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2016-Yamaha-MT07TR-EU-Radical-Red-Action-013Na sequência de uma directiva europeia, já se encontra legislada a obrigatoriedade de IPO para motociclos, triciclos e quadriciclos com cilindrada superior a 250 cc, bem como reboques e semi-reboques com peso superior a 750 kg. Quanto a prazos, serão os mesmos dos automóveis de passageiros, face à data da primeira matrícula, ou seja, nos primeiros quatro anos, ao sexto, ao oitavo e anualmente após os oito anos. Do lado do IMT – agora com um novo responsável – foi feita a exigência aos centros de inspecção, para estarem prontos a partir de 15 de Abril, não existindo ainda data definitiva para começar as inspecções. Estas incidirão sobre a identificação dos veículos através do quadro/acessórios e matrículas, enquanto o funcionamento dos diversos agregados mecânicos como a direcção, travões, escapes, também serão verificados, tal como as emissões.

Além da dúvida sobre o início das IPO para as duas rodas e restantes veículos incluídos neste diploma, esta abrangência levanta alguma perplexidade, no tocante à incidência da cilindrada, uma vez que uma significativa quota do parque circulante, inclui os veículos de 50 e 125 cc.