o novo Stralis XP, a Iveco conseguiu obter dois certificados da exigente e criteriosa Tüv Sud. Um destes atribuído pela redução nos consumos de combustível, e o outro pela redução nos custos operacionais e serviços, habitualmente englobados nos custos de utilização (TCO – Total Cost Ownership). O certificado relativo à redução dos consumos de combustível, comprova um ganho de 11,2% face aos valores obtidos com o Stralis de 2013. Entre outras características, o XP Euro 6 disponibiliza um conjunto de informações, que ajudam a poupar combustível e melhorar os comportamento de quem vai ao volante. Mediante apresentação de valores analógicos ou comparação percentual, quem conduz, tem a possibilidade de avaliar o seu desempenho e de o comparar com situações anteriores. Além disso, a marca italiana também disponibiliza formação especifica com o objectivo de reduzir os consumos de combustível e emissões poluentes. De salientar que nestes testes de consumo, foram sempre utilizados os mesmos veículos/condutores e as mesmas estradas europeias, nas quais sete Stralis circularam durante três meses.

newstralis_np_7_jpgO segundo certificado foi obtido graças a um conjunto de serviços, nas áreas relativas à consultoria nos consumos de combustível, quer por via da informação directa, como pela análise posterior. A estes serviços aparecem agregados a gestão de frota e a assistência após-venda. Mediante esta nova associação de funções, é possível obter relatórios semanais, tanto sobre o estilo de condução como dos respectivos consumos e emissões.

iveco-z-truck_jpg   iveco_z_truck_front_jpg   iveco_z_truck_driving_mode_jpg