Download PDF

O Ka + está disponível nas versões Black & White ou White & Black

O Ka deixou de ter aquela silhueta de Meia-Lua, enquanto a paleta de cores deu lugar a conjugações cromáticas, em vez das cores pouco consensuais. No interior, encontramos os novos sistemas de apoio à condução, segurança activa e conectividade, em especial na versão com sinal +. Além destas características, o Ka+ disponibiliza quatro portas e uma bagageira de 270 litros, num automóvel que está perto dos quatro metros de comprimento (3.929 mm). Numa primeira abordagem,poderíamos pensar que o Ka + está muito próximo do Fiesta. No entanto, uma análise mais refinada aos preços e motorizações disponíveis, evidenciam as diferenças, num modelo muito equilibrado quando se analisam os desempenhos urbanos ou estradistas. Num breve contacto ao volante e dando prioridade à circulação urbana, obtivémos 6,2 litros/100 km à média de 30,0 km/h.

preço-base

isv

iva

despesas

pvp

iuc

9.481,82

657,43

12.471,00

100,08

 

Ford Ka+

Com duas potências disponíveis (70 ou 85 cv) obtidos através do 1.2 Ti – VCT, os Ka estão disponíveis com preços entre os 10.794 a 12.471 €. A menos potente é também a menos dispendiosa versão Essencial, enquanto a Ultimate adopta a mais potente escolha deste 1.2 a gasolina. Em edições especiais, as cores branco e preto, evidenciam as diferenças. No exterior, esta versão destaca-se pelas jantes decoradas e faróis de nevoeiro, mas em nossa opinião, é no interior do Ka + que encontramos os argumentos mais convincentes. O ar condicionado, os dados de informação do veículo/viagem e o rádio+cd+mp3 com porta usb e visor colorido de 4,2” são alguns dos elementos. No capítulo da segurança activa (destinada a evitar acidentes) destacamos o ABS, o ESP, a assistência para arranque em subidas, enquanto na segurança passiva (destinada a minimizar os efeitos dos acidentes) encontramos “airbags” dianteiros e de cortina à frente e atrás. Em termos de opcionais, estão disponíveis: o ar condicionado automático (305 €); pneu de reserva (102 €); vidros escurecidos (128 €); e “pack” de conveniência (488 €) que inclui comando eléctrico para os vidros traseiros, comando eléctricos para os retrovisores recolhíveis, sensores de estacionamento na traseira.

 

 

Os melhores argumentos do Ka + estão no habitáculo

Aceder ao interior do Ka + é uma tarefa fácil, e o mesmo acontece quando pretendemos encontrar uma boa posição de condução. A modularidade concedida pelo rebatimento assimétrico dos assentos traseiros é satisfatória, enquanto os espaços para arrumos se destinam a objectos de pequenas dimensões. Na bagageira, 270 litros de capacidade e mais 13 sob o piso, desde que não exista pneu de reserva. Em nossa opinião, preferimos o pneu. Com bons ângulos de visibilidade, o Ka + é um automóvel fácil de conduzir, e o 1.2 a gasolina não concede grandes facécias, quer em termos de acelerações como de reprises. Em nossa opinião, o Ka + evidencia a vocação dos benefícios da convivialidade e utilização do interior, em elementos como o “Sync” ou áudio. Com um conjunto equilibrado, o comportamento dinâmico é bom, e o mesmo achámos do conforto de rolamento.

 

Gostámos –

Gostámos +

– Precisão do selector da transmissão e arrumos

Facilidade de utilização e ergonomia

– Espaço e habitabilidade

– Economia de combustível

– Equipamento de série e segurança activa

– Modularidade no habitáculo

Características técnicas

Ford Ka+ Black & White Edition 85 cv

motor

4 cil, 1.196 cc, Euro 6, comando variável nas válvulas

potência kW(cv)/rpm

63,0 (85)/6.300

binário Nm (kgm)/rpm

112,0 (10,97 )/4.000

transmissão

Dianteira, manual cinco relações

jantes – pneus

15” – 195/55 R 15